28 de mar. de 2013

Conceito HND-9 mostra que a Hyundai não está para brincadeiras


hnd9 (1)

Enquanto todo mundo está prestando atenção no Salão de Nova York, outra festa automotiva está acontecendo em Seul. A Hyundai entrou no palco com isto, o HND-9 Concept, e por mais que ele pareça um Lexus / Ford / Vorax, ele é uma amostra do futuro modelo esportivo da marca, e também do futuro da própria Hyundai.

A surpresa deste conceito fica por conta do conjunto motriz: em vez de um complicado sistema híbrido, um turbodiesel de 3,3 litros emprestado do Hyundai Santa Fe. No conceito,  V6 entrega 370 cv através de uma transmissão automática de 8 velocidades.
Com seu longo capô e janelas envolventes, a Hyundai o chama de “fluido” – nenhuma novidade aqui. Suas medidas: 4,69 m de comprimento, 1,88 m de largura, 1,32 m de altura e 2,85 m entre as gigantescas rodas de 22 polegadas. Ele também tem portas tesoura e uma grade dianteira tão grande que poderia comer um Aston Martin Rapide no café da manhã.
Por dentro, a Hyundai diz que “ele foi projetado para entregar uma experiência moderna e luxuosa ao volante, e três conceitos chave foram incorporados no interior para que alcançar este objetivo: escultura espiral, elegância e interfaces de alta tecnologia.” Em português, isto quer dizer um cockpit focado no motorista, com iluminação personalizada e bancos com forração que projeta diferentes cores dependendo do ângulo pelo qual são vistos.
hnd9 (1)
Por enquanto o HND-9 é um conceito que nos provoca com o futuro da Hyundai. Mas ele não é o primeiro sinal de que a marca está investindo pesado para brigar com as maiores fabricantes do mundo. Há alguns meses vimos que a Hyundai apresentou seu Hyundai i20 para competir no WRC, com rumores de que Peter Solberg seria o piloto da equipe. Agora eles aparecem com este esportivo que, ainda que não tenha um visual totalmente inovador, certamente tem potencial.
A Hyundai já é bem respeitada no resto do mundo — mais do que no Brasil —  mas a ideia é dar um passo à frente. Os coreanos já fazem  carros bons o bastante para competir de verdade em todos os segmentos do mercado, e agora querem pegar o jeito dos esportivos. Seja com versões mais apimentadas ou modelos nascidos com esta vocação, os caras estão investindo pesado, e não vai demorar para vermos o resultado.
hnd9 (2) hnd9 (3) hnd9 (4) hnd9 (5) hnd9 (6) hnd9 (7)
Disponível no(a):http://www.jalopnik.com.br/

Nenhum comentário: