28 de fev. de 2012

Nascar Kenseth vence Daytona 500 marcada por acidente de Montoya

Colombiano bateu em carro de serviço, que pegou fogo e causou interrupção de duas horas

Kenseth recebe a bandeira quadriculada em Daytona à frente de Dale Jr e Biffle (Lesley Ann Miller/LAT)

Matt Kenseth conquistou a vitória das 500 Milhas de Daytona na madrugada desta segunda para terça-feira. Este foi o seu segundo triunfo na prova e o 22º de sua carreira
A corrida ficará lembrada pelas várias confusões causadas pelo mau tempo, motivo para ela ter sido adiada pela primeira vez na sua história, e pelo acidente de Juan Pablo Montoya.
O colombiano perdeu o controle do seu carro durante uma bandeira amarela na volta 161 e bateu em um carro de serviço que levava uma turbina para limpeza da pista.

A gasolina que estava no carro de serviço pegou fogo e os fiscais tiveram dificuldade para controlar as chamas. Montoya e o motorista do carro da organização foram levados avaliados pelos médicos e liberados pouco depois.
O problema causou uma interrupção com bandeira vermelha de 2 horas, 5 minutos e 29 segundos para que a pista pudesse ser limpa e reparada. A preocupação era com a condição do asfalto depois do incêndio.
Com a confusão, Dave Blaney quase protagonizou uma grande zebra, já que liderava a corrida por estar em uma estratégia diferente dos ponteiros. Com a decisão de se retomar a corrida, ele precisou ir para os boxes para o reabastecimento antes mesmo da bandeira verde.
Com isso, Kenseth assumiu a ponta e se manteve na briga pela liderança até as voltas finais, quando conseguiu evitar o ataque de Dale Earnhardt Jr e contou com a ajuda de seu companheiro de equipe Greg Biffle, que segurou o rival nas duas voltas da prorrogação depois da volta 201.
Dale Jr ainda conseguiu cruzar em segundo, seguido por Biffle, Denny Hamlin e Jeff Burton, que completaram os cinco primeiros colocados.
Corrida é tumultuada por acidente de Montoya
Depois de ter sido adiada várias vezes, a largada das 500 Milhas de Daytona aconteceu às 19 horas desta segunda-feira no horário local (21 horas de Brasília). E logo na segunda volta aconteceu o primeiro grande acidente da temporada.
Jimmie Johnson recebeu um toque e bateu no muro na curva um. Em seguida, foi acertado por David Ragan, que vinha atrás. Vários carros acabaram se envolvendo no acidente: Danica Patrick, Trevor Bayne, Elliot Sadler e Kurt Busch.
A bandeira verde veio na volta oito, mas não durou muito, já que Ryan Newman perdeu o controle de seu carro e rodou, causando outra interrupção.
A pista foi liberada novamente na volta 17 e a partir deste momento a corrida teve um ritmo normal, com poucas bandeiras amarelas. Denny Hamlin liderou a maior parte desta primeira fase da prova, sempre seguido de perto por Jeff Burton, Paul Menard e Greg Biffle.
A corrida ficou movimentada perto de sua metade com a disputa pelo prêmio de 200 mil dólares para o piloto que completasse a 100ª na liderança. Biffle estava na ponta da prova até ser ultrapassado a poucos metros da linha de chegada por Martin Truex, que conquistou a bolsa.
Mas ele não durou muito tempo na frente e foi ultrapassado rapidamente por Hamlin. A corrida seguiu até a volta 156 com o piloto da Joe Gibbs Racing se revezando nas primeiras posições com Biffle, Regan Smith, Burton, Matt Kenseth, Joey Logano e Dale Earnhardt Jr.
Foi quando o motor do Toyota de David Stremme quebrou causando nova bandeira amarela e fazendo com que os líderes fossem para os pits. Dave Blaney seguiu na pista e assumiu a ponta. Antes mesmo da relargada, Juan Pablo Montoya perdeu o controle do seu Chevrolet Impala e bateu em um carro de serviço que levava uma turbina para limpeza da pista causando um grande incêndio. Tanto o piloto colombiano quanto o motorista do caminhão não se feriram.
Após o controle do fogo, o trabalho foi de limpeza da pista, sempre com a preocupação com relação a possíveis danos ao asfalto.
A corrida recomeçou faltando 40 voltas para o final, ainda sob bandeira amarela. Os quatro primeiros colocados, incluindo Blaney precisaram ir para os boxes para o seu reabastecimento. A relargada aconteceu na volta 166, com Kenseth na liderança, seguido por Dale Jr., Kevin Harvick e Biffle.
Duas bandeiras amarelas ainda aconteceriam antes do término da prova: a primeira quando Ambrose e Logano se tocaram e saíram da pista, e a segundo, a quatro voltas do fim, com um toque de Stenhouse no campeão Tony Stewart, que rodou, causando um novo acidente com vários carros.
Esta segunda interrupção obrigou a utilização da prorrogação ao final das 200 voltas. A bandeira verde foi dada com Kenseth na ponta, seguido por Dale Jr. O líder trabalhou bem com seu companheiro de equipe, Biffle, que conseguiu atrapalhar o piloto da Hendrick Motorsports.
Com isso, Kenseth teve tranquilidade para cruzar a linha de chegada 0s210 à frente de Dale Jr, que superou Biffle nos metros finais.
A próxima corrida da Sprint Cup, segunda da temporada, acontece no próximo sábado, em Phoenix.

Fonte:tazio
Disponível no(a): http://tazio.uol.com.br
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