2 de mar. de 2013

A3 movido a gás natural é mais uma novidade da Audi para Genebra

  Fotos: Divulgação

A3 movido a gás natural é mais uma novidade da Audi para Genebra
Chamada de g-tron, o hatch de quatro portas poderá ser abastecido por gás natural, gasolina e um composto próprio produzido pela marca alemã

por Raphael Panaro

A Audi revelou a sua última novidade que levará para o Salão de Genebra. Trata-se de mais uma variante do hatch A3 Sportback. Batizado de g-tron, o veículo ganhou uma espécie de tecnologia flex.
O Audi A3 g-tron poderá ser movido a gás natural – GNV –, gasolina ou e-gas – metano sintético – produzido pela própria fabricante. O motor é o 1.4 litro TSFI quesofreu modificações nos sistemas de turbo e injeção, além do catalisador para receber a tecnologia. As alterações feitas não interferiram na potência e o modelo entrega os mesmos 110 cv de potência e 20,3 kgfm de torque da versão 1.4 litro somente a gasolina. O propulsor é capaz de levar o A3 Sportback g-tron até os 100 km/h em 11 segundos e à velocidade máxima de 190 km/h.

O modelo ainda conta com um regulador eletrônico da pressão do gás. O componente reduz a pressão elevada com que o gás é expelido dos tanques em duas fases, até que ela se estabilize entre 5 a 9 bar. Desse modo, a pressão do gás nas válvulas de admissão será sempre adequada: baixa numa condução visando economia, ou alta quando o condutor exige potência do motor. Quando a pressão nos tanques de gás baixar dos 10 bar, a propulsão do A3 Sportback g-tron se converte automaticamente para gasolina. Já o consumo médio a 100 km/h não passa dos 3,5 kg de gás – natural ou Audi e-gas. Por outro lado, as emissões de CO² ficam abaixo dos 95 g/km.



Segundo a Audi, os números de autonomia chegam a 400 km utilizando somente gás, podendo chegar a 900 km utilizando os dois combustíveis. Dois indicadores no quadro de instrumentos mostram ao motorista os níveis de gasolina e gás restante nos tanques.

O A3 Sportback g-tron é a quinta novidade que a Audi vai apresentar no Salão de Genebra. A fabricante de Ingolstadt ainda vai levar a perua mais potente do mundo – RS6 Avant, o utilitário Q3 RS, a variante plug-in híbrida do A3 – chamada e-tron – e o esportivo S3 Sportback.

Audi e-gas

A marca alemã está em processo de finalização das obras da fábrica em Werlte, na Alemanha. Trata-se da primeira planta industrial do mundo a produzir metano sintético – e-gas –  a partir de CO2 e eletricidade renovável. A previsão é que os donos do Audi A3 Sportback g-tron adquiram as quantidades de e-gas assim como se reabastece modelos elétricos, com estações espalhadas pelos grandes centros urbanos. A quantidade de Audi e-gas produzida em Werlte é suficiente para até 1,5 mil unidades do A3 Sportback g-tron percorrerem anualmente 15 mil km, cada um com emissões neutras de CO².












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