14 de mai. de 2013

O Rapide Bertone Jet 2+2 é o que acontece quando você quer um Aston Martin e uma perua


aston martin rapide bertone jet 22 (1)

O Aston Martin Rapide é um grand tourer tão elegante que fica fácil esquecer que ele é um sedã. Pois é. Só que um cliente não estava satisfeito com a beleza do Rapide, e então os ingleses foram pedir ajuda aos italianos da Bertone para deixar o carro ainda mais atraente.
E o que os italianos fizeram? Um shooting brake, claro.

Em fevereiro vimos as projeções do Rapide Bertone Jet 2+2, inspirado no Jet 2, de 2004. Desnecessário dizer que adoramos a ideia — como não curtir uma perua da Aston Martin com motor V12 de seis litros e 477 cv?
aston martin rapide bertone jet 22 (6)
O passo seguinte foi apresentar o conceito ao vivo no Salão de Genebra, onde a resposta do público foi muito positiva. O designer chefe do estúdio Bertone, Adrian Griffiths, contou ao TopGear.com que várias pessoas demonstraram interesse em comprá-lo.
Acontece que este carro já tem dono: seu nome é Barry Weir, colecionador de Aston Martin e piloto em ralis de clássicos. E foi ele quem teve a ideia de criar uma shooting brake do Rapide, como conta Griffith: “tivemos muita sorte por um cliente ter vindo até nós e feito este pedido tão específico. Seria mais difícil se fosse algo que não sentíssemos fazer justiça à Bertone ou à própria Aston Martin.” O carro marca os 60 anos da parceria entre o estúdio e a Aston, além dos 100 anos do fabricante.
A construção demorou cerca de três meses e meio, entre a concepção, sketches e projeções com qualidade fotográfica. Estas foram mostradas para a Aston, que deu o sinal verde para a criação do modelo em plaster — usando um sedã como base — e, finalmente, os moldes da carroceria. Então a equipe da Bertone moldou as chapas de metal artesanalmente.
O teto usa fibra de carbono, alumínio e vidro. Segundo o Top Gear a sensação é de amplidão e espaço — ao menos para a cabeça: o espaço para as pernas na traseira continua sendo o ponto fraco do carro. A razão para isto é que, ainda que a equipe da Bertone tenha sido instruída a ampliar o espaço, a principal ordem era manter a estrutura original tão inalterada quanto fosse possível.
aston martin rapide bertone jet 22 (8)
Sendo assim, o peso do carro não quase não mudou — o Rapide Bertone Jet continua com cerca de 1.990 kg, o suficiente para conseguir ir de 0 a 100 km/h em 5,3 segundos e chegar aos 295 km/h.
A princípio o plano é entregar o carro do Sr. Barry Weir e… mais nada, afinal o homem também pagou pela exclusividade. No entanto, uma fonte do TopGear.com diz que há “discussões em andamento” a respeito do futuro deste carro — leia-se: uma série limitadíssima.
Agora, quanto este carro custou? Nem a Aston Martin, nem a Bertone revelam, mas especula-se que seja algo na casa dos £ 1,1 milhão, ou R$ 3,36 milhões.
aston martin rapide bertone jet 22 (3) aston martin rapide bertone jet 22 (4) aston martin rapide bertone jet 22 (5) aston martin rapide bertone jet 22 (7) aston martin rapide bertone jet 22 (2)
Participe! Deixe aqui seu comentário. Obrigado!
Disponível no(a):http://www.jalopnik.com.br

Nenhum comentário: