5 de mar. de 2012

Audi 100: um alemão (bem) familiar em nossas ruas Por Renato Bellote



Começo o texto com uma charada. O clássico tema desse post tem a frente parecida com um Volkswagen. Olhando bem, a traseira também é bastante familiar. E o interior, com assentos em tecido? O volante é idêntico. Seria esse um Passat alemão?

Quem respondeu “sim” errou redondamente. Este é um Audi 100 Avant GL 5. O nome é comprido e o logotipo ocupa uma boa parte da tampa traseira. A versão Avant, que lembra um hatch com quatro portas, foi lançada na Europa em 1980 – ano desse exemplar – e, juntamente com seus irmãos, vendeu mais de um milhão de unidades.
Como é possível imaginar o modelo é raríssimo por aqui. Para fazer um teste seria interessante levá-lo a algumas concessionárias da marca alemã para medir o nível de conhecimento de vendedores e gerência. Pouca gente saberia identificá-lo.

O interior monocromático é outra coisa diferente, especialmente nessa tonalidade verde. Passa uma idéia de algo familiar, como a sala de estar da casa de alguma tia, incluindo o volante e tudo mais. A maciez dos bancos impressiona, bem como o espaço traseiro (ele é maior e mais largo do que o nosso Passat).
Mas bastou abrir o capô para notar que os alemães – e europeus de modo geral – estavam muito mais à frente. O motor é um cinco-cilindros, de 2,2 litros e conta com injeção mecânica de combustível Bosch K-Jetronic. Ele tem 134 cv com torque de 18,5 kgfm. Anos mais tarde os engenheiros colocaram um cabeçote multiválvulas, turbo e transformaram a idéia em um monstro chamado RS2.
Guiar o clássico me fez sentir como um alemão ocidental no início dos anos 80. Entre os bancos traseiros ele traz um estojo – igualmente verde – para a colocação de esquis. Com a temperatura que tem feito por aqui nestas últimas semanas essa parece uma realidade ainda mais distante.
Voltando ao passeio, a transmissão de três velocidades faz seu trabalho com eficiência, mas fiquei imaginando que a versão manual permitiria um aproveitamento bem mais eficiente da potência. O conforto da suspensão em nosso piso é louvável e ainda temos o ar-condicionado.
Mas a reação das pessoas que passavam por ali era clara: todo mundo pensou que fosse um Passat com símbolo Audi ou uma versão de quatro portas. Na verdade o Volkswagen que fez muito sucesso em nosso mercado teve como base o Audi 80, com algumas mudanças estéticas do genial Giorgietto Giugiaro.
Devo dizer que a temporada de Audis foi aberta! Em breve teremos algumas matérias com modelos mais novos e outros mitos da marca das argolas. Posso dar uma pista de dois deles, bastante raros em qualquer lugar: o RS2 e o S2 sedã. Aguardem!
Fonte: jalopnik
Disponível no(a): http://www.jalopnik.com.br
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