28 de abr. de 2012

Honda quer acabar com congestionamentos

Fotos: Divulgação
Honda quer acabar com congestionamentos
Marca japonesa revela novo sistema que impede formação de engarrafamentos


A Honda apresentou uma nova tecnologia que detecta a potencial formação de congestionamentos no trânsito e prevê a formação de engarrafamentos, em função dos padrões de aceleração e frenagem dos veículos em situações de tráfego intenso.

Esta nova tecnologia, desenvolvida pela Honda em conjunto com Centro para Pesquisa Avançada de Ciência e Tecnologia da Universidade de Tóquio, consiste na utilização de radares para detectar o congestionamento potencial da via e na monitorização dos padrões de aceleração/frenagem do veículo. No caso de detectar que esse padrão pode causar um engarrafamento, o sistema informa o condutor, encorajando-o a adotar uma condução mais suave, o que provocará um efeito dominó, alastrando-se aos demais motoristas.

Segundo os engenheiros da marca nipônica, o efeito pode ser maximizado através da ligação dos veículos à Internet, para que informações semelhantes sejam transmitidas a vários condutores, criando um padrão uniforme no trânsito, ou através da atuação sobre os sistemas de cruise-control adaptativo dos veículos.

Os testes preliminares promovidos pela Honda apontam para um aumento da velocidade média em cerca de 23% e uma economia de cerca de 8% no consumo de combustível. Os primeiros testes de estrada serão realizados na Itália e na Indonésia em maio e julho.



Fonte: motordream
Disponível no(a): http://motordream.uol.com.br
Comente está postagem.

Nenhum comentário: