14 de jul. de 2013

F1 Lotus 49 (1967) versus Corvette ZR1 (2013): duelo na pista!


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De acordo com Gerhard Berger, a Ferrari F40 originalmente foi projetada com quase 100 cv a mais do que os seus 478 cv – mas Enzo Ferrari achou que o carro estava ficando letal demais para um veículo de rua, e pediu para conter um pouco a violência do V8 biturbo.
Este tipo de pensamento não existe mais hoje em dia: há muitos supercarros que passam dos 600 cv (isso sem mencionar a turma do Veyron, LaFerrari, Koenigsegg e afins…), cuja aceleração é melhor que a de muitos carros de competição. Com 647 cv em seu V8 com compressor, o Corvette ZR1 faz parte desta trupe. A Road & Track fez disso o pretexto para um comparativo épico: colocou o ‘Vette frente a frente com nada menos que um dos Fórmula 1 mais importantes da história: o Lotus 49 de Jim Clark.

A grande inovação tecnológica do Lotus 49 estava em seu motor Cosworth DFV, o mais vitorioso e longevo da história da Fórmula 1: foram 155 vitórias, 12 títulos mundiais de pilotos, dez de construtores e ele foi desenvolvido até 1985, quando foi substituído pelo DFX, que não deixava de ser uma variante dele. Em seu ano de estreia, o V8 de 2.992 cm³ rendia 408 cv a 9.000 rpm e 37,7 mkgf de torque a 7.000 rpm. Leve, potente, torcudo, mas mais do que isso, confiável, sua grande sacada estava no bloco que agia como elemento estrutural: ele era fixo diretamente no monocoque e na ponta posterior recebia os componentes da suspensão traseira. Este conceito foi uma evolução do Lotus 43 e foi um pedido de Colin Chapman. O modelo 49 foi todo dimensionado ao Cosworth DFV e vice-versa, o que explica o seu fenomenal sucesso nas pistas.
Será que um dos mais velozes supercarros de rua da atualidade consegue ir tão rápido quanto um Fórmula 1 do fim da década de 1960? No vídeo abaixo, Alexander Rossi, piloto de testes da Caterham, fala sobre a experiência:
Abaixo, a brincadeira começa pra valer. Que coisa incrível ver o Lotus 49 derrapando de lado no Circuit of Americas – ou simplesmente autódromo do Texas. Veja como ele é traiçoeiro nas frenagens e como mesmo um piloto de testes de Fórmula 1 tem as suas dificuldades no aprendizado da tocada – Rossi não estava pra brincadeira! E que espetáculo este ronco… Alexander Rossi in the Corvette ZR1 - Road & Track

E aqui embaixo estão os resultados. Não vou estragar a brincadeira – veja você mesmo! E caso queira ler a reportagem na íntegra, clique neste link. Participe! Deixe aqui seu comentário. Obrigado! Disponível no(a):http://www.jalopnik.com.br

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