10 de mai. de 2013

GUIA: Espanha volta a ver a guerra das atualizações


GP da Espanha 2012 largada Alonso Maldonado GUIA 2
Já é de praxe o GP da Espanha marcar o ponto da temporada em que as equipes introduzem em seus carros as primeiras atualizações mais radicais depois do começo da temporada. Nesta época, normalmente entre a quarta e sexta etapa do campeonato, as primeiras avaliações mais profundas já foram feitas em comparação com os concorrentes, e também é possível se saber o que é interessante copiar dos adversários.

Este ano, a coisa não será diferente. Várias equipes terão várias novas peças para a prova deste final de semana em Barcelona. Assoalhos, detalhes aerodinâmicos e mecânicos, muitos até imperceptíveis para o olho do fã do automobilismo. Isso quer dizer que podemos ver uma revolução na ordem do grid? Não.
Como praticamente todas as equipes acabam evoluindo em algum ponto, a mudança de desempenho neste momento acaba muitas vezes não sendo grande o bastante para uma mudança na divisão de forças. Por isso, a briga acaba seguindo, mais ou menos, o que já vimos nas primeiras etapas.
Além disso, o Circuito da Catalunha é um dos mais conhecidos por parte de equipes e pilotos. Faz parte do calendário das principais categorias de base e é utilizado há muitos anos como sede dos testes da pré-temporada. Por isso, é mais comum todos conseguirem ao mesmo tempo andarem no limite seus carros. Assim, não se assuste se ver o grid de largada com as duplas de cada time dividindo as filas, na ordem das forças da categoria.

PONTOS CRÍTICOS

Curvas 1 e 2: Principal de ponto de ultrapassagem, onde também não é incomum acontecerem toques, especialmente na largada. Muitos pilotos tentam se manter por fora na curva para ficarem com a segunda perna do “S” por dentro.
Curva 9: Ponto de alta velocidade, contornado acima dos 220 km/h. Pode ser perigoso nos casos de perseguição, já que o carro quem vem atrás corre o risco de perde força aerodinâmica e acabar saindo da pista na saída da curva.Barcelona mapa

PNEUS

Para Barcelona, a Pirelli irá levar, além de seu composto médio, o novo pneu duro, que recebeu alguns ajustes para aumentar a sua durabilidade. Segunda a fornecedora italiana, a nova borracha tem características mais parecidas com a utilizada em 2012, e aumentou a distância no comportamento em relação às outras.
Assim, a marca acredita que irá aumentar ainda mais as possibilidades de estratégia, mesmo que levando compostos mais próximos como desta vez, sem o degrau de durabilidade no meio.
Barcelona é um circuito rápido e técnico, p que por isso exige muito dos pneus, também pelo asfalto bastante abrasivo. Com suas 16 curvas, os compostos do lado esquerdo são os que mais sofrem.
No anos passado, os cinco primeiros colocados apostaram em uma estratégia com três pitstops, o que deve se repetir este ano, com alguns casos de até quatro paradas, já que os pneus atuais são mais macios e com menos durabilidade.



PREVISÃO DO TEMPO

Sexta-feira: Nublado, com 50% de possibilidade de chuvas (max. 18°C min. 13°C)
Sábado: Sol, com poucas nuvens, com 20% possibilidade de chuva (max. 19°C min. 13°C)
Domingo: Sol, com poucas nuvens, com 10% de possibilidade de chuva (max. 19°C min. 14°C)

FIQUE DE OLHO

Sempre com um carro muito bem acertado na parte aerodinâmica, a Red Bull sempre chega entre as favoritas para a prova em Barcelona. Claro, que pela equipe autríaca, Sebastian Vettel, que venceu a prova em 2011 é quem deve aparecer bem, especialmente depois do triunfo n Bahrein, em que não chegou a ser incomodado.
Em 2012, Fernando Alonso terminou na segunda posição, atrás da Williams de Pastor Maldonado. Com um carro melhor equilibrado do que na última temporada, o espanhol espera repetir a sua vitória de 2006 em Barcelona e do ano passado em Valência, para voltar a celebrar um triunfo em casa.
Kimi Raikkonen também é sem alguém que não pode ficar de lado. A Lotus vem mostrando nesta temporada que, se não tem o melhor carro, desenvolveu um modelo que consegue se adaptar mais facilmente aos diferentes tipos de traçados e que consegue desgastar menos os pneus do que seus adversários. Além disso, o piloto finlandês vem em uma boa fase, e com confiança.

HISTÓRICO DO GRID

Apesar de não ter vencido o GP da Espanha nos últimos quatro anos, Fernando Alonso é o único piloto do atual grid que terminou entre os cinco primeiros nas edições deste período, com dois pódios na segunda posição.
Sebastian Vettel também tem um retrospecto bastante favorável, com uma vitória em dois pódios nas cinco edições em que participou da prova. Porém, o único piloto do atual grid com mais de um triunfo no Circuito da Catalunha é Kimi Raikkonen. O finlandês subiu ao lugar mais alto do pódio em 2005, ainda pela McLaren, e 2008, já pela Ferrari.
Outro que venceu recentemente em Montmeló foi Mark Webber, em 2010, largando da pole position. No ano seguinte, saiu da primeira posição do grid também para terminar em quarto e 2013 foi apenas 11º.
GP Spain

RETROSPECTO BRASILEIRO

O Brasil tem apenas uma vitória no Circuito da Catalunha, com Felipe Massa, em 2007, em dos melhores finais de semana de sua carreira, em que ele conquistou um dos seus quatro Hat Tricks, largando da pole position, fazendo a melhor volta e vencendo carrida.
Desde então, o brasileiro subiu ao pódio somente mais uma vez, com um segundo lugar na prova de 2008. Na última temporada, em um final de semana sofrível, ele largou em 16º e terminou em 15º, enquanto seu companheiro de equipe, Fernando Alonso, foi o segundo.
Felipe Massa celebra a sua vitória no GP da Espanha de 2007 (Foto: Ferrari/Divulgação)
Felipe Massa celebra a sua vitória no GP da Espanha de 2007 (Foto: Ferrari/Divulgação)
Rubens Barrichello passou perto de conquistar uma vitória em 2009, pela Brawn. Largando da terceira posição, ele pulou para primeiro na largada, ultrapassando Sebastian Vettel e seu companheiro Jenson Button. Só que com um desempenho inconstante, acabou perdendo a ponta para o inglês na estratégia de pitstops (parou três vezes contra duas do adversário) e terminou em segundo.
Contando provas em outros circuitos, o Brasil celebrou outros quatro triunfos no GP da Espanha. Emerson Fittipaldi venceu em 1972 e 73, em Jarama e Montjuic, respectivamente, e Ayrton Senna foi o melhor em 1986, em uma das chegadas mais apertadas da história, com apenas 14 milésimos de vantagem para Nigel Mansell, e 89, ambas em Jerez.

FICOU PARA A HISTÓRIA

Que tal um milagre para terminar uma corrida no pódio com a caixa de câmbio travada. Não, não estamos falando de Ayrton Senna no GP do Brasil de 1991. Michael Schumacher foi responsável por esta façanha na prova da Espanha de 1994.
Depois de vencer as quatro primeiras provas daquela temporada, o alemão largou na pole position, mas acabou sendo atrapalhado por um problema mecânico em sua Benetton que o obrigou a conduzir seu carro apenas com a quinta marcha a partir da 20º das 65 voltas da corrida.
Ele ainda lutou pela liderança com Damon Hill até pelo menos a 41ª volta, mas no trecho final da corrida, seu desempenho caiu ainda mais. Mesmo assim, ele conseguiu sustentar a segunda posição da prova, em uma atuação memorável.
A vitória ficou com Hill, mas com certeza os louros daquele domingo foram todos de Schumacher, que ao final daquele ano venceria o primeiro de seus sete títulos mundiais.
COMISSÁRIO CONVIDADO ALAN JONES (AUS)
Data de nascimento: 2 de novembro de 1966 (66 anos)
GPs na F1: 116
Equipes: Embassy (1975), Surtees (1976), Shadow (1977), Williams (1978-1981 e 1983), Team Haas (1985-86)
Títulos: 1980

ASA MÓVEL

Historicamente uma corrida monótona, com poucas ultrapassagens, a prova no Circuito da Catalunha é uma das que mais se beneficia do dispositivo de asa móvel para promover lutas por posições.
Em 2013, serão dois pontos de ativação: o primeiro, e mais tradicional, na longa reta dos boxes, com detecção da diferença entre os pilotos antes da curva 16 e abertura na reta. O segundo é entre a curva 9 e a forte freada para a 10.

PROGRAMAÇÃO

Sexta-feira
5h- 6h30: primeiro treino livre (Sportv)
9h – 10h30: segundo treino livre (Sportv)
Sábado
6h-7h: terceiro treino livre (Sportv)
9h-10h: classificação (Globo)
Domingo
9h: corrida – 66 voltas (Globo)

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Disponível no(a):http://tazio.uol.com.br

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