9 de mar. de 2013

Que tal levar para casa este Larrousse LC90 de Fórmula 1?

Aguri_Suzuki_demonstrating_Lola_LC90_2012_Japan cópia

Quantas vezes você encontrou um carro de Fórmula 1 à venda na Internet? Carros de verdade, funcionais, com motor, transmissão e tudo o que têm direito, e não de miniaturas em escala feitas para testes aerodinâmicos. Não são muitos, não é mesmo?

Em 1987, o empresário Didier Calmels e o ex-piloto vencedor em Le Mans Gérard Larrousse fundaram a equipe de Fórmula 1 Larrousse & Calmels. É curioso como as companhias de automóveis, que parecem instituições tão fortes e imutáveis, na verdade firmam e desatam infindáveis parcerias desde o início de sua existência. O primeiro carro da Larrousse, por exemplo, era um Lola com motor Cosworth. Em 1989, um acordo com a Lamborghini permitiu que a Larrousse usasse seus motores V12 nos carros.
4435
Na época, a Lamborghini pertencia à Chrysler, e o responsável por firmar acordos com outras companhias era ninguém menos que Bob Lutz. Foi ele quem deu à Larrousse e à McLaren a permissão para usar motores Lamborghini em testes e competições. Hoje em dia a Chrysler pertence ao grupo Fiat, que é dona da Ferrari – um dos maiores rivais da Lamborghini em praticamente tudo. Caramba!
Mas estamos divagando. Vamos voltar ao post.
A questão é que não foram muitos os carros de Fórmula 1 a usar motores Lamborghini, e este Lola LC90 é  um deles. E ele está à venda. No Japão. Mas isso não é um problema, é?
Trata-se de um Lola Larrousse LC90, com motor Lamborghini V12 de 3,5 litros e por volta de 630 cv. Embora não fosse dos mais confiáveis, é um dos motores naturalmente aspirados que roncam mais bonito na história da F1. Problemas financeiros levaram a Larrousse a desistir dos motores Lamborghini e procurarem alianças com a Peugeot e Ford, até a falência da equipe em 1995.

Este é provavelmente o carro que Aguri Suzuki pilotou ao conquistar o terceiro lugar no Grande Prêmio do Japão em 1990, no Circuito de Suzuka, palco da última dobradinha brasileira com Nelson Piquet e seu amigo de adolescência Roberto Moreno e também da revanche de Senna sobre Prost. Foi o melhor resultado da melhor temporada da história da Larrousse na Fórmula 1, quando a equipe terminou o campeonato em sexto lugar. Em 2012, Suzuki voltou a Suzuka para pilotar este mesmo carro em um evento 22 anos depois.
Agora o carro se encontra à em Kyoto, no Japão, e o anúncio no eBay é lacônico: uma foto e uma única linha, que diz  ”PRONTO PARA CORRIDA HISTÓRICA – ENVIAMOS PARA O MUNDO TODO”. O preço é razoável: US$ 200 mil, ou aproximados R$ 400 mil.  O frete deverá adicionar mais algumas dezenas de milhares de dólares ao preço final.
Alguém encara?


Disponível no(a):http://www.jalopnik.com.br

Nenhum comentário: