14 de nov. de 2012

Assistindo a uma corrida de Fórmula 1: um guia para iniciantes ianques

dicas de f1 (1)
A Fórmula 1 é o maior esporte a motor do mundo, e está de volta aos EUA neste final de semana depois de um hiato de cinco anos. Assistir á uma corrida de F1 é diferente de qualquer outra categoria do automobilismo. É mais veloz, mais técnica e, para quem não conhece, mais chata. Não precisa ser assim. A F1 pode ser absolutamente incrível de assistir se você souber onde está se metendo.

E o resto do mundo sabe bem disso.  Os únicos que não entendem a grandeza da F1 são os americanos, que preferem assistir a um bando de carros carburados que só fazem curvas para a direita e batem e fazem explosões gigantescas (com direito a quebra-pau no fim da corrida). Beleza, a NASCAR é também é bem legal. Mas o americanos gostam de baseball! Não há desculpa para isso.
Se você for americano (e por algum motivo entender o que estou escrevendo), me desculpe. Mas é a verdade. Para me redimir, vou te dar algumas dicas para curtir o primeiro GP dos EUA no Circuito das Américas em Austin, Texas, e você vai poder fingir que virou um especialista em F1 do dia para a noite.

Prólogo: o que é a Fórmula 1?

Muitos americanos vão assistir a uma corrida de Fórmula 1 pela primeira vez com o GP dos EUA, e não fazem ideia do que seja a F1. É sério. Resumindo, começou nos anos 1950 e é a principal categoria do automobilismo mundial. A F1 é composta por 12 equipes, cada uma com dois carros. As equipes constroem seus próprios carros e utilizam motores da Ferrari, Mercedes-Benz, Renault ou Cosworth. O orçamento de uma equipe pode passar de 1 bilhão de reais por ano.
As equipes viajam pelo mundo de março a novembro em uma odisseia de 20 corridas, passando pelo Brasil, Itália, Alemanha, Barein, Japão e outros. As equipes disputam dois campeonatos: um para os pilotos, outro para os construtores. Os campeões não ganham apenas o direito de se gabar, eles ganham milhões de dinheiros e entram para a história.

1. Não tem nada a ver com a NASCAR


Pelo mundo afora, a F1 é o esporte a motor mais popular. Resto do mundo, nos sabemos disso. Mas nos EUA não chega nem perto. Lá, o trono é da NASCAR.
Se você for assistir a uma corrida de F1 achando que vai ver carros se empurrando e batendo durante três horas, vai ficar desapontado. Colisões acontecem, sim, e há bastante ação roda-com-roda, mas não há um acidente a cada oito voltas nem prorrogações.
A F1 é baseada em precisão e estratégia. Mas isso não quer dizer que as corridas não tenham ação. Pelo contrário, há muita ação, mas de outro tipo. A simples visão do líder da corrida fazendo tempos de volta incríveis que nenhum outro piloto consegue já impressiona por si só.

2. Escolha seu piloto


Se esta é sua primeira corrida, pode ser que você nem saiba quem são estes pilotos, e seus nomes podem de confundir e assustar. Uma bom jeito de manter o interesse na corrida é escolher um piloto. Te dá alguém para acompanhar o tempo todo.
A melhor parte é que as brigas por posições acontecem por todo o pelotão, portanto colher um piloto mediano não significa que você vai se ficar passar duas horas entediado. Eu costumo tentar acompanhar três pilotos em uma corrida: Fernando Alonso, Kimi Raikkonen e Kamui Kobayashi.

3. Peculiaridades


A F1 tem algumas idiossincrasias que todo fã precisa saber. Primeiro: a F1 usa um dispositivo chamado KERS (Kinectic Energy Recovery System, ou Sistema de Recuperação de Energia Cinética). Este sistema armazena a energia perdida durante as frenagens em baterias ou um volante mecânico (nenhuma equipe usa o volante por questões de espaço). O piloto pode ativar o sistema para ganhar 80 cv extras durante quase sete segundos por volta.
Outro sistema, o DRS (Drag Reduction System ou Sistema de Redução de Arrasto), foi implementado para ajudar nas ultrapassagens. Se o piloto estiver a um segundo do carro à sua frente em certas partes da pista, uma peça móvel na asa traseira se abre. Isto reduz a resistência do vendo e aumenta a velocidade máxima, facilitando a ultrapassagem.
Finalmente, os carros de Fórmula 1 não param para abastecer, por isso os pit stops são absurdamente rápidos. Quatro pneus são trocados em 2,3 segundos.

4. Entre no Twitter


Este recurso é novo, mas eu considero bastante útil em uma corrida. O acesso aos bastidores da F1 costumava ser bem mais difícil, mas agora o Twitter deixou as coisas muito mais fáceis. As equipes twittam quando acontece uma parada, dão pistas de sua estratégia, previsão do tempo, escolhas de pneus e mais. Embora os comentários da TV façam um bom trabalho te mantendo informado sobre a velocidade (hmmm, aqui no Brasil há controvérsias), eles não servem se você quer ficar por dentro dos pequenos detalhes.
Ler os comentários do pessoal da equipe direto dos boxes proporciona uma visão totalmente nova da corrida. Na condição de iniciante, procure seguir algumas equipes que te interessarem no Twitter. À medida que for avançando, você pode seguir algumas pessoas que estão por dentro. O diretor técnico da Caterham Mike Gascoyne é uma ótima fonte de informações, bem como Will Buxton da equipe de cobertura da F1 do SPEED e o jornalista Ian Parkes. Alguns pilotos também são bem legais (e divertidos) de seguir. A parte divertida é descobrir seus favoritos para seguir e conseguir a mistura certa entre comentários e humor.

5. Se acomode


É bom ter alguns petiscos, já que uma corrida de F1 costuma durar duas horas. Eu gosto de montar um “centro de comando” que costuma contar com café, meu laptop, o controle remoto e alguma coisa para beliscar. Como as corridas de F1 costumam acontecer de manhã, eu acabo juntando café da manhã e corrida.

6. Ligue a TV

Você já sabia dessa, não? Os americanos ainda podem assistir o SPEED. Aqui no Brasil, a única emissora de TV aberta é a Globo, mas você pode querer acompanhar pela SporTV caso tenha TV paga. Os comentários são melhores e você pode assistir em algum horário alternativo.

7. Aproveite


Você já escolheu um piloto, entrou no Twitter e aprendeu o básico sobre a categoria. Agora você só precisa assistir.
A corrida começa com os carros em seus lugares. Sugiro colocar o volume no talo, porque o som dos carros de F1 é absolutamente inacreditável. Depois disso eu garanto que qualquer um que goste um pouquinho de carros vai achar a corrida interessante pelo menos nas primeiras voltas, com os carros todos juntos. Depois eles começam a se espalhar.
Mas não tem problema! Isso quer dizer que há diferentes estratégia em jogo, e você começa a tentar adivinhar o que cada um vai fazer. Será que é algum problema no carro? Ele está economizando pneus? Quantas paradas nos boxes ele vai fazer? É como um jogo de xadrez, só que a 350 km/h.
E você pode apreciar a precisão da pilotagem. Os pilotos conseguem uma volta perfeita atrás da outra por duas horas, e é hipnotizante. São os melhores pilotos do mundo na categoria mais importante do automobilismo. Como em qualquer esporte, ver um atleta no seu auge já é uma experiência por si só. Na F1 não é diferente, exceto que aqui se misturam a habilidade absurda no cockpit com algumas das tecnologias mais avançadas a correrem em um circuito.
Qual é sua dica para curtir ao máximo uma corrida de Fórmula 1?


Fonte: Jalopnik
Disponível no(a): http://www.jalopnik.com.br/
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