22 de mar. de 2013

Jim Glickenhaus quer construir um novo “P 33″

alfaromeotipo33stradale01

Jim Glickenhaus é um cara a quem admiramos. Ele achou que a Ferrari Enzo não era tudo aquilo que poderia ter sido e por isso resolveu fazer algo melhor. Assim nasceu a P4/5. Depois ele fez uma versão de corrida. A Ferrari não gostou nem um pouco, então Jim os deixou de lado. Agora ele quer fazer um carro ultra leve.
O nome? P33. O carro deve estrear no Salão de Genebra de 2015, então ainda há um longo caminho. As metas são ambiciosas, mas se forem atingidas, este carro será incrível. Uma delas é o peso máximo de 725 kg. A carroceria superleve será combinada com um motor V6 biturbo com cerca de 500 cv. Glickenhaus nos enviou um email e a história é a seguinte:
Dirijo carros exóticos há 42 anos. Sempre gostei de carros de corrida, especialmente quando eles são bonitos e podem rodar nas ruas. Também adorava os supercarros, que hoje tornaram-se os “hipercarros”. Minhas aventuras com projeto/construção/modificação de carros começaram com meu antigo Donohue/Penske Lola T70, que venceu sete grandes corridas na CanAm em 1971. Imediatamente fiz algumas mudanças, ventoinhas etc e o coloquei na rua. Depois de algum tempo o converti em um cupê de endurance e adicionei mais equipamentos de rua.
O processo de transformar um carro de corrida puro em um carro de rua foi o que me conquistou. Alguns anos depois percebi que a história original era importante, por isso as modificações que fiz no meu Ford MK IV pilotado por Donohue e McLaren em Le Mans foram mínimas, bem como as modificações que fiz no meu P 3/4 e no 412P. Apenas o necessário para que pudessem ser legalizados para as ruas e capazes de encarar alguns minutos de trânsito intenso sem derreter.
Quando a Pininfarina me conheceu, eles queriam relançar sua divisão de “Projetos Especiais” construindo algo exclusivo de novo. Acho que eles também queriam mostrar que ainda sabiam fazer carros bonitos, e estávamos cansados de ouvir que as últimas Ferrari mostravam que eles haviam “perdido a mão”.
Eles também precisavam de um cliente que além de poder bancar o projeto, não tivesse medo do que a Ferrari faria a eles por trabalhar totalmente fora do sistema. Pensei sobre isso e falei: “Quero uma homenagem moderna à P 3/4 em uma nova plataforma da Enzo”. Foi tudo muito incrível, conheci Paolo Garella, que estava encarregado da divisão de projetos especiais e me explicou todo o processo de como um carro é construído, testado e produzido. Aprendi muito sobre CAD, túneis de vento e também que nem todo desenho legal pode se tornar um carro de verdade.
Depois da P 4/5 Paolo e eu fizemos uma versão de pista que se tornou a P 4/5 Competizione. Também foi uma experiência incrível, e devo dizer que a realidade das corridas é muito diferente do que parece nos fóruns de internet. No fim instalamos um KERS e aquilo também foi demais. O KERS funciona melhor em tiros curtos para compensar o torque até que o motor a gasolina esteja girando na faixa de torque máximo. Em Nürburgring conseguimos 50 cv extra por 50 segundos ao recuperar a energia que seria transformada em calor na frenagem das rodas traseiras.
Acabamos usando GPS para disparar o sistema por quatro segundos sob carga máxima do acelerador na saída das curvas mais lentas. Ficamos 15 segundos mais rápidos por volta. Vencemos o FIA Alternate Cup e estou contente em saber que os próximos supercarros (P1/LaFerrari/918) terão KERS e poderão correr conosco.
Então percebi que nenhum deles faria isso. O custo e a complexidade do KERS e seus 1000 cv os transformaram em monstros, mas não monstros como o 917-30 que fazia o Ring em menos de 7 minutos. Então comecei a pensar nos meus carros.
Minha P 3/4 pesa 816 kg e tem 436 cv. A Dino Competizione pesa 590 kg e tem 233 cv, e eles são divertidos de guiar, e talvez os hipercarros estejam perdendo o sentido, especialmente por que nunca vão correr pra valer.
E se eu olhasse para trás? Mais simples e mais leve. Menor? Será que “menos é realmente mais”? Assim será o nosso novo carro. Mais leve, menor, mais simples e muito bonito. Nossas metas são atingir uma relação peso/potência próxima à da Ferrari P 3/4 e um estilo visual no qual as asas do carro são integradas de forma natural, como a asa traseira do Porsche 959. Estou chamando-o de P 33 por que é nosso terceiro carro e ele terá três asas integradas. Também é uma “tirada de chapéu” para o Alfa T33 Stradale, mas não se trata de uma homenagem visual. Ele terá o porte da Dino Competizione.
dino-206-s-03
Henry Ford disse certa vez: “Sempre que vejo um Alfa Romeo, tiro o meu chapéu”. Eu também faço isso. Estamos pensando em um monocoque de fibra de carbono, com um V6 biturbo e formas bem sedutoras. Paolo será o chefe da equipe novamente e meu amigo de longa data Sal Barone será o mecânico chefe, assegurando que tudo funcione na Scuderia Cameron Glickenhaus (SCG) para projetar e construir o P 33. Ele terá o emblema da SCG, assim como o P 4/5 Competizione. Desde que arranquei o logotipo da Ferrari do P 4/5, nunca mais olhei para o emblema.
Quando tivermos um sketch bacana, ficarei feliz em compartilhá-lo com vocês.
Best!
Isso está ficando interessante.
Disponível no(a):http://www.jalopnik.com.br/

Nenhum comentário: