10 de jul. de 2013

F-1:FIA analisará viseira de Chilton acertada por uma pedra em Nurburgring

Incidente ocorreu durante o terceiro treino livre, e deixou um buraco na estrutura de zylon do capacete do inglês da Marussia

Buraco formado na viseira do capacete de Max Chilton, após choque com uma pedra em Nurburgring (Divulgação)Buraco formado na viseira do capacete de Max Chilton, após choque com uma pedra em Nurburgring (Divulgação)
 
A Marussia confirmou nesta quarta-feira ter cedido uma viseira do capacete de Max Chilton para análise junto à FIA (Federação Internacional de Automobilismo). A entidade quer descobrir quais os efeitos de um impacto sofrido pela peça durante os treinos livres para o GP da Alemanha, no último final de semana.

No decorrer do terceiro treino livre, realizado no sábado de manhã em Nurburgring, o piloto inglês foi atingido por uma pedra naquela região, enquanto encaminhava seu MR02 de volta aos boxes. A batida provocou um pequeno buraco no material de zylon, mas felizmente não gerou consequências mais graves para o novato.

A federação quer descobrir até que ponto o zylon, utilizado pela categoria desde 2011 para reforçar as viseiras, por conta do grave acidente sofrido por Felipe Massa no classificatório do GP da Hungria de 2009, salvou Chilton e em que áreas a estrutura ainda precisa ser aperfeiçoada.
“Nosso diretor submeteu a viseira à FIA e agora cabe a eles [verificar o que aconteceu]. [O incidente] aconteceu no terceiro treino livre , quando Max estava reduzindo [a velocidade], em uma volta de retorno aos boxes”, declarou uma fonte da escuderia russa ao site “GPUpdate”.
O Zylon também é usado para reforçar a proteção nas laterais dos cockpits e nas amarras das rodas, para evitar que elas se desprendam e voem em direção às arquibancadas em acidentes mais fortes. Esse material já fazia parte da estrutura de coletes balísticos e proteções de iates.

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