27 de out. de 2013

WRC:Kubica vence o Rali da Espanha e conquista o título do WRC2

Em primeira temporada voltada ao rali, polonês leva o campeonato da segunda divisão do Mundial

Robert Kubica, da Citroen, no Rali da Espanha (Foto: WRC/McKlein)Robert Kubica, da Citroen, no Rali da Espanha (Foto: WRC/McKlein)
 
Robert Kubica conquistou neste sábado o título do WRC2, segunda divisão do mundial de rali, com uma vitória na etapa da Espanha, realizada na Catalunha. Este foi o quinto triunfo do polonês em sete etapas que participou.

O ex-F1 dominou a prova desde o primeiro dia e terminou com uma margem bastante confortável de quase 3 minutos para o segundo colocado, Sepp Wiegand, segundo colocado no final.
“O objetivo era diferente, mas de alguma maneira eu sabia que se aprendesse rapidamente a andar no cascalho, eu poderia conseguir um bom resultado. Eu estava seguro que no asfalto eu seria bem competitivo, mas é diferente pilotar no Mundial de Rali”, declarou Kubica ao final deste terceiro e último dia do rali espanhol.

Após seu acidente em 2011 durante um rali e ficar longe da F1, o polonês passou a usar a modalidade em 2013 como uma forma de voltar às competições. A prioridade no início era o Europeu, mas com a rápida adaptação, ele logo passou a correr no WRC2. Mas ele admite que seu desejo ainda é, ou era, retornar aos fórmulas.
“Estou contente, mas ainda tenho um longo caminho pela frente em minha recuperação. Eu utilizei esse ano como recuperação e para ganha experiência. Não é segredo que desde o primeiro dia eu gostaria de voltar aos fórmulas, mas acho que o rali me ajudou muito este ano, não apenas na minha recuperação, mas também para manter a minha mente ocupada”, explicou.
Com o título garantido, Kubica participará na última etapa do Mundial, em Gales, da divisão principal pela Citroen, em uma experiência visando um contrato para a próxima temporada. Ele também negocia com a equipe M-Sport, que compete com carros da Ford, para 2014.
Ogier vence na divisão principal e Volks fica com o título de construtores
Na categoria principal do WRC, Sébastien Ogier, que conquistou o título de pilotos de forma antecipada na última etapa, na França, venceu a etapa e ajudou a Volkswagen a ficar com o campeonato de construtores de 2013.
E a vitória deste fim de semana não foi nada fácil para o francês, que teve que se recuperar de um furo no pneu no sábado que o deixou 42 segundo atrás do então líder Jari-Matti Latvala, também com um Polo da marca alemã.
Sébastien Ogier, da Volkswagen, no Rali da Espanha (Foto: WRC/Divulgação)
Sébastien Ogier, da Volkswagen, no Rali da Espanha (Foto: WRC/Divulgação)
Mas com um desempenho incrível na manhã deste domingo, aliado a problemas no carro de Latvala, que chegou ao final do 14º estágio com um princípio de incêndio, Ogier já era líder no penúltimo estágio e terminou com 30 segundos de vantagem para o companheiro de equipe. Mikko Hirvonen, da Cintroen, ficou em terceiro, se aproveitando de um acidente de Dani Sordo, ainda tentava alcançar Latvala.
Resultado Final – Rali da Espanha (10 primeiros):

Pos. Piloto (Nac./Equipe) Tempo
1º. Sébastien Ogier (FRA/Volkswagen) 3h33min21s2
2º. Jari-Matti Latvala (FIN/Volkswagen) a 32s9
3º. Mikko Hirvonen (FIN/Citroen) a 1min13s7
4º. Thierry Neuville (BEL/M-Sport Ford) a 1min33s7
5º. Evgeny Novikov (RUS/M-Sport Ford) a 2min01s0
6º. Mads Ostberg (NOR/M-Sport Ford) a 2min26s0
7º. Martin Prokop (TCH/Jipocar Ford) a 4min55s8
8º. Hayden Paddon (NZL/M-Sport Ford) a 6min55s7
9º.(*) Robert Kubica (POL/PH Citroen) a 11min14s1
10º. Abdulaziz Al-Kuwari (QAT/Qatar Rally Ford) a 13min26s8




*WRC2

Participe! Deixe aqui seu comentário. Obrigado! Disponível no(a):

Nenhum comentário: