17 de fev. de 2012

Indústria -Governo dos EUA quer eliminar recursos que distraem motoristas

 Fotos: Divulgação
Governo dos EUA quer eliminar recursos que distraem motoristas
Recomendações mostram que sistemas de entretenimento e comunicação a bordo são causadores de mortes no trânsito

por Túlio Moreira

O Departamento de Transporte dos Estados Unidos emitiu um guia com recomendações para que as montadoras de automóveis deixem de equipar carros com equipamentos e recursos que possam causar distração de motoristas.
Sistemas de entretenimento com acesso a redes sociais e recursos interativos que permitem navegar na web ou enviar mensagens de texto são os principais alvos da nova medida. O Sync, por exemplo, é um sistema desenvolvido pela Ford e Microsoft que permite acessar funções e ferramentas a partir de comandos de voz, quando conectado a um smartphone.

De acordo com o órgão, qualquer tecnologia que exija que o motorista tire uma das mãos do volante ou desvie seu olhar da estrada por mais de dois segundos deveria ser desabilitada. Por enquanto, as recomendações do Departamento de Transporte são voluntárias – as montadoras não sofrerão punições caso deixem de seguir o guia. A NHTSA, agência que ficou responsável pela elaboração do documento, afirma que distrações ao volante causaram 3.092 mortes nos EUA em 2010.

A Alliance of Automobile Manufacturers, associação das fabricantes equivalente à Anfavea no Brasil, afirma que é favorável às recomendações do governo, mas que elas não serão eficientes para impedir distrações ao volante. A entidade, que reúne 12 montadoras instaladas nos EUA, acredita que se o motorista for impedido de acessar recursos ou aplicativos a partir do carro, irá apenas mudar de suporte. Ou seja, deixará de enviar uma mensagem com sistema multimídia para enviá-la utilizando um celular. A população norte-americana terá 60 dias para enviar sugestões e críticas sobre a medida.




Fonte: motordream
Disponível no(a): http://motordream.uol.com.br
Comente está postagem.

Nenhum comentário: