27 de out. de 2013

Moto 2:Rivais abandonam, Espargaró vence em Motegi e é campeão da Moto2

Espanhol da Pons contou com um acidente na largada, que tirou Redding e Rabat de ação, para chegar ao sexto triunfo no ano e garantir a coroação

Pol Espargaró comemora vitória e título conquistado em Motego (Divulgação/MotoGP)Pol Espargaró comemora vitória e título conquistado em Motego (Divulgação/MotoGP)

Após perder o duelo contra Marc Márquez no ano passado, Pol Espargaró enfim pôde comemorar o título de 2013 da Moto2 neste domingo, em Motegi.
Favorito antes da abertura do certame, o espanhol viveu uma fase difícil nas primeiras etapas, mas se recuperou, virou o jogo contra o rival Scott Redding nas últimas semanas e contou, neste domingo, com uma vitória e o abandono do rival no GP do Japão para selar a conquista com uma rodada de antecipação.

O infortúnio do inglês da Marc VDS veio logo na passagem de abertura da 16ª e penúltima etapa da temporada, quando ele saiu do 15º posto no grid (consequência de uma lesão no punho) e acabou envolvido em um acidente múltiplo, não conseguindo retornar à ação.

Além dele, também foram envolvidos Alex Meriñelarena, da Avintia, e Esteve Rabat, companheiro de Espargaró na Pons e outro que ainda tinha chances matemáticas no campeonato. Assim como Redding, “Tito” também ficou sem condições de prosseguir e foi forçado a se retirar.
Sem seus principais adversários na disputa, Espargaró ultrapassou o pole Mika Kallio, parceiro de Redding na Marc VDS, ainda na primeira volta, seguindo na ponta até a linha de chegada. Enquanto isso, finlandês se manteve em segundo e concluiu na zona de pódio, ao lado do espanhol e do suíço Tom Luthi, da Paddock, que cruzou em terceiro.
Apesar do clima bom para a disputa da etapa japonesa, nove competidores sofreram quedas ao longo dos 15 giros de corrida. Por sorte, ninguém se feriu e um deles, Alex de Angelis, ainda teve tempo de se recuperar para completar em oitavo.
A vitória (sua sexta em 2013) deixou Espargaró com 265 pontos na tabela, tendo 41 a mais do que Redding, restando 25 a serem disputados. O britânico ainda luta pelo vice com Rabat, que está 20 tentos atrás dele, em terceiro. Daqui a duas semanas, no dia 10 de outubro, o GP de Valência encerra o calendário da classe.
Resultado final – Motegi (dez primeiros):
Pos. Piloto (Nac./Equipe) Tempo
1º. Pol Espargaró (ESP/Pons Kalex) 15 voltas em 28min15s162
2º. Mika Kallio (FIN/Marc VDS Kalex) a 1s344
3º. Thomas Luthi (SUI/Paddock Suter) a 3s379
4º. Xavier Siméon (BEL/SAG Kalex) a 8s420
5º. Julián Simón (ESP/Italtrans Kalex) a 10s315
6º. Nicolás Terol (ESP/Aspar Suter) a 11s364
7º. Alex de Angelis (SMR/Forward Speed Up) a 12s718
8º. Dominique Aegerter (SUI/Technomag Suter) a 15s609
9º. Takaaki Nakagami (JAP/Italtrans Kalex) a 18s414
10º. Mattia Pasini (ITA/Forward Speed Up) a 20s679
Participe! Deixe aqui seu comentário. Obrigado! Disponível no(a):http://tazio.uol.com.br

Nenhum comentário: