27 de out. de 2013

Moto3:Em Motegi, irmão de Márquez conquista primeira vitória na Moto3

Piloto da Monlau se beneficiou de erro de Viñales na última volta e triunfou no Japão; Salom e Rins decepcionam e ficam fora da zona de pontuação

Álex Márquez, da Monlau, em Motegi (Foto: MotoGP/Divulgação)Álex Márquez, da Monlau, em Motegi (Foto: MotoGP/Divulgação)

O catalão Álex Márquez obteve neste domingo sua primeira vitória na Moto3, em Motegi. Irmão mais novo do líder da MotoGP, Marc, o piloto de 17 anos disputa sua primeira temporada completa no Mundial de Motovelocidade, correndo com uma KTM da equipe Monlau.

A prova no Japão foi emocionante. Luis Salom e Álex Rins, até então os dois principais candidatos ao título, saíram da disputa nas primeiras voltas. Ainda no giro de abertura, Salom se enroscou com o espanhol Isaac Viñales na curva V e despencou para o pelotão do fundo. O piloto da Ajo ainda tentou se recuperar, mas sofreu um highside na curva 4 durante a oitava volta e abandonou.

Rins também teve um desempenho ruim. Sabendo que Salom estava fora do páreo, o piloto da Monlau adotou uma postura conservadora e somente acompanhou a disputa entre os líderes Maverick Viñales e Márquez nas primeiras voltas. No 14º giro, repentinamente, Rins perdeu o controle da KTM em uma das curvas e foi passado pelo pelotão inteiro. O jovem de 17 anos acabou terminando a prova em 24º.
Com Salom e Rins fora do páreo, Viñales e Márquez batalharam pela ponta até as últimas voltas. Lutando para assumir a ponta do campeonato, o piloto da Laglisse era o favorito a confirmar a vitória até escorregar sua moto na 10ª curva da última volta. Atento, Márquez deu o bote e assumiu a liderança. Viñales ainda perseguiu o piloto da Monlau e os dois terminaram separados por apenas 27 milésimos, com Álex à frente.
Faltando uma etapa para o fim do campeonato, o título da Moto3 está completamente aberto. Salom segue líder, com 300 pontos, mas somente dois à frente de Viñales e cinco de Rins. Márquez ocupa a quarta colocação, com 200 tentos acumulados.
Único representante do Brasil na categoria, Eric Granado, da Aspar, encerrou a corrida em 19º, 47s atrás do líder. A decisão da Moto3 – assim como as classes superiores, Moto2 e MotoGP – acontecerá em Valência, no dia 10 de novembro.
Resultado final/ Moto3 – Motegi (dez primeiros):
Pos. Piloto (Nac./Equipe) Tempo
1º. Álex Márquez (ESP/Monlau KTM) 20 voltas em 39min45s953
2º. Maverick Viñales (ESP/Laglisse KTM) a 0s027
3º. Jonas Folger (ALE/Aspar Kalex-KTM) a 7s750
4º. Miguel Oliveira (POR/Mahindra) a 15s889
5º. Romano Fenati (ITA/Italia FTR-Honda) a 18s323
6º. Jack Miller (AUS/Caretta RTG FTR-Honda) a 18s432
7º. John McPhee (ESC/Caretta RTG FTR-Honda) a 18s439
8º. Niklas Ajo (FIN/Tecno KTM) a 25s608
9º. Niccolò Antonelli (ITA/Gresini FTR-Honda) a 25s950
10º. Brad Binder (AFS/Ambrogio Suter-Honda) a 32s933



19º. Eric Granado (BRA/Aspar Kalex-KTM) a 47s005
Participe! Deixe aqui seu comentário. Obrigado! Disponível no(a):http://tazio.uol.com.br/

Nenhum comentário: