18 de fev. de 2012

Tecnologia - Como suspeitávamos, carros elétricos podem ser mais poluentes que seu beberrão



Os carros elétricos e até mesmo os híbridos têm sido apontados como uma forma de limitar a poluição no ar e em nossos pulmões, mas um novo estudo vindo da China – o lugar que mais sofre com isso atualmente – mostra que eles na verdade são piores que a boa e velha combustão.

O estudo analisou a emissão de material particulado, ao invés da comparação tradicional de gases causadores do efeito estufa. O que eles descobriram – e não se trata de uma grande novidade para boa parte de nós – é que por quilômetro rodado por pessoa, os carros elétricos são piores que os que usam gasolina pois a poluição acontece nas usinas elétricas ao invés da ponteira do escapamento. Já que boa parte da energia na China vem de combustíveis fósseis – principalmente carvão – a energia que vai para um veículo elétrico é bem suja, e até mais poluente que o uso de um motor a gasolina.
Ônibus a diesel estão praticamente no mesmo nível que os carros elétricos, e carros diesel são os piores. Mas no geral, qual a forma mais verde para se locomover, por pessoa, por quilômetro? Bikes elétricas, uma forma de transporte que tem sido um grande sucesso na China, pois consomem pouquíssima energia – ao contrário de um automóvel completo.
Ao obter a energia para as baterias de formas menos poluentes (como no caso do Brasil, onde a matriz é de origem hidroelétrica), é possível driblar este problema, mas levanta uma questão importante sobre o estudo da poluição: há muito mais do que só o que sai pelo escapamento.

Fonte: jalopnik
 Disponível no(a): http://www.jalopnik.com.br/
Comente está postagem.

Nenhum comentário: