4 de jun. de 2011
Briga de muscles: Hemi 426 vs. 440 Six Pack
Pense num motor mítico para um Dodge nascido na época de ouro dos muscle cars. É instintivo: “Hemi!”. Sete litros (426 polegadas cúbicas), 425 cavalos (declarados, mas em algumas versões, a verdade estava mais próxima dos 550 cv) e a sensualidade daquele par de cabeçotes com tampas gigantescas, perfuradas bem no meio pelos cabos de velas – quem dizer que sua estética não conta pontos, bem, está mentindo.
Mas e se eu disser que este não é o meu big block favorito da Chrysler?
A verdade é que um dos maiores inimigos do Hemi estava na própria casa, jogado à sombra da fama do gigante laranja: o infame 440 Six Pack – batismo alcóolatra (são aquelas embalagens com seis long necks) justificado pela presença de três carburadores de corpo duplo. Cerca de massivos 50 quilos mais leve que o 426 e seus enormes cabeçotes de câmaras hemisféricas, o 440 tinha outra característica que o tornava muito mais interessante para os street racers: sua curva de torque. Compare:
Hemi 426: 425 hp a 5000 rpm, torque 67,7 kgfm a 4000 rpm
440 Six : 390 hp a 4700 rpm, torque 67,7 kgfm a 3200 rpm
Como vocês podem ver, o regime de rotação máxima dos dois é bem parecido. Trezentos RPM é basicamente um comando de válvulas um degrau mais nervoso (step, termo usado pelos americanos, geralmente são 3 graus a mais na especificação do comando a 0.050″); mas vejam a diferença monstruosa no torque! Os dois geram 67,7 kgfm, mas o 440 traz esta rotação muito antes – 800 rpm mais cedo, para ser mais exato! Sabe o que isso quer dizer? Que você pode instalar um comando de válvulas mais agressivo e ter o mesmo rendimento de um 426, com 50 kg a menos no nariz do carro. Ou simplesmente curtir ele na configuração original, tendo o direito de passar as marchas mais cedo e ter o mesmo desempenho. Hell Yeah!
Mas claro, isso só vale para as ruas. O “problema”, que fez a fama do Hemi 426, é que ele tem uma capacidade inacreditável de gerar potência em giros mais altos – ou seja, para competição profissional, ele era praticamente imbatível. Os mesmos dutos e as câmaras hemisféricas, que atrapalham um pouco o Hemi em rotações mais baixas, possibilitam um volume e velocidade de fluxo fora do normal em rotações mais altas – de 6000 rotações para cima. Entenda o ritmo do 440 ao longo das rotações como linear, e do 426 como exponencial: em arrancadas, não é incomum vermos big blocks gritando a 8500, 9000rpm. E a este giro, não tem como um 440 acompanhar um Hemi.
Este é o ronco de um Hemi a mais ou menos 8000 giros. Tenha um par de fraldas novas à mão.
O curioso é que o 440 possui, proporcionalmente, mais diâmetro de cilindro em relação ao curso, se comparado ao 426. Isso, sem dúvida alguma, favorece o comportamento em rotações mais altas… mas não tem jeito, o fluxo do Hemi é imbatível.
Diâmetro x Curso 426 Hemi: 108mm x 95,3mm (4,25″ x 3,75″)
Diâmetro x Curso 440 Six : 110mm x 95,3mm (4,32″ x 3,75″)
440 Six Pack original, no dinamômetro. Bloody roots!
Por essas e por outras (peças para um 426 Hemi custam ao menos 30% mais, por exemplo), eu fico com o 440 Six Pack como “O” big block Mopar. É aquela coisa entre querer um mito ou querer chegar na frente. E se você tem muita, muita grana mesmo, pode comprar um bloco de alumínio da Keith Black (só ele custa 5000 doletas), e cortar fora mais uns 50 quilos da balança: um V8 old school todo em alumínio, que tal? Torre mais algumas milhas em um par de cabeçotes de alumínio da Indy Racing Engines, monte tudo com peças top, e tenha um motor de 650 cv – aspirado!
Agora, posso embaralhar de vez a cabeça de vocês? Hoje, o nível de aprimoramento dos turbos roletados permite que um mísero 318 (o menor V8 “moderno” da Chrysler, que equipa os nossos Chargers e Darts) renda algo entre 500 e 700cv a urbanos 6000-6500 rpm. Mas se você, como eu, não é muito chegado em espirros; pode equipar o seu motor com um kit para aumentar a sua cilindrada, criando o famoso “stroker”: litragem de big block em corpinho de small. Mas isso é conversa para outro post.
Este louco combinou um motor stroker ao turbo roletado T6 Precision GT47-88. O resultado? 626 hp a 6500 rpm. Nas rodas!
Para encerrar, uma dica aos sonhadores: se você tem R$ 26 mil sobrando (acredite, você gasta mais que isso importando tudo), um conhecido está vendendo um 440 praticamente completo, com peças de performance ainda na caixa. Leia a descrição do anúncio, e coce os cotovelos!
VENDO MOTOR V8 MOPAR BIG BLOCK 440.
MOTOR NOVO,BLOCO AINDA NA CAIXA MOPAR.
CABEÇOTES PROCOMP DE ALUMINIO,MAX EDGE PORTED.
COLETOR DE ADMISSÃO INDY,MAX EDGE PORTED.
CARBURADOR BARRY GRANT DEMON MECÂNICO 825CFM.
DISTRIBUIDOR MSD BILLET.
PARAFUSOS DOS CABEÇOTES ARP
PARAFUSOS DOS MANCÁIS ARP
PARAFUSOS DAS BIELAS ARP.
TODOS OS PARAFUSOS QUE FECHAM O MOTOR SÃO ARP.
JOGO DE JUNTA FELPRO PERFORMANCE.
VARETA DE ÓLEO CROMADA
CARTER DO ÓLEO CROMADO.
BOMBA D’AGUA E HOUSE DE ALUMINIO E HIGH VOLUME.
BOMBA DE ÓLEO MEELING HIGH VOLUME.
FILTRO DE ÓLEO MOPAR
EIXO DO DISTRIBUIDOR E DA BOMBA DE ÓLEO MOPAR.
COMANDO MOPAR MECÂNICO.
BALANCEIRO ROLETADO.
TAMPAS DE VALVULAS INDY.
FRENTE DO MOTOR CROMADA.
CORRENTE DE COMANDO BILLET DUPLA.
SCATSHIELD PARA ADAPTAR EM CÂMBIO 4 MARCHAS NACIONAL E
PROTEGER OS PÉS EM CASO DE QUEBRA DOS PARAFUSOS DO VOLANTE DO MOTOR.
RESUMINDO.. TODAS AS PEÇAS PARA MONTAR UM BIG BLOCK DE GRANDE POTÊNCIA (ACIMA DE 500CVS)
TODAS AS PEÇAS SÃO NOVAS E ESTÃO NAS CAIXAS!
Clique aqui para acessar o anúncio, e ver algumas fotos da criança. Ah, se eu estivesse com a bala…
Fonte: jalopnik.com.br
Disponível no(a):http://www.jalopnik.com.br
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