27 de jul. de 2013

F-1:Hamilton bate Vettel no fim e marca sua 30ª pole na F1 em Hungaroring

Inglês vai largar pela terceira vez seguida na posição de honra do grid em 2013, sendo a segunda consecutiva em solo magiar; Massa fica em sétimo

Lewis Hamilton, da Mercedes, em Hungaroring (AP Photo/Luca Bruno)Lewis Hamilton, da Mercedes, em Hungaroring (AP Photo/Luca Bruno)

Lewis Hamilton mostrou neste sábado que a ausência nos testes para jovens pilotos de Silverstone, há uma semana, não foi tão prejudicial assim para a Mercedes, pelo menos no que se refere ao desempenho em volta lançada.

Na classificação para o GP da Hungria, décima etapa da temporada, o inglês bateu o favorito Sebastian Vettel nos últimos segundos do Q3, alcançando sua 30ª pole position na carreira, sendo a quarta em 2013 e a terceira obtida de forma consecutiva. Será também a terceira edição da prova magiar (sendo a segunda seguida) em que o piloto de 28 anos estará na posição de honra do grid.

O campeão de 2008 atingiu 1min19s388 em sua última tentativa da sessão, batendo o tempo do alemão da Red Bull por pouco mais de um décimo. O atual tricampeão ainda tentou reagir, mas não conseguiu reduzir o déficit para menos de 38 milésimos, tendo de se contentar com a segunda colocação no grid.
Romain Grosjean confirmou o bom rendimento dos treinos livres e se colocou em terceiro lugar, sua melhor posição de largada na atual campanha. Nico Rosberg ficou em quarto com o segundo W04, logo à frente de Fernando Alonso, o mais bem posicionado entre as Ferraris.
Kimi Raikkonen não conseguiu acompanhar o ritmo do parceiro de Lotus e terminou em sexto, tendo Felipe Massa, com a segunda F138, abrindo a quarta fila na sequência. Daniel Ricciardo voltou a mostrar ótimos predicados junto com a Toro Rosso, em oitavo, seguido por Sergio Pérez e Mark Webber, que voltou a sofrer com problemas de Kers em seu RB9 e não passou do décimo lugar.
Mercedes volta a ditar no ritmo no Q1, com Rosberg na frente
Apagada durante os três ensaios da sexta-feira e sábado de manhã, a Mercedes enfim voltou a mostrar sua força em voltas lançadas no Q1 de Hungaroring. Sob um forte calor de 33°C, que deixou o asfalto em temperatura perto dos 50°C, Rosberg colocou a “flecha de prata” no topo da folha de tempos na primeira fase da classificação, registrando 1min20s350, já naquele momento a melhor marca do fim de semana.
Dentro da média que a Ferrari vem apresentando em ritmo de classificação, Felipe Massa vai largar em sétimo (AP Photo)
Dentro da média que a Ferrari vem apresentando em ritmo de classificação, Felipe Massa vai largar em sétimo (AP Photo)
Hamilton completou a dobradinha da esquadra alemã, a apenas 13 milésimos de seu companheiro. Líder da última prática, Grosjean mostrou bom desempenho mais uma vez junto com a Lotus, em terceiro, seguido pelos dois líderes do campeonato, Vettel e Alonso. Pastor Maldonado surpreendeu a bordo do FW34 da Williams, em sexto, com Raikkonen em sétimo e Massa na oitava posição.
Na parte de baixo da folha de tempos, Esteban Gutiérrez voltou a ser um dos seis degolados, desta vez ao lado do negativamente surpreendente Paul di Resta, com a Force India, e dos quatro representantes de Caterham e Marussia, na respectiva ordem de Charles, Giedo van der Garde, Jules Bianchi e Max Chilton ocupando os quatro últimos colchetes do grid.
Rosberg e Hamilton repetem dobradinha no Q2; Button cai
Durante o Q2, a Mercedes repetiu a condição de 1-2 imposta no período inicial da sessão, novamente com Rosberg em primeiro. Em sua segunda tentativa dessa parte, calçado com uma borracha macia ainda intacta até sua saída dos boxes, o germânico alcançou 1min19s778, batendo o inglês por margem de quase um décimo.
Vettel ficou em terceiro, com 1min19s992, marca que, em princípio, não pareceu tão expressiva, mas causou espanto pelo fato de ter sido consumada com o mesmo jogo de pneus usado antes no Q1. Os principais adversários do tricampeão até haviam adotado essa mesma tática minutos antes, mas seu oponente mais próximo, Hamilton, não pôde ir além da casa de 1min20s3.
Dessa forma, ao contrário dos rivais, o piloto da Red Bull sequer precisou de uma tentativa extra para garantir presença no Q3, junto com Grosjean, Alonso, Raikkonen, Massa (que chegou a ficar ameaçado, mas evoluiu para 1min20s460 nos segundos finais e carimbou o passaporte, em sétimo), Weber, Ricciardo e Sergio Pérez.
Em um treino que novamente externou as agruras vividas pela McLaren, o mexicano voltou a bater seu experiente companheiro Jenson Button, arrumando uma vaga de última hora para o Q3. Ao mesmo tempo, o campeão de 2009 reclamou bastante de um carro sobresterçante e ficou relegado ao 13º posto na grelha, atrás até da Force India de Adrian Sutil e da Sauber de Nico Hulkenberg. Jean-Éric Vergne, Maldonado e Valtteri Bottas completaram a lista dos ceifados.
Hamilton vence Vettel no fim e supera Fangio na estatística de poles
Vettel, Hamilton e Grosjean, os três primeiros no grid em Budapeste (AP Photo)
Vettel, Hamilton e Grosjean, os três primeiros no grid em Budapeste (AP Photo)
Como não precisou apelar para um jogo novo de arcos macios no Q2, Vettel foi o único competidor a usufruir de borracha fresca em suas duas tentativas para a pole position no Q3. Enquanto os demais nove participantes do período não passavam de 1min20s2 com calçados já desgastados em suas saídas iniciais, o teutônico chegou facilmente a 1min19s506, que parecia imbatível àquela altura.
Entretanto, os modelos prateados ainda tinham reserva de desempenho e Rosberg começou a demonstrar isso logo no início de sua segunda passagem válida, ao destroçar o tempo do primeiro setor em quatro décimos. Só que o alemão acabou não encaixando os dois trechos seguintes, parando na quarta colocação.
Assim, coube a Hamilton mostrar do que o W04 era capaz, chegando a 1min19s388. Com isso, o inglês desbancou ninguém menos do que o pentacampeão Juan Manuel Fangio nas estatísticas, assumindo um solitário sétimo posto na ordem dos maiores detentores de poles na história da categoria.
Vettel até tentou batê-lo com mais um set de pneus novos, mas não foi tão feliz em sua nova volta, perdendo tempo mínimo na primeira parcial. Portanto, ele parte em segundo, com um surpreendente Grosjean mostrando muita força a bordo do E21, em terceiro. Alonso e Massa fizeram o que a Ferrari já vem protagonizando na média das classificações em 2013, com o alento de que ambos poderão arrancar do lado externo do grid no domingo, mais emborrachado e aderente.
Raikkonen teve uma atuação decepcionante até certo ponto, em sexto, enquanto Ricciardo e Pérez voltaram a deixar impressão positiva, em oitavo e nono. Devido aos problemas no Kers, Webber preferiu nem cronometrar tempo no Q3 e, por isso, vai fechar a quinta fila, em décimo.
O GP da Hungria, que marca o encerramento da primeira parte do calendário, antes da chegada das férias de agosto da categoria, será realizado neste domingo, a partir das 9h, horário de Brasília, com transmissão ao vivo pelo canal por assinatura SporTV (a Globo não transmitirá a prova, por conta da visita do papa Francisco ao Brasil).
Grid de largada – GP da Hungria:
Pos. Piloto (Nac./Equipe) Tempo Voltas
1º. Lewis Hamilton (ING/Mercedes) 1min19s388 15
2º. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault) 1min19s426 12
3º. Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) 1min19s595 15
4º. Nico Rosberg (ALE/Mercedes) 1min19s720 16
5º. Fernando Alonso (ESP/Ferrari) 1min19s791 15
6º. Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault) 1min19s851 17
7º. Felipe Massa (BRA/Ferrari) 1min19s929 15
8º. Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso-Ferrari) 1min20s641 14
9º. Sergio Pérez (MEX/McLaren-Mercedes) 1min22s398 16
10º. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault) sem tempo 13




11º. Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) 1min20s569 17
12º. Nico Hulkenberg (ALE/Sauber-Ferrari) 1min20s580 13
13º. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) 1min20s777 10
14º. Jean-Éric Vergne (FRA/Toro Rosso-Ferrari) 1min21s029 12
15º. Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault) 1min21s133 15
16º. Valtteri Bottas (FIN/Williams-Renault) 1min21s219 13




17º. Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber-Ferrari) 1min21s724 11
18º. Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) 1min22s043 11
19º. Charles Pic (FRA/Caterham-Renault) 1min23s007 8
20º. Giedo van der Garde (HOL/Caterham-Renault) 1min23s333 7
21º. Jules Bianchi (FRA/Marussia-Cosworth) 1min23s787 8
22º. Max Chilton (ING/Marussia-Cosworth) 1min23s997 8

Participe! Deixe aqui seu comentário. Obrigado! Disponível no(a):http://tazio.uol.com.br/

Nenhum comentário: