29 de jun. de 2013

F-1: Hamilton sobra no Q3 e conquista pole doméstica em Silverstone

Inglês faz volta perfeita nos segundos finais da classificação para superar o companheiro de Mercedes, Nico Rosberg, em 0s4

Lewis Hamilton, da Mercedes, em Silverstone (AP Photo/Frank Augstein)Lewis Hamilton, da Mercedes, em Silverstone (AP Photo/Frank Augstein)

Lewis Hamilton conquistou neste sábado a sua segunda pole position como piloto da Mercedes e segunda correndo em casa, garantindo a festa da torcida no grid de largada para o GP da Inglaterra, oitava etapa da temporada 2013 da F1.

Com uma volta perfeita  na última fase do classificatório em Silverstone, em que conseguiu as três melhores parciais do traçado de 5.891 metros, o inglês superou seu companheiro de equipe, Nico Rosberg, pela contundente marca de 452 milésimos, em mais uma briga particular da marca da estrela de três pontas. Esta foi a sexta presença da equipe alemã na primeira posição da ordem de largada em 2013, sendo a terceira dobradinha.

Favorito por conta dos treinos livres, Rosberg sai em segundo, sendo acompanhado na sequência pelos dois carros da Red Bull, com o tricampeão Sebastian Vettel superando Mark Webber nos instantes finais para ficar com a terceira posição. Paul di Resta obteve mais um ótimo resultado para a Force India, em quinto, com o surpreendente Daniel Ricciardo posicionando a Toro Rosso na terceira fila, em sexto, e repetindo sua melhor colocação de largada em toda a carreira.
Já a Ferrari teve um sábado muito ruim em solo britânico: Felipe Massa caiu logo no Q2 e ficou apenas com a 12ª posição, enquanto Fernando Alonso até conseguiu, aos trancos e barrancos, avançar para a fase final do treino, mas não registrou uma boa volta no momento decisivo e terminou com um tímido décimo lugar.
Hamilton aparece com força no Q1; Ferrari decepciona
Realizada com céu nublado e temperatura ambiente na casa dos 20°C, a primeira fase do classificatório em Silverstone quase não apresentou surpresas na parte da frente, exceto uma: bastante descontente com o acerto de seu carro na sexta-feira, Hamilton mostrou um desempenho e uma postura muito diferentes no Q1, sendo o único a andar abaixo de 1min31s.
O inglês registrou 1min30s995, superando o companheiro de Mercedes, Nico Rosberg, por mais de três décimos. Os dois fizeram apenas uma volta rápida cada, já calçados com os pneus médios. Na sequência, vieram as duas Lotus, com Romain Grosjean à frente de de Kimi Raikkonen, também utilizando a borracha de tarja branca da Pirelli.
Fernando Alonso arriscou e quase se deu mal no Q1, passando em 15º; o espanhol vai largar só em 10º no domingo (AP Photo)
Fernando Alonso arriscou e quase se deu mal no Q1, passando em 15º; o espanhol vai largar só em 10º no domingo (AP Photo)
Já a Red Bull optou por tentar a sorte só com os compostos mais duros, e mesmo assim Mark Webber e Sebastian Vettel avançaram sem sustos ao Q2, em quinto e sexto, respectivamente. Aliás, essa foi a grande tendência do período: à exceção da Sauber, todos os companheiros de equipe até a 18ª colocação ficaram posicionados exatamente um à frente do outro.
O mesmo aconteceu com a Ferrari, porém longe das colocações às quais a equipe italiana está acostumada. Felipe Massa até tentou se garantir só com os pneus duros, mas teve de voltar à pista no final com os médios, para concluir em 14º. O bicampeão Alonso, por sua vez, obteve acesso à próxima fase só utilizando os calçados de banda laranja, mas ficou perto da degola, em 15º.
Os eliminados foram a Williams de Valtteri Bottas e a Sauber de Esteban Gutiérrez, além dos representantes das nanicas Caterham e Marussia.
Red Bull responde à Mercedes no Q2; Massa é eliminado
Se a Mercedes havia dominado todas as sessões com pista seca até então, a Red Bull deu uma mostra de que poderia desafiar as “flechas de prata” no segundo período da classificação. O atual líder do campeonato, Vettel, precisou de apenas uma tentativa para baixar em cinco milésimos o tempo estabelecido por Hamilton no Q1, chegando a 1min30s990.
O alemão sustentou a liderança até o final, sendo acompanhado pelo colega Webber na segunda posição. O australiano havia feito uma primeira volta rápida ainda com compostos duros, mas preferiu se prevenir no final, calçando os médios para chegar a 1min31s002.
