5 de mar. de 2013

A beleza leve e violenta da Bott XR1

Bott XR1  (1)

A coisa mais legal nas motos é que dá para ter desempenho de supercarro por uma fração da potência de um. O segredo? Baixo peso e motor girador.
Os caras por trás desta maravilha chamada BOTT XR1 levaram a coisa ao extremo.
Lembram da Buell? Como esquecer a empresa que foi fundada em 1983 por um ex-engenheiro da Harley Davidson e, dez anos depois, passou ter a HD como principal acionista, se tornando o braço de esportivas da marca americana? Em 2009, 26 anos depois de sua criação, a Buell fechou as portas, porém os donos de Buell continuaram a receber assistência nas concessionárias da Harley.

Visto que as motos Buell compartilham componentes com as Harley-Davidson, o dono de uma Harley XR1200 levou sua moto para a Bottpower, uma oficina de customização e preparação de motos na Espanha, para transformá-la em uma moto única, usando motor, freios e suspensão Buell. O resultado é a impressionante Bott XR1.
O motor em questão é um V-twin de 100 cv – um upgrade e tanto em relação aos 85 cv originais da HD XR1200. Mas este motor desempenha um papel especial: além de mover a moto ele serve como peça estrutural, como nos monopostos de corrida.
Bott XR1  (4)
Tal característica é necessária por uma razão: o chassi da motocicleta, feito sob medida, é composto por um único tubo de aço, que conta com suportes para o garfo, para a suspensão traseira e para o motor, que sustenta todo o resto da moto. E qual é o benefício desta configuração? Além do visual matador da estrutura, a leveza: a moto pesa apenas 169 kg, contra os 260 kg da moto original  (é claro que a fibra de carbono deve ter ajudado um pouco). É uma relação peso / potência de 1,69 kg por cv!
Como eu dizia, o bacana de uma moto é que, às vezes, você pode ter desempenho de supercarro com uma fração da potência – e  quase sempre por uma fração do preço. Só que este serviço não deve ter saído muito barato. Uma coisa, porém, é certa: não há valor que pague o bastante por uma maravilha minimalista capaz de fazer até aqueles com pavor de números e cálculos apreciarem uma boa dose de engenharia.
Bott XR1 (21) Bott XR1 (18) Bott XR1  (6) Bott XR1  (5) Bott XR1  (3) Bott XR1  (2)

Disponível no(a):http://www.jalopnik.com.br

Nenhum comentário: