24 de mar. de 2013

F-1:Button lamenta erro que lhe custou quinto lugar; veja declarações

Pilotos comentam a segunda etapa do Mundial de 2013, o GP da Malásia, que teve vitória polêmica de Sebastian Vettel

Jenson Button abandonou o GP da Malásia (Foto: Raymond Ho/AP Photo)Jenson Button abandonou o GP da Malásia (Foto: Raymond Ho/AP Photo)
 
McLAREN
Sergio Pérez: 

Jenson Button: abandonou
Jenson Button fazia uma competitiva prova com o problemático carro da McLaren, quando estava encaminhado para um quinto lugar. Porém, um erro no pitstop pôs tudo a perder: o inglês foi autorizado a sair quando uma roda ainda não tinha sido trocada. “Em termos de estratégia, fizemos tudo corretamente. Paramos nas voltas certas e cuidamos dos pneus, exatamente como tínhamos que fazer”, lamentou.

“Caso não tivéssemos tido esses problemas, teríamos terminado em quinto, ou até mesmo estando na luta para ser terceiro ou quarto. É muito decepcionante que não pudemos demonstrar isso”, afirmou o campeão de 2009, que abandonou a prova devido a vibrações no pneu dianteiro esquerdo.
“No entanto, tirando o pitstop, acho que fizemos um ótimo trabalho. Melhoramos da semana passada para cá e o resultado disso é que fomos mais competitivos, então espero continuar assim na China.”
Assim, o único que pontuou pela equipe no GP da Malásia foi Sergio Pérez, nono colocado. O mexicano disse que poderia ter ido além caso não tivesse que fazer um pitstop extra, nas últimas voltas da corrida. “Era muito arriscado continuar e tentar acabar a corrida com aquele jogo de pneus, que estava muito desgastado. Consequentemente, não tínhamos opção a não ser parar novamente, o que me custou uma posição.”
RED BULL
Sebastian Vettel:

Mark Webber:

Tinha tudo para ser uma corrida perfeita para os atuais campeões mundiais, já que uma tranquila dobradinha estava bem encaminhada. Contudo, a dez voltas para o fim, Sebastian Vettel desobedeceu uma ordem de equipe e ultrapassou o companheiro de equipe, criando uma situação embaraçosa.
“Deveríamos ter permanecido nas posições que estávamos. Fui a ovelha negra e devo uma explicação a Mark e à equipe”, afirmou o vencedor.
Revoltado com o ocorrido, Mark Webber declarou que Vettel não sofrerá nenhum tipo de punição. “No final, Seb tomou um decisão sozinho e será protegido como sempre, e assim que são as coisas. Eu diminui [as rotações] do meu motor e comecei a cuidar dos pneus quando a briga começou. Fiquei decepcionado com o resultado da corrida de hoje”, concluiu.
MERCEDES
Lewis Hamilton:

Nico Rosberg:
Algo semelhante aconteceu na Mercedes, que tinha seus dois pilotos na luta pelo último lugar no pódio. Mas, ao contrário do que aconteceu na Red Bull, as posições foram mantidas, com Lewis Hamilton fechando a prova em terceiro. O inglês agradeceu o trabalho em equipe feito por seu colega.
“Ele é um ótimo companheiro de equipe. Falarei com ele, ou pedirei desculpas. Ele fez um trabalho fantástico. Ele merecia estar onde eu estou”, disse Hamilton.
Nico Rosberg admitiu a vontade de ultrapassar Hamilton, mas mostrou compreender a decisão do time. ““É um trabalho em equipe e eu respeito a opinião deles”, comentou. “Eu não diria que a equipe me deve essa, porque entendo. Claro que teve uma pequena parte de mim que queria pisar fundo e estar no pódio, mas essa hora irá chegar.”
Lewis Hamilton no pódio em Mercedes (Foto: Mercedes/Divulgação)
Lewis Hamilton no pódio em Sepang (Foto: Mercedes/Divulgação)
FERRARI
Felipe Massa:

Fernando Alonso: abandonou
Quinto colocado na prova, Felipe Massa lamentou o início da prova sobre piso molhado, no qual seu carro não apresentava bom rendimento. “No seco o carro estava bom, mas com o tempo que perdemos no começo ficou difícil recuperar”, continuou.
Fernando Alonso, que abandonou a corrida logo na primeira volta, acredita que poderia ter lutado pela vitória caso não tivesse um lance de extremo azar.
LOTUS
Romain Grosjean:

Kimi Raikkonen:
Vencedor do GP da Austrália, Kimi Raikkonen teve uma atuação apagada em Sepang, terminando em sétimo após cometer alguns erros. “Apesar de o carro estar bom na sexta-feira, tivemos muitas dificuldades no sábado e no domingo”, alegou. “Foi uma corrida difícil. Perdi uma parte da minha asa dianteira na largada, o que não ajudou, mas pelo menos conseguimos marcar alguns pontos, o que é melhor que nada. Se o carro puder voltar àquilo que era na Austrália, tenho certeza que estaremos no pelotão da frente novamente.”
O finlandês ficou atrás de seu companheiro de equipe, Romain Grosjean, que comemorou o sexto lugar obtido. “Perdi muito tempo preso atrás de Felipe no meio da corrida e tenho certeza que, caso eu o tivesse ultrapassado antes, teria ficado à frente, mas, no fim, meus pneus estavam desgastados demais, então foi melhor eu ceder a posição. Não é o resultado que queríamos no começo do fim de semana, mas, no final das contas, são mais pontos para a equipe. Tentaremos voltar ainda mais fortes em Xangai.”
Kimi Raikkonen, da Lotus, em Sepang (Foto: Charles Coates/LAT)
Kimi Raikkonen, da Lotus, em Sepang (Foto: Charles Coates/LAT)
SAUBER
Nico Hulkenberg:

Esteban Gutiérrez: 12º
Em sua primeira corrida pela Sauber (ele não largou no GP da Austrália), Nico Hulkenberg conseguiu terminar na zona de pontuação, em oitavo. “Estou muito feliz com a corrida, especialmente no começo, quando éramos bem rápidos com os pneus intermediários. Mas, quando fiquei preso no trânsito, não consegui ultrapassar os outros pilotos”, lamentou o alemão. “Acho que temos potencial, e, agora, precisamos trabalhar em alguns detalhes.”
Segundo Esteban Gutiérrez, havia a chance de a Sauber terminar com seus dois carros na zona de pontuação caso tivesse adotado a estratégia correta com os pneus. “Perdi tempo no fim da corrida porque fiquei muito tempo com o mesmo jogo de pneus”, relatou. “Tentamos mudar a estratégia e dei meu melhor, mas foi o máximo que pude alcançar. No geral, o fim de semana foi um passo à frente e precisamos continuar trabalhando.”
TORO ROSSO
Jean-Éric Vergne:
10º
Daniel Ricciardo: abandonou
Jean-Éric Vergne foi o primeiro piloto a pontuar com o carro da Toro Rosso em 2013, mas seu sentimento após a prova foi de frustração. Os mecânicos do time o liberaram de um pitstop num momento errado, o que o fez bater com seu compatriota, Charles Pic. “É uma pena que o erro nos tenha custado tanto, já que eu poderia ter ido ainda melhor. Mas eu aceito os pontos com felicidade. Agora, teremos um intervalo até a próxima prova e devemos usar esse tempo para observar como fomos e como podemos melhorar, porque certamente há muita margem para melhora.”
Para Daniel Ricciardo, os problemas começaram antes mesmo do início da prova. “Comprometi a minha corrida [na volta de alinhamento] quando as condições estavam muito escorregadias e aqueplanei na Curva 3. Consegui continuar, mas isso me danificou o assoalho”, contou. “Isso teve influência no meu problema que causou meu abandono.”
WILLIAMS
Valtteri Bottas:
11º
Pastor Maldonado: abandonou
Embora tenha derrapado para o fundo do pelotão nas primeiras voltas, Valtteri Bottas aprovou seu desempenho em Sepang e agradeceu o time de estratégia da Williams por ajudá-lo na recuperação no decurso da prova. “Saí do trilho seco na largada, mas assim que a pista começou a secar, fiz algumas ultrapassagens e tive uma corrida boa, limpa. Com algumas voltas, poderíamos lutar por pontos no campeonato”, argumentou o finlandês.
Após uma corrida apagada, Pastor Maldonado se desculpou pelos erros durante seu primeiro stint com os intermediários. “Tínhamos uma boa estratégia de parar antes nos boxes e optar por pneus de pista seca. Cometi um pequeno erro de freada na curva 11, o que me fez espalhar e danificar levemente o bico do carro”, explicou o venezuelano. “Após o segundo jogo de pneus, o ritmo no segundo trecho foi bom, mas aí infelizmente minha corrida terminou com um problema de Kers.”
Valtteri Bottas durante pitstop em Sepang (Foto: Andrew Ferraro/LAT)
Valtteri Bottas durante pitstop em Sepang (Foto: Andrew Ferraro/LAT)
MARUSSIA
Jules Bianchi:
13º
Max Chilton: 16º
Jules Bianchi se disse contente com o 13º lugar em Sepang e espera que a tendência continue nas próximas corridas. “Não foi um dia fácil, pois nós dificultamos as coisas com uma largada não tão boa. Isso prejudicou a primeira parte da minha prova”, disse o francês. “Meus tempos de volta melhoraram no fim do primeiro stint, mas aí fiquei preso atrás de uma Caterham. Depois de 18 voltas, recuperei a posição e fiquei feliz com meu progresso. Foi ótimo segurar [Pastor] Maldonado e manter a distância por tanto tempo. Isso mostra que temos carro para lutar com eles [da Williams] no futuro.”
Max Chilton, por sua vez, se mostrou insatisfeito com o desempenho na Malásia. “Minha largada não foi boa e perdi muito tempo na primeira volta”, disse o inglês. “Esse revés e o fato de ficar preso atrás das Caterhams realmente definiram minha prova. Tinha performance no carro, assim como meu ritmo, mas precisamos trabalhar para maximizar cada parte da corrida, incluindo a forma como vamos administrar a fase de bandeira azul.”
CATERHAM
Charles Pic:
14º
Giedo van der Garde:
15º
Charles Pic considera que o toque com Jean-Éric Vergne nos boxes de Sepang atrapalhou a sua corrida. “Foi uma pena que esse acidente aconteceu, já que poderíamos ter terminado melhor caso não tivesse acontecido. Isso pode nos ter custado uma posição”, disse o francês.
Para Giedo van der Garde, o trabalho dos boxes da equipe Caterham foi determinante para que ele pudesse termnar à frente de Max Chilton. “Os rapazes fizeram um ótimo trabalho nas paradas. A disputa estava apertada com Chilton, mas eu ficava à frente após o bom trabalho dos boxes”, afirmou.
FORCE INDIA
Adrian Sutil:
abandonou
Paul di Resta: abandonou
Depois de uma corrida encorajadora na Austrália, a Force India teve um dia para esquecer em Sepang. Seus dois pilotos tiveram de abandonar a prova com problemas na porca da roda, que ficaram evidentes durante os pitstops.
“Não temos certeza do que aconteceu, então a equipe parou os carros para ter entender o problema. É uma pena, porque tínhamos um carro muito rápido e me senti confortável ao passo que a pista secava”, disse Adrian Sutil. “Temos de continuar otimistas, manter a cabeça erguida e lembrar que há muitas corridas pela frente onde podemos compensar a decepção de hoje.”
Paul di Resta também escancarou o seu desapontamento. “É frustrante sair daqui com nada levando em conta o quão competitivos estávamos durante todo o fim de semana. A boa notícia é que temos performance no carro, mas essa é uma oportunidade perdida.”
Pic e Van der Garde, da Caterham, em Sepang (Foto: Charles Coates/LAT)
Pic e Van der Garde, da Caterham, em Sepang (Foto: Charles Coates/LAT)


Disponível no(a):http://tazio.uol.com.br

Nenhum comentário: