28 de abr. de 2012

Teste: Volkswagen Fox agora é uma raposa azul

Fotos: Igor Macário/Carta Z Notícias
Teste: Volkswagen Fox agora é uma raposa azul
Sem novidades na linha 2013, Volkswagen valoriza versão Bluemotion do Fox e I-Motion do CrossFox


As novidades da Volkswagen para 2013 são quase nenhuma. A exceção fica para a linha Fox. E nem chega a ser lá essas coisas. A primeira é a introdução do conhecido câmbio automatizado I-Motion no CrossFox. A outra foi a apresentação do Fox Bluemotion. As mudanças nesta são semelhantes às mostradas no Polo Bluemotion três anos atrás: pneus com menor resistência à rolagem, transmissão mais longa – que prometem reduzir o consumo em até 10% em relação ao Fox normal –, e uma grade frontal com melhor índice de penetração aerodinâmico.
O CrossFox era a única versão do compacto que ainda não tinha a opção de câmbio automatizado. De quebra, na linha 2013 ganhou novas rodas de liga leve – opcionais – e um borrachão lateral, que substitui o adesivo usado até então. Já o Bluemotion usa o mesmo conjunto mecânico da versão comum – com o valente 1.6 8V de 104 cv com etanol e câmbio manual de cinco marchas.


No entanto, diversas modificações foram feitas para reduzir o consumo. A relação da quinta marcha foi alongada para fazer o motor trabalhar em rotações mais baixas – o que também se traduz em maior conforto a bordo pelo menor ruído. Há inclusive um indicador de marcha utilizada, que pode sugerir trocas para manter a rotação mais tempo possível na zona de maior eficiência.

Segundo a Volkswagen, somente a quinta marcha foi alongada em 21% e fez cair bastante a rotação em velocidade de cruzeiro. A marca garante que o conjunto é capaz de levar o modelo do zero aos 100 km/h em razoáveis 10,3 segundos, e à máxima de 183 km/h. Sempre bebendo etanol, a Volkswagen afirma que a média de consumo passou das normais 8,3 km/l na cidade e para 11,9 km/l na estrada para 9,4 km/l e 13,5 km/l nas mesmas condições. A intenção da marca é obter um consumo 10% menor que no modelo normal.



E tal “mágica” acontece mesmo com alterações menores que as feitas no Polo Bluemotion. A maioria atinge mais o visual, para cumprir a função de diferenciar a versão do restante da linha, embora haja um pequeno ganho de eficiência aerodinâmica – o coeficiente aerodinâmico caiu de 0,34 Cx para 0,33 Cx no Bluemotion. Na estética, a grade agora tem apenas dois frisos em preto brilhante e traz a inscrição Bluemotion no canto direito. As rodas de aço de 14 polegadas calçam pneus mais finos e usam calotas específicas para a linha BlueMotion.

Há também um pequeno spoiler traseiro, que até melhora o fluxo de ar, mas não é novo. Está presente em quase todas as versões do modelo. Na hora de precificar as alterações, no entanto, a Volkswagen não visou tanto a economia. O modelo mais ecologicamente correto da Volkswagen custa R$ 36.730 na versão duas portas e R$ 38.300 na quatro portas. Esses valores dão direito a direção hidráulica, sistema de som com CD/MP3/USB/Aux/iPod, airbags frontais e freios ABS. Pelo conjunto paga-se aproximadamente R$ 1.200 a mais – algo como 500 litros de etanol na cidade de São Paulo. Como investimento, o Bluemotion passaria a ser bom negócio somente a partir de 50 mil km. O jeito, então, é apelar pelo amor à natureza.



Primeiras impressões


Caixinha mágica


Embu das Artes/São Paulo –
As alterações no visual do Fox Bluemotion deixaram o modelo com um ar mais europeu, sem tantos “penduricalhos” estéticos ou rodas enormes. O jeito mais discreto do modelo condiz com a proposta de ser um carro mais sensível ao meio ambiente, ao beber e poluir menos. Mas sem dúvidas, o maior atrativo da versão é o câmbio com relações mais longas, o mesmo usado pelo Polo Bluemotion. Além de ter mantido os ótimos engates, o novo escalonamento amansou o comportamento do carro e tornou a condução muito mais relaxada e até prazerosa.
O bom 1.6 8V VHT consegue encher as marchas mais longas graças ao torque de 15,6 kgfm disponíveis já a 2.500 rpm sem sinais de sufoco. E ainda retribui o trabalho mais manso com médias de consumo raras no mercado nacional. Com o motor sussurrando a cerca de 2 mil giros aos 100 km/h constantes em rodovia, o computador de bordo apontou números superiores aos 23 km/l de gasolina, conseguidos sem muito esforço – isso também se traduz em mais conforto em velocidades de cruzeiro, com menos ruído do motor.


Claro que essas médias foram conseguidas nas boas estradas do interior paulista, predominantemente planas, e a unidade usada para as medições não contava com ar-condicionado. No entanto, no “mundo real” o Fox Bluemotion não fica muito longe disso.

No CrossFox, o câmbio I-Motion repete o comportamento já apresentado pelo Fox “civil”, SpaceFox e Space Cross, que ainda é muito semelhante a Gol e Voyage equipados com o sistema. Apesar da ausência de trancos nas trocas, o processamento ainda parece lento, principalmente para detectar as mudanças nas exigências ao pedal do acelerador – o câmbio titubeia ntes de decidir que marcha engatar. Boa pedida é usar o modo manual e trocar as marchas pelas práticas “borboletas” atrás do volante, que agilizam o processo e deixam o carro mais na mão. As mudanças não ficam mais rápidas, mas ao menos ocorrem quando o motorista comanda.

Ficha técnica

Volkswagen Fox Bluemotion 1.6

Motor: A gasolina e etanol, dianteiro, transversal, 1.598 cm³, com quatro cilindros em linha, duas válvulas por cilindro e comando simples no cabeçote. Acelerador eletrônico e injeção eletrônica multiponto sequencial.
Transmissão: Câmbio manual de cinco marchas à frente e uma a ré. Tração dianteira.
Potência máxima: 101 cv com gasolina e 101 cv com etanol a 5.250 mil rpm.
Aceleração 0-100 km/h: 10,3 segundos.
Velocidade máxima: 183 km/h
Torque máximo: 15,4 kgfm com gasolina e 15,6 kgfm com etanol a 2.500 rpm.
Diâmetro e curso: 76,5 mm X 86,9 mm. Taxa de compressão: 12,1:1.
Suspensão: Dianteira do tipo McPherson, com rodas independentes, braços triangulares transversais e barra estabilizadora. Traseira semi-independente, com eixo de torção com molas helicoidais e amortecedores hidráulicos.
Pneus: 175/70 R14.
Freios: Discos ventilados na frente e tambores atrás. Oferece ABS como opcional.
Carroceria: Hatchback em monobloco com quatro portas e cinco lugares. Com 3,82 m de comprimento, 1,65 m de largura, 1,54 m de altura e 2,46 m de entre-eixos. Airbags frontais de série.
Peso: 1.009 kg com 440 kg de carga útil.
Capacidade do porta-malas: 260 litros.
Tanque de combustível: 50 litros.
Produção: São Bernardo do Campo, Brasil.
Lançamento no Brasil: 2012.
Itens de série: Direção hidráulica, airbags frontais, freios ABS, apoios de cabeça traseiros.
Opcionais: Ar condicionado, vidros, travas e retrovisores elétricos, pintura metálica, sensores crepuscular e de chuva, retrovisor interno eletrocrômico, rádio CD/MP3/USB/iPod/Aux.
Preço: R$ 36.730.



Fonte: motordream
Disponível no(a): http://motordream.uol.com.br
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