Ao liderar o Q2, Vettel criou a sensação de que a Red Bull até poderia ameaçar a Mercedes na fase decisiva (AP Photo)
Ao liderar o Q2, Vettel criou a sensação de que a Red Bull até poderia ameaçar a Mercedes na fase decisiva (AP Photo)
Rosberg repetiu o uso do mesmo jogo de médios do Q1 e completou a fase em terceiro, seguido por Adrian Sutil, em mais um bom desempenho com a Force India, e Daniel Ricciardo, em uma surpreendente quinta posição para a Toro Rosso. Hamilton seguiu a tática de seu colega e também fez uso dos mesmos compostos médios do período inicial. Dessa vez, contudo, ele terminou somente em sexto. Além deles, Paul di Resta, Alonso (em uma modesta oitava colocação) e as duas Lotus garantiram vaga para a parte decisiva do treino.
Mesmo utilizando pneus médios em todo o Q2 (com a ressalva de que o jogo utilizado em sua primeira tentativa era um já gasto), Massa mostrou muita dificuldade de ritmo e acabou eliminado, em 12º, com o tempo de 1min31s779. Junto com ele, caíram Jenson Button, Jean-Éric Vergne, Sergio Pérez, Nico Hulkenberg e Pastor Maldonado.
Hamilton esmaga concorrência e se impõe na primeira posição
Escuderia com o equipamento mais veloz de toda a temporada em volta lançada, a Mercedes dominou mais uma vez a fase final de um classificatório. Entretanto, o favoritismo de Nico Rosberg, líder dos dois treinos livres realizados com pista seca, não se confirmou, e foi Hamilton quem apareceu com sobras na primeira colocação.
De início, o campeão de 2008 anotou 1min30s096, baixando em quase nove décimos a marca alcançada por Vettel no Q2. Rosberg ainda tentou responder, evoluindo para 1min30s059 em sua segunda tentativa, mas o inglês não estava disposto a deixar a chance escapar e melhorou ainda mais, cravando impressionantes 1min29s607. No fim, ele foi o único a andar abaixo da casa de 1min30s.
Hamilton e Rosberg registraram a terceira dobradinha da Mercedes em grids de largada no ano (AP Photo)
Hamilton e Rosberg registraram a terceira dobradinha da Mercedes em grids de largada no ano (AP Photo)
Nos segundos finais, ainda deu tempo para Vettel marcar 1min30s211 e roubar a terceira colocação de Webber, por míseros nove milésimos. Com isso, a Red Bull dominou a segunda fila e confirmou a hierarquia de segunda força em ritmo de classificação. Di Resta, Ricciardo, Sutil, Grosjean, Raikkonen e Alonso fecharam a lista dos dez primeiros.
O GP da Inglaterra será disputado neste domingo, a partir das 9h, horário de Brasília, com transmissão ao vivo pela Rede Globo
Grid de largada – Silverstone:
Pos. Piloto (Nac./Equipe) Tempo Voltas
1º. Lewis Hamilton (ING/Mercedes) 1min29s607 12
2º. Nico Rosberg (ALE/Mercedes) 1min30s059 12
3º. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault) 1min30s211 14
4º. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault) 1min30s220 15
5º. Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) 1min30s736 19
6º. Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso-Ferrari) 1min30s757 20
7º. Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) 1min30s908 17
8º. Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) 1min30s955 23
9º. Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault) 1min30s962 17
10º. Fernando Alonso (ESP/Ferrari) 1min30s979 16
11º. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) 1min31s649 12
12º. Felipe Massa (BRA/Ferrari) 1min31s779 15
13º. Jean-Éric Vergne (FRA/Toro Rosso-Ferrari) 1min31s785 16
14º. Sergio Pérez (MEX/McLaren-Mercedes) 1min32s082 15
15º. Nico Hulkenberg (ALE/Sauber-Ferrari) 1min32s211 15
16º. Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault) 1min32s359 18
17º. Valtteri Bottas (FIN/Williams-Renault) 1min32s664 10
18º. Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber-Ferrari) 1min32s666 11
19º. Charles Pic (FRA/Caterham-Renault) 1min33s866 6
20º. Jules Bianchi (FRA/Marussia-Cosworth) 1min34s108 8
21º. Giedo van der Garde (HOL/Caterham-Renault) 1min35s481 3
22º. Max Chilton (ING/Marussia-Cosworth) 1min35s858 10

Participe! Deixe aqui seu comentário. Obrigado! Disponível no(a):http://tazio.uol.com.br

Nenhum comentário: