9 de jun. de 2013

F-1:Dominante, Vettel passeia no Canadá e dispara na liderança do campeonato

Largando da pole position, alemão da Red Bull conquista primeira vitória em Montreal; Alonso e Hamilton completam pódio e Massa termina em 8º

Sebastian Vettel, da Red Bull, em Montreal (Foto: Shaun Botterill/Getty Images)Sebastian Vettel, da Red Bull, em Montreal (Foto: Shaun Botterill/Getty Images)
 
Sebastian Vettel conquistou na tarde deste domingo a vitória no GP do Canadá, a terceira na temporada da F1 e sua primeira em Montreal.
Numa atuação dominante, o alemão conduziu o páreo de forma tranquila, deixando a ponta apenas em três das 70 voltas, e cruzou a linha de chegada com 15s de vantagem para Fernando Alonso.

Pelo ótimo resultado na América do Norte, Vettel disparou na liderança do Mundial de Pilotos. Com os 25 pontos somados neste domingo, o alemão abriu 36 pontos de folga para Alonso, que tomou a vice-liderança de Kimi Raikkonen – apenas o nono na corrida – no campeonato.
Lewis Hamilton encerrou a corrida na terceira posição, seguido de Mark Webber e Nico Rosberg. Felipe Massa terminou o páreo em oitavo, a uma volta do colega de equipe Fernando Alonso.

Ao contrário dos anos anteriores, a corrida em Montreal foi pouco movimentada. Vettel disparou na frente logo no início e, à parte de um encostão no muro da curva 4 e uma passagem pela grama na 1ª curva, não sofreu nenhum problema no carro durante o percurso. O domínio do alemão era tão grande que, ao fim da prova, apenas cinco pilotos haviam permanecido na volta do líder.
Hamilton e Alonso protagonizaram uma eletrizante disputa pelo segundo lugar nas últimas voltas e concederam um pouco de emoção à prova no final. No pelotão intermediário, Paul di Resta, da Force India, foi o principal destaque ao completar, de pneus médios, 57 voltas sem parar nos boxes. O escocês terminou o páreo na sétima colocação.
Sebastian Vettel cruza a linha de chegada em Montreal (Foto: Luca Bruno/AP)
Sebastian Vettel cruza a linha de chegada em Montreal (Foto: Luca Bruno/AP)
VOLTA A VOLTA
1ª volta – Vettel parte na frente, acompanhado por Hamilton e Rosberg. Bottas larga mal e cai para quinto, enquanto Massa pula de 16º para 14º.
4ª volta – Vettel abre 3s8 de folga para Hamilton. Pouco antes, Alonso batera Bottas na Casino e assumira o quinto lugar. As cinco primeiras posições ficam com Vettel, Hamilton, Rosberg, Webber e Alonso.
6ª volta – Vergne passa Bottas na curva 2 e assume o sexto posto. Sutil ensaia a mesma manobra, mas roda sozinho e cai para 13º. Massa aproveita a confusão e pula para 11º.
10ª volta – Sutil, com danos na asa dianteira, vai para os boxes. O alemão havia sido tocado na traseira por Maldonado no hairpin.
12ª volta – A corrida segue morna na frente, mas relativamente boa no pelotão intermediário. Na briga pelo oitavo posto, Raikkonen ultrapassa Ricciardo na curva 1. Massa também supera a Toro Rosso e assume a nona colocação.
13ª volta – Vettel passa de raspão no Muro dos Campeões, mas consegue se manter sólido na frente. O germânico abre 7s4 de vantagem para Hamilton.
15ª volta – Vettel antecipa seu primeiro pit a Hamilton. O piloto da Red Bull põe pneus médios.
20ª volta – Hamilton se encaminha aos boxes e calça compostos médios. Como Vettel abreviou sua parada e o britânico não avançou no ar livre, a distância entre os dois carros cresce de 7s5 no fim do primeiro trecho para 10s9 no início do ulterior.
Hamilton passou boa parte da corrida em 2º (Foto: Luca Bruno/AP)
Hamilton passou boa parte da corrida em 2º (Foto: Luca Bruno/AP)
27ª volta – Vettel dispara na frente e abre 15s1 para Hamilton. As brigas ficam restritas ao pelotão intermediário: Rosberg, Webber e Alonso na luta pelo terceiro, e Sutil e Massa, pelo nono.
32ª volta – Único a optar pelos compostos supermacios, Rosberg sofre na pista. O vencedor do GP de Mônaco perde a terceira posição para Webber na última chicane e, imediatamente, também é superado por Alonso na primeira curva.
34ª volta – Vettel põe volta em Raikkonen, 13º no páreo. Péssima notícia para a disputa no campeonato.
37ª volta – Na caça de Hamilton, cerca de 9s à frente, Webber colide com o retardatário Giedo van der Garde no hairpin e sofre danos na asa dianteira. O incidente volta a aproximar Alonso da Red Bull.
40ª volta – FIA pune Van der Garde com stop and go por toque em Webber.
42ª volta – Alonso supera Webber na curva 1 e assume a terceira posição.
44ª volta – Vettel, dominante em Montreal, põe volta em Pérez. Somente sete pilotos se mantêm no giro do tricampeão.
55ª volta – Vettel registra a melhor passagem – 1min16s561 – e se aproxima de seu primeiro triunfo no Canadá. No mesmo giro, Massa, mesmo em 10º, toma volta de Alonso.
57ª volta – Após uma longa série com pneus médios, Di Resta finalmente vai aos boxes. Ótima pilotagem do escocês, que saiu de 17º no grid.
Alonso, Vettel e Hamilton: seis títulos mundiais no pódio (Foto: Luca Bruno/AP)
Alonso, Vettel e Hamilton: seis títulos mundiais no pódio (Foto: Luca Bruno/AP)
60ª volta – Alonso abre perseguição a Hamilton na briga pela vice-liderança. O espanhol tenta uma manobra no hairpin, mas o inglês faz jogo duro.
64ª volta – Na curva 1, Hamilton finalmente cede a Alonso. O bicampeão da Ferrari utiliza o DRS para completar a ultrapassagem.
66ª volta – Agora Hamilton ensaia um contra-ataque à F138 na chicane final, mas é obrigado a recuar. As três primeiras posições se estabilizam com Vettel, Alonso e Hamilton.
69ª volta – Massa, que cercava Raikkonen desde a última janela de pits, finalmente supera o finlandês na última chicane e toma a oitava colocação.
70ª volta – Vettel conquista sua primeira vitória no GP do Canadá.
DESTAQUE POSITIVO
Hors concours para Vettel e prêmio de consolação para Fernando Alonso. Partindo de má colocação no grid, o espanhol se livrou de Bottas logo na 1ª volta e amealhou todas as chances possíveis para chegar ao pódio: primeiro, beneficiando-se do azar de Webber e Rosberg, e depois, superando Hamilton nas últimas voltas.
DESTAQUE NEGATIVO
Williams. Apesar do bom desempenho de Valtteri Bottas no treino classificatório, a equipe sofreu em pista seca e saiu de Montreal com um 14º e um 16º lugar no bolso. Pouco para quem já conquistou nove títulos de construtores.
CURIOSIDADE
Nono no páreo final, Raikkonen completou 24 GPs consecutivos na zona de pontuação e igualou recorde de Michael Schumacher – estabelecido entre 2001 e 2003. A prova também teve a 29ª vitória de Sebastian Vettel e o 90º pódio de Fernando Alonso – a 16 GPs de igualar marca de Alain Prost.
CLASSIFICAÇÃO FINAL – GP do Canadá:

Pole position: Sebastian Vettel (Red Bull), 1min25s425
Melhor volta: Mark Webber (Red Bull), 1min16s182
Líderes: Vettel (1-15), Hamilton (16-18) e Vettel (19-70)
Pos. Piloto (Nac./Equipe) Tempo
1º. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault) 70 voltas em 1h32min09s143
2º. Fernando Alonso (ESP/Ferrari) a 14s4
3º. Lewis Hamilton (ING/Mercedes) a 15s9
4º. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault) a 26s7
5º. Nico Rosberg (ALE/Mercedes) a 1min09s7
6º. Jean-Éric Vergne (FRA/Toro Rosso-Ferrari) a 1 volta
7º. Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) a 1 volta
8º. Felipe Massa (BRA/Ferrari) a 1 volta
9º. Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault) a 1 volta
10º. Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) a 1 volta
11º. Sergio Pérez (MEX/McLaren-Mercedes) a 1 volta
12º. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) a 1 volta
13º. Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) a 1 volta
14º. Valtteri Bottas (FIN/Williams-Renault) a 1 volta
15º. Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso-Ferrari) a 2 voltas
16º. Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault) a 2 voltas
17º. Jules Bianchi (FRA/Marussia-Cosworth) a 2 voltas
18º. Charles Pic (FRA/Caterham-Renault) a 3 voltas
19º. Max Chilton (ING/Marussia-Cosworth) a 3 voltas




Abandonaram:

Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber-Ferrari) na volta 63

Nico Hulkenberg (ALE/Sauber-Ferrari) na volta 45

Giedo van der Garde (HOL/Caterham-Renault) na volta 43

Participe! Deixe aqui seu comentário. Obrigado!
 Disponível no(a):http://tazio.uol.com.br

Nenhum comentário: