4 de out. de 2013

Guia de compra: Subaru Impreza WRX


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O mercado de usados está repleto de esportivos que um dia você achou que nunca poderia comprar. O problema é que sem orientação você pode transformar seu carro dos sonhos em um pesadelo. Por isso que preparamos este guia de compra de esportivos usados para dar uma força na hora de escolher seu carro dos sonhos. O modelo da vez é o Subaru WRX de segunda geração.

Esta encarnação do Impreza WRX chegou ao Brasil em 2000 com o motor boxer 2.0 turbo de 218 cv capaz de levá-lo aos 100 km/h em 7 segundos e atingir 220 km/h. Os primeiros modelos, com faróis circulares, foram apelidados de “bug eye”. Logo em 2002 ele passou por um facelift que “corrigiu” o visual dianteiro (que havia sido mal-recebido pelo público) com um conjunto óptico mais suave conhecido como “blob eyes”. 
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A identidade durou até 2005, quando a Subaru modificou novamente o conjunto com linhas mais fluidas que finalmente caíram nas graças do público, que o apelidou de “hawk eyes”. Com o facelift também veio o novo motor 2.5 de 230 cv, que baixou o tempo de aceleração para 5,8 segundos. Todos eles tiveram versões sedã e perua e os preços variam entre R$ 45.000 (2001, “bug eyes”) a R$ 70.000 (2007, “hawk eyes”).
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O ‘Scooby’ compartilha com os outros japoneses a robustez mecânica, o que atraiu os maníacos por desempenho. Por isso é bem comum encontrar exemplares modificados ou que passaram por modificações e foram restaurados à forma original. Nossa recomendação é procurar um WRX de único dono, se possível, ou então de alguém que optou por manter o carro original e tem documentada toda a manutenção do carro.
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Fique de olho

Por ser um esportivo robusto e reforçado pela fábrica, é bem comum encontrar exemplares com upgrades mecânicos. Se você não se importa com isso, vá em frente. Mas se você quer evitar possíveis dores de cabeça, fuja dos modelos previamente modificados, que tendem a ser (ab)usados em pista ou pior, nas ruas. Como descobrir se o carro teve ou tem modificações?

Embreagem

Sua troca é mandatória quando o motor gera mais potência. Os conjuntos modernos passam facilmente dos 70.000 km, e a troca da embreagem do Impreza exige a remoção ou rompimento do lacre do turbo. Um carro de baixa quilometragem sem esse lacre pode significar que ele foi abusado ou tem um kit de maior capacidade — o principal indício de upgrades no motor.

Transmissão

A transmissão e o câmbio são componentes muito exigidos em esportivos de tração integral. Dê uma volta com o carro e verifique se as marchas entram facilmente com ele aquecido. Também observe se há ruídos ou chiados vindos dos diferenciais ou da transmissão. O câmbio do Scooby é bem robusto, mas pode ser bastante judiado em upgrades extremos. Verifique também se ele tem sinais de reparação.

Motor

Verifique se há ruídos anormais produzidos pelo turbo e se há fumaça saindo pelo escape, que pode indicar problemas mais sérios nos anéis de compressão. Uma marcha lenta oscilante pode ser sintoma de falhas no sensor MAF ou solenóides defeituosos na válvula wastegate. A pressão do turbo não deve exceder 18 psi. Pergunte ao vendedor como ele desliga o carro depois de uso prolongado, pois a turbina precisa de algum tempo para resfriar.

Preço das peças

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Como todos os esportivos o WRX exige componentes originais ou de alto desempenho para manter sua dinâmica impecável e desempenho matador. Os preços dos componentes são as maiores queixas dos proprietários — sempre importados, praticamente nenhum deles é produzido por marcas paralelas no Brasil e eles são influenciados pelo dólar e pela tributação incidente. A maioria dos proprietários com quem conversei compra as peças de lojas estrangeiras ou pelo eBay.
Pastilhas de freio: quanto mais desempenho, melhores precisam ser os freios. As pastilhas custam entre US$ 70 e US$ 150 (par) em lojas estrangeiras e entre R$ 200 e R$ 400 (par) no Brasil.
Filtros: o filtro de óleo original Subaru custa cerca de US$ 20, o filtro de ar K&N sai por cerca de R$ 350, enquanto o filtro de combustível Bosch custa cerca de US$ 20 (eBay) ou R$ 100 (importadoras).
Amortecedores: fundamentais para a dinâmica matadora do WRX, um jogo de amortecedores Koni sai por US$ 750, enquanto os originais ficam na faixa de US$ 450.
Óleo do motor: o boxer de quatro cilindros não usa uma grande quantidade de óleo, mas ele precisa ser de especificação um pouco diferente do usado na versão amansada. São 4,8 litros de óleo 5w30 sintético a uma média de R$ 50 por litro, totalizando R$250.
Pneus: você não quer arruinar o desempenho do seu WRX com pneus de baixa qualidade não é mesmo? Então reserve cerca de R$ 1.600 por cada borrachudo 225/45 R17 nas especificações originais.
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Conclusão

O Subaru WRX sempre foi um carro um tanto mais dócil no trânsito do que seu rival Mitsubishi Lancer EVO, o que faz dele um carro versátil para quem procura algo para o uso moderado diário, que também faça bonito nos track days. Pelo preço de um sedã médio zero-quilômetro, é possível levar para a garagem desempenho esportivo de primeira, capaz de encarar carros de categorias superiores na pista. Como em toda compra, contudo, é preciso procurar com calma um exemplar bem cuidado, pois a manutenção exige mão-de-obra especializada e o pacote de peças pode sair bem caro.



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