28 de jun. de 2012

Fórmula 1-Superaquecimento causou quebras de Vettel e Grosjean

Renault analisa soluções para evitar novo problema no alternador em Silverstone

Romain Grosjean, da Lotus, em Valência (Charles Coates/LAT)

Os abandonos de Sebastian Vettel e Romain Grosjean no GP da Europa, em Valência, foram provocados por um superaquecimento no alternador do motor, confirmou a Renault nesta quinta-feira.
A montadora francesa realizou um exame detalhado dos motores quebrados de Red Bull e Lotus e o diagnóstico apontou um corte na energia elétrica para as unidades de energia do propulsor provocado pelo sobreaquecimento das peças do alternador.

Ainda que tenha detectado o que causou a falha no motor, a Renault realizará novos testes nesta semana para entender a razão real pela qual o problema apareceu.
“Checamos completamente as peças e parece que não há nenhuma razão óbvia para a quebra, então estamos conduzindo testes no dinamômetro em Viry para reproduzir as condições e dobrar a verificação dos resultados”, explicou o vice-diretor administrativo da Renault, Rob White.
Segundo o dirigente, a entrada do carro de segurança não provocou a falha no alternador e, na realidade, o motor de Vettel durou mais do que o esperado.
“Tínhamos evidências de que o alternador no carro de Sebastian [Vettel] mostrava sinais de superaquecimento durante o período do safety car, mas as velocidades mais lentas prologaram levemente sua expectativa de vida”, disse.
“É claro, quando Sebastian voltou a acelerar, o problema se intensificou novamente e o resultado é conhecido. Com o carro de Romain, a falha ocorreu repentinamente, algumas voltas após a saída do carro de segurança”, completou.
A Renault planeja implementar mudanças no alternador para a próxima corrida em Silverstone, assim como usar outro lote das peças, caso este novamente seja motivo de quebras.
“Analisamos várias soluções. A primeira é usar outro lote de alternadores para Silverstone em todos os nossos clientes ou um desenho levemente modificado”, afirmou White.
“Estamos também pensando em retomar uma antiga especificação de alternador, usada em 2011. Então vamos conversar com as equipes parceiras para introduzir soluções mecânicas ou de refrigeração, além de mudar alguns ajustes nas mapas de aceleração para que gaste menos. Tudo isso será avaliado entre agora e Silverstone, além de olharmos tudo em relação à sexta-feira e ver quais medidas adicionais são necessárias”, completou.

Fonte: tazio
Disponível no(a): http://tazio.uol.com.br
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