14 de nov. de 2012

As maiores corridas de todos os tempos



Ayrton Senna and Alain Prost


Toda vez que assistimos a uma corrida de carros, esperamos ver carros tocando rodas, pilotos azarões conseguindo resultados incríveis, campeonatos sendo decididos e a história sendo escrita. Este post tem tudo isso, e mais um pouco. 

Algumas corridas têm um final alucinante, outras são obscuras demais. Ninguém lembra do improvável final do campeonato de Fórmula 1 de 1964, decidido por algumas ordens de equipe na última volta. Algumas categorias têm grandes corridas demais para mencionar.
A American Le Mans Series sempre tem finais eletrizantes e disputados, como as 12 Horas de Sebring de 2007 e Laguna Seca em 2009. A Fórmula 1 tem tantas, que nem mesmo Ayrton Senna conseguiu fazer a diferença (não conseguimos decidir entre o GP do Brasil de 1991 e o GP de Mônaco de 1984). A época em que a Indy virou CART também gerou tantos resultados incríveis que até mesmo o passão de Zanardi em Bryan Herta ficou de fora.
Também não poderíamos abrir espaço para a insanidade do automobilismo sobre duas rodas, e temos um bo motivo. Se incluíssemos as motos, esta seleção teria nove finais do Tourist Trophy da Ilha de Man, e a incrível disputa entre Lorenzo e Rossi no GP da Catalunha de 2009.
Por isso leia esta lista altamente subjetiva e dê um grito se deixamos a sua corrida favorita de fora, por que é provável que ela tenha ficado mesmo.

500 Milhas de Indianápolis de 2011

Embora alguns digam que na Indy 500 de 1992 a disputa final tenha sido mais louca, ou que o passão de Takuma Sato em 2012 tenha sido mais marcante, para nós a Indy 500 mais emocionante foi quando J.R. Hildebrand cometeu um erro de iniciante ao sair da curva quatro na última volta. Ele bateu, e Dan Wheldon venceu. Foi surreal.

GP do Canadá de 2011

Nunca houve um GP de Fórmula 1 em que o piloto largou da última posição e venceu a corrida. Mas Jenson Button chegou perto no GP de Montreal do ano passado, quando caiu para a última posição durante a corrida, fez um recorde de seis pit stops e venceu o mais longo GP da história. Ele conseguiu a liderança na última volta, induzindo ao erro um piloto que não comete erros. Foi brilhante.

BTCC em Donnington de 1998

O Campeonato Britânico de Carros de Turismo: pilotos ilustres em carros de passeio, pistas incríveis e muito contato. Toda a categoria é excelente, mas se há uma corrida que demonstra tudo o que há de mais louco sobre o BTCC, é a corrida em que todo mundo enlouqueceu realizada em Donnington em 1998.

GP do Brasil de 2008

A temporada de Fórmula 1 havia sido imprevisível e estava prestes a acabar. Se Felipe Massa vencesse a corrida, ele poderia levar o campeonato. Se Lewis Hamilton terminasse de quinto em diante, ele seria o campeão. Massa venceu a corrida, e começou a garoar. Hamilton caiu para sexto, e a Ferrari estava começando a comemorar quando os pneus slick de Timo Glock (que era quinto colocado) destracionaram na subida dos boxes e Hamilton ganhou a posição e o campeonato. Inacreditável.

24 Horas de Le Mans de 1969

A Ford conseguiu vencer pela primeira vez em Le Mans em 1966, mas foi uma corrida meio chata. A maioria dos espectadores foi embora antes do final. A última vitória da Ford, contudo, foi emocionante até o último segundo. Depois de cobrir 4.997 km, a diferença entre o vencedor e o segundo colocado foi inferior a 120 metros.

V8 Supercars Gold Coast 600 de 2010


Tal como o BTCC, a série V8 Supercars da Austrália é espetacular. É como a Nascar, mas com curvas e menos pancadaria. Veja Shane Van Gisbergen e Jamie Whincup duelando ao longo das últimas duas voltas da corrida para entender melhor o que estamos falando.

GP de Dijon de 1979


A briga acirrada de René Arnoux e Gilles Villeneuve pela segunda posição é lendária. Se você assistir a esta corrida, vai amar a Fórmula 1 para sempre.

Final do Campeonato de Top Fuel de 2006

Ela ficou conhecida como “A Corrida”. O campeonato de Top Fuel de 2006 foi decidido na última passagem da última corrida, e Tony Schumacher quebrou o recorde americano em sua arrancada vitoriosa. Com 4,428 segundos, essa deve ter sido a maior corrida da história da NHRA.

500 Milhas de Daytona de 1976

A Daytona 500 de 1976 ficou famosa pelo acidente no final, mas ela foi bastante impressionante. Petty e Pearson duelaram do modo tradicional da Nascar. É o tipo de corrida que queremos ver em todo tipo de competição motorizada.

GP da Alemanha de 1957

As maiores corridas acontecem quando um piloto corre contra tudo e contra todos. Não há exemplo melhor que a inigualável corrida de Juan Manuel Fangio quebrando recorde atrás de recorde no antigo e mortal circuito de Nürburgring para garantir aquela que talvez seja a maior vitória do automobilismo moderno. Esta corrida está prestes a se tornar uma lenda, em vez de história.
Créditos das fotos: Ford, Getty Images


Fonte: Jalopnik
 Disponível no(a): http://www.jalopnik.com.br
Comente está postagem. Ajudem e Votem no Blog do largartixa no Premio TOPBLOG Brasil 2012 http://www.topblog.com.br/2012/index.php?pg=busca&c_b=29127383

Nenhum comentário: