22 de fev. de 2012

Mercado-PSA negocia cooperação estratégica com a General Motors

Ministro francês confirma negociação entre os dois grupos automobilísticos. PSA Peugeot Citroën destacou que não há certeza de um acordo concreto.

Peugeot 408 começa a ser produzido na Argentina (Foto: Divulgação)Acordos de cooperação e aliança são estudados pelo grupo francês PSA Peugeot Citroën
(Foto: Divulgação)
O ministro francês do Trabalho, Xavier Bertrand, confirmou nesta quarta-feira (22) que a empresa francesa PSA Peugeot Citroën está em negociações com a americana General Motors (GM) para estabelecer uma "cooperação estratégica".

"O presidente do grupo me informou ontem à noite (terça-feira) sobre conversações para uma cooperação estratégica e me disse que era uma boa notícia para o grupo", afirmou Bertrand à rádio Europe 1.
Em um comunicado, a PSA Peugeot Citroën confirmou que analisa projetos de cooperação e aliança, mas destacou que não há certeza de um acordo concreto, sem mencionar a GM. A busca por uma nova saída se tornou mais intensa no ano passado, quando o grupo PSA passou por um difícil momento, especialmente em função da crise econômica na Europa.
De acordo com o site de notícias francês LaTribune.fr, uma "fonte oficial" afirmou que as discussões estão avançadas e que um anúncio da parceria pode ser feito no começo de março, durante o Salão de Genebra. A mudança, no entanto, não se trata de uma fusão e nenhuma mudança no mercaod de ações acontecerá. O site afirma que a parceria ficaria restrita à produção de carros e peças na Europa.
Em janeiro, a PSA Peugeot Citroën desmentiu rumores de que estaria em negociação com o grupo Fiat Chrysler.  Há dois anos, o grupo francês tentou se aliar à japonesa Mitsubishi, mas a operação foi desfeita. O projeto foi enterrado em março de 2010.
A PSA é líder no mercado francês e ocupa o segundo lugar em vendas na Europa. Por causa da crise, no ano passado as vendas do grupo caíram 1,5% no mundo a 3,5 milhões de unidades. Assim, a receita líquida do grupo caiu pela metade, para 588 milhões de euros. O grupo voltou a lucrar em 2010, depois de ter passado por dois anos consecutivos de perdas.
A má performance em 2011 pesou no braço automotivo, o mais importante do grupo. A divisão teve perda operacional de 92 milhões de euros no ano, contra lucro de 621milhões de euros em 2010. Diante da situação, a PSA vai investir mais no desenvolvimento das operações fora da Europa, no entanto, a empresa precisa de financiamento para isso. Assim, uma aliança viria em bom momento.
Foco no Brasil
Entre os mercados mais promissores para o grupo estão China e Brasil. Somente para o mercado brasileiro estão previstos oito lançamentos para este ano, entre novos modelos e versões para as duas marcas. A estreia da linha de luxo Citroën DS é uma delas. Além dele, já desembarcaram por aqui neste ano o 308 e o 408 1.6 THP (turbo).
A Peugeot ainda reserva o 308 THP, o 208 - que será fabricado no Brasil em 2013 - e o sedã 508. A meta para a marca do leão é vender neste ano 100 mil unidades e chegar a 3% de participação do mercado, de acordo com o presidente da Peugeot do Brasil, Frédéric Drouin. Somente o 308, que começa a ser vendido em março, deve colaborar com 12 mil unidades vendidas até o fim do ano, segundo as previsões da Peugeot.
Já a Citroën descarta entrar no segmento popular no país e continua a apostar no crescimento do segmento “Premium”. Segundo a montadora, hoje o amadurecimento do mercado brasileiro leva ao crescimento de segmentos mais altos. Por esse motivo, a Citroën crescerá de forma “natural”.
Para este ano, a marca pretende ter também 3% de participação em um mercado previsto em 3,63 milhões de unidades, o que significa a venda de 110 mil carros. Em 2011, a particpação da marca francesa foi de 2,63%. Mas o crescimento só será possível com a expansão da rede de concessionárias, de acordo com a própria montadora.

Fonte: G1
Disponível no(a): http://g1.globo.com/carros/
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