10 de mar. de 2012

Este protótipo esquecido foi o último Alpine construído



Frente aos boatos recentes sobre a volta da última grande marca de esportivos franceses, a Alpine, o pessoal da IEDEI revelou fotos exclusivas do último, e secreto, protótipo Alpine.

Na passagem entre as décadas de 1980 e 90, os fabricantes ficaram obcecados em criar carros para ocupar pequenos nichos de mercado. O resultado disso geralmente se materializou na forma de SUVs e minivans, mas todos os fabricantes tinham um ou dois esportivos em sua gama. E a Renault não era diferente. Sob a marca Alpine, eles construíram o A610/GTA de motor e tração traseiros, que se acreditava ser o último representante de uma longa linhagem de esportivos franceses, geralmente vistos como os equivalentes gauleses da Lotus ou Porsche.
Enquanto o A610/GTA estava em produção, Renault começou a trabalhar em seu sucessor, de codinome W71. O projeto foi cancelado em 1992 ou 1993, mas não antes que um protótipo fosse construído. Uma fonte da IEDEI contou que o carro ainda está na França, e funciona.
Sim, o protótipo funcionava totalmente. Sua direção foi testada e ajustada na pista do centro de testes da Renault em Aubevoye. Seu tempo de volta era melhor que o do A610, apesar do motor inferior. Se me lembro bem, o protótipo era equipado com um motor J7R, 2.0 aspirado naturalmente com 140 cavalos versus o Z7X 2.5 turbo de 250 cavalos do A610. O primeiro protótipo e conceito era bem leve (sem ar condicionado, ABS). Mais tarde durante o desenvolvimento, o marketing pediu por várias coisas inúteis neste tipo de carro. O peso e o preço aumentaram, desempenho caiu. E o projeto foi finalmente cancelado em 1992 ou 1993.

O leve cupê de dois lugares estava em desenvolvimento na unidade BEREX (Bureau d’Etudes et de Recherches Exploratoires) da Renault, a fábrica original da Alpine, de onde saem hoje as versões RenaultSport do Clio e do Megane. Da fábrica saiu também o Renault Sport Spider, um roadster de motor central, que pode ser considerado um sucessor da marca, seguindo a mesma receita de leveza e pensado para o prazer ao volante.
Resta saber se os responsáveis pelo Nuova Stratos – modelo que assim como o original carrega semelhanças com os Alpines – serão capazes de honrar essa história. Mais do que isso, trazer a marca de volta às ruas.
Confira no IEDEI mais fotos deste carro. Se você tiver alguma informação sobre o paradeiro atual deste protótipo, sinta-se à vontade para enviar a dica nos comentários.
Fonte:jalopnik
Disponível no(a): http://www.jalopnik.com.br
Comente está postagem.

Nenhum comentário: