6 de jun. de 2012

Teste: Chevrolet S10 cabine simples 2.4 flex

Cabine simples? Que nada, o que importa nessa picape é a caçamba dupla

Hairton Ponciano Voz // Fotos: Guilber Hidaka
Guilber Hidaka
Por R$ 61.890, versão cabine simples da S10 sai quase a metade do preço da cabine dupla
 
Ela não emite aquele assobio de turbo, típico das picapes a diesel. Também não ostenta o luxo e o conforto dos modelos de cabine dupla. O painel simples não tem ar-condicionado digital, e não há airbag nem como item opcional.
Tem pisca nos retrovisores, mas não vem com rádio. As portas não travam automaticamente, e o motor 2.4 flex é antigo, apesar das mudanças – caso do cárter de alumínio. Mas há compensações. Enquanto as picapes de cabine dupla, motor a diesel, câmbio automático e tração 4x4 passam de R$ 130 mil, nesta Chevrolet S10 a conversa é outra. É verdade que você perde metade da cabine, mas também economiza mais da metade do dinheiro. Com esse motor, ela parte de R$ 58.868 (LS), ou R$ 61.890 na versão LT, como a testada. A cabine é simples, mas para compensar a caçamba é dupla.
Enquanto a picape de cabine dupla é praticamente um carro de passeio, o modelo de cabine simples nasceu para trabalhar, ou para quem tem muita coisa para carregar. Moto, por exemplo, não poderia pegar carona nos modelos de quatro portas e cinco lugares. Mas, com uma caçamba de 2,32 metros, espaço é o que não falta. As fotos estão aí para provar.
Guilber Hidaka
A caçamba de 2,32 m de comprimento acomoda duas motos (das grandes) com folga
É claro que, em troca do conforto para a carga, o interior foi um pouco sacrificado. O visual moderno está lá. No trânsito, todo mundo olha para ela com cara de admiração. Às vezes, pinta até uma dor de cotovelo – no próprio motorista. Isso porque o porta-objetos central é alto. Assim, quando se puxa a segunda marcha, normalmente bate-se o braço nele. O painel segue a modernidade do exterior e ostenta o quadro de instrumentos inspirado no do Camaro. Mas falta muita coisa. O volante não tem controle de som – até porque o carro não tem aparelho de som. Na falta dele, fui ouvindo os ruí-dos da transmissão. E eles não foram música para meus ouvidos. A impressão é que alguma coisa ali entre o câmbio e o eixo cardã tem folga.
Se a cabine é um pouco apertada (o espaço para bolsas atrás dos bancos é restrito), na caçamba sobra lugar. A GM fala em 1.570 litros de carga (sem ultrapassar as laterais). E a capacidade de carga é de 1.078 kg.
Guilber Hidaka
O painel é belo, mas o aparelho de som é acessório, a ser instalado na concessionária
O motor 2.4 flex de até 147 cv consegue dar boa agilidade à picape de 1.672 kg e 5,37 metros. Na pista, fez 0 a 100 km/h em 13,1 segundos (a versão de cabine dupla cumpriu a prova em 14,3 s). O problema é que, para isso, o esforço do motor é grande. A relação peso-potência é de 11,4 kg/cv. Por causa desse esforço, o motor precisa se alimentar muito bem – ou cair no alcoolismo, como é o caso. Para ir de São Paulo a Tatuí, num percurso de 141 km, a picape tomou 20,2 litros de etanol: média de 7,0 km/l. Na cidade, a média foi de 4,9 km/l, também com o combustível renovável.
Entre os itens de série da versão LT estão ar-condicionado, direção hidráulica, ABS, computador de bordo, alarme, trio elétrico, faróis de neblina, rodas de alumínio aro 16, chave canivete e grade de proteção no vidro traseiro. Som, protetor de caçamba e capota “marítima” são acessórios, vendidos na concessionária, uma forma de melhorar um pouco o faturamento da rede autorizada. Afinal, quase todo mundo vai optar por sair da loja com o trio. Sem protetor de caçamba, a carga risca a lataria com muita facilidade.
Guilber Hidaka 
Chevrolet S10 flex LT
Preço R$ 61.890
Motor Longitudinal, 4 cilindros, 8 válvulas, comando simples, flex
Cilindrada 2.405 cm³
Potência 147/141 cv a 5.200 rpm
Torque 24,1/22,3 kgfm a 2.800 rpm
Transmissão Manual de cinco marchas, tração traseira
Suspensão Independente, braços articulados na dianteira. Atrás, feixe de molas semielípticas
Dimensões Comprimento: 5,367 m. Largura: 1,882 m. Altura: 1,785 m. Entre-eixos: 3,096 m
Números de teste
Aceleração 0 a 100 km/h 13,1 segundos
Aceleração 0-400 m 18,6 segundos
Retomada 40-80 km/h
7,9 segundos
Retomada 60-100 km/h 11,7 segundos
Retomada 80-120 km/h 18,2 segundos
Frenagem 80 km/h 28,7 metros
Frengem 60 km/h 16,3 metros
Ruído interno em marcha lenta 41,2 dB
Fonte: revistaautoesporte
Disponível no(a): http://revistaautoesporte.globo.com
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