5 de out. de 2013

Indy:Helinho tem problemas, Dixon vence em Houston e encosta no campeonato

Com problema de câmbio, brasileiro terminou prova 1 só em 18º e permitiu redução da vantagem a 8 pontos; Kanaan abandonou, por falha nos freios

Scott Dixon comemora vitória na prova 1 em Houston (Bret Kelley/IndyCar)Scott Dixon comemora vitória na prova 1 em Houston (Bret Kelley/IndyCar)
 
No automobilismo, existe sempre a possibilidade de uma situação favorável ser revertida na mesma velocidade em que um carro de corridas rasga uma reta. Neste sábado, Hélio Castroneves constatou isso na pele em Houston, num dia que o brasileiro da Penske certamente vai querer apagar de sua memória.

Após um desempenho ruim no classificatório, que o deixou em 21º no grid, o líder do campeonato sofreu o seu primeiro revés mecânico na temporada, ao sofrer uma falha de câmbio ainda na primeira metade da prova 1 desta rodada dupla, e completar na longínqua 18ª colocação.

Enquanto isso, seu principal rival na luta pelo título, Scott Dixon, protagonizou mais uma atuação de gala com o #9 da Ganassi, chegando à quarta vitória na temporada. Para melhorar a sua situação, o neozelandês também marcou três pontos extras por ter liderado o maior número de voltas da prova, reduzindo a diferença na tabela, que antes era de folgados 49 pontos pró-Castroneves, para somente oito pontos.
O outro brasileiro no grid, Tony Kanaan, também enfrentou muitas dificuldades ao longo da primeira bateria do fim de semana e acabou abandonando, após acusar uma falha no sistema de freios do DW12 #11 da KV.
Corrida marca conturbada estreia do circuito de rua em Reliant Park
Em um traçado muito ondulado, com zebras altas e um remendo para lá de estranho logo após a curva 1, feito durante a noite para corrigir um desnível gerado no piso de concreto na sexta-feira, a primeira bateria no Reliant Park teve o registro de seis bandeiras amarelas, sendo quatro delas no terço final das 90 voltas.
A corrida esteve agitada desde a largada parada, abortada da primeira vez porque Charlie Kimball deixou seu Dallara-Honda #83 morrer. Na segunda tentativa, foi a vez de James Hinchcliffe ficar empacado, mas a direção de provas já havia autorizado a partida e Ed Carpenter, que não conseguiu desviar do canadense, encheu a traseira do #27, provocando a primeira entrada do carro de segurança.
Dixon Houston
Scott Dixon, da Ganassi, em Houston (Chris Owen/IndyCar)
Durante as longas dez passagens de amarela, o pole Takuma Sato logo saiu da briga pela vitória, ao sofrer um furo de pneu e ser obrigado a entrar nos boxes, logo no giro 8, para uma troca não programada. Assim, foi Will Power quem liderou a relargada, seguido por Dixon.
O neozelandês, contudo, apresentava ritmo mais forte e, após pressionar o australiano sem sucesso na pista, acabou ganhando a primeira posição ao antecipar sua primeira parada, na 37ª volta, e contar com um trabalho ruim da Penske na entrada do australiano, uma passagem mais tarde. Uma vez na frente, Dixon manteve o controle das ações até a linha de chegada. No fim, a bandeirada veio sob presença do safety car, graças a um acidente de Mike Conway a quatro voltas do final, na barreira de proteção da curva 3.
Largando do fim do pelotão, Castroneves tentou ganhar posições ao parar ainda no 14º giro, para realizar uma sequência com pneus macios e pista livre. A tática vinha dando parcialmente certo até a 24ª passagem, momento em que o paulista de 38 anos parou de trocar marchas e teve de rumar ao pitlane. O problema de Kanaan foi externado três giros antes, quando o baiano perdeu a freada da curva 6 e, depois de uma visita à área de escape, também entrou nos boxes para reperos.
Já a companheira do vencedor das 500 Milhas na KV, Simona de Silvestro, teve uma atuação de destaque a bordo do #78. Depois de mostrar ótimo rendimento, fazer boas ultrapassagens e se segurar dos ataques de Justin Wilson na parte final, a suíça concluiu em segundo e conquistou seu primeiro pódio na categoria. Ao inglês da Dale Coyne, restou se contentar com a terceira posição. Power, por sua vez, perdeu-se na estratégia das amarelas e não passou de um 12º lugar.
Com os resultados, Castroneves perdeu a estatística de ter completado todas as voltas disputadas no certame, mas ainda salvou 12 pontos e subiu a 513 na tabela, contra 505 de Dixon. Simon Pagenaud, que chegou em quarto, subiu a 463 e segue como azarão na briga. A segunda bateria em Houston está marcada para este domingo, a partir das 14h40, horário de Brasília, com transmissão ao vivo pelo BandSports. Antes, às 10h45, acontece a classificação.
Resultado final – Houston (primeira bateria):

Pos. Piloto (Nac./Equipe) Tempo
1º. Scott Dixon (NZL/Chip Ganassi-Honda) 90 voltas
2º. Simona de Silvestro (SUI/KV-Chevrolet) a 0s8781
3º. Justin Wilson (ING/Dale Coyne-Honda) a 2s1432
4º. Simon Pagenaud (FRA/Schmidt Hamilton-Honda) a 3s5492
5º. Josef Newgarden (EUA/Fisher Hartman-Honda) a 4s2293
6º. James Jakes (ING/RLL-Honda) a 5s4614
7º. Graham Rahal (EUA/RLL-Honda) (*) a 6s0983
8º. Sébastien Bourdais (FRA/Dragon-Chevrolet) (*) a 6s8946
9º. Ernesto Viso (VEN/Andretti-Chevrolet) a 8s1873
10º. Luca Filippi (ITA/BHA-Honda) a 9s3052
11º. Charlie Kimball (EUA/Chip Ganassi-Honda) a 9s9622
12º. Will Power (AUS/Penske-Chevrolet) a 10s6455
13º. Marco Andretti (EUA/Andretti-Chevrolet) a 11s1431
14º. Sebastián Saavedra (COL/Dragon-Chevrolet) a 1 volta
15º. Dario Franchitti (ESC/Chip Ganassi-Honda) (*) a 1 volta
16º. Mike Conway (ING/RLL-Honda) abandonou por acidente
17º. Takuma Sato (JAP/A. J. Foyt-Honda) abandonou por acidente
18º. Hélio Castroneves (BRA/Penske-Chevrolet) a 10 voltas
19º. Oriol Servià (ESP/Panther-Chevrolet) abandonou por falha mecânica
20º. Ryan Hunter-Reay (EUA/Andretti-Chevrolet) abandonou por problema elétrico
21º. Tony Kanaan (BRA/KV-Chevrolet) abandonou por falha nos freios
22º. Tristan Vautier (FRA/Schmidt Peterson-Honda) abandonou
23º. Ed Carpenter (EUA/Carpenter-Chevrolet) abandonou por acidente
24º. James Hinchcliffe (CAN/Andretti-Chevrolet) abandonou por acidente

Participe! Deixe aqui seu comentário. Obrigado! Disponível no(a):http://tazio.uol.com.br

Nenhum comentário: