17 de fev. de 2012

Teste- Toyota Camry XLE 2012 é um japonês divertido

 Fotos: Autocosmos/México
Teste: Toyota Camry XLE 2012 é um japonês divertido
Versão traz luxo e condução divertida

por Alejandro Konstantonis
do AutoCosmos/México


O Toyota Camry é um dos carros japoneses que criaram raízes nos Estados Unidos, onde foi apresentado em 1982 cujo nome código era V20. Desde então, ele é um dos favoritos por lá, sendo o sedã mais vendido no país desde 1997. O nome é a transcrição fonética da palavra japonesa para “coroa”. Atualmente, o modelo chegou à sétima edição, a XV50, sem ser um carro totalmente novo, ainda assim, ele passou por importantes mudanças estéticas para ser considerado um produto de nova geração.

Sob o capô, um motor V6 de 3.5 L com 24 válvulas e duplo comando no cabeçote equipado com sistema de abertura variável de válvulas chamado de VVT-i Dual. O propulsor está acoplado a uma transmissão automática de seis velocidades chamada de ETC-I. Este conjunto fornece 268 cv a 6.200 rpm e 34,2 kgfm de torque e leva o carro a uma velocidade máxima de 220 km/h.



Uma grande gama de aparatos tecnológicos aumenta a segurança de condução e dos passageiros em caso de acidentes. Entre eles, freios ABS com sistemas EBD de distribuição eletrônica de força de frenagem, e BA de assistência de frenagem. A suspensão é McPherson no eixo dianteiro e multilink no traseiro. Essa versão conta com rodas de alumínio de 17 polegadas com desenho sóbrio.

A maior parte das mudanças ficou no exterior do sedã. A primeira mudança notada é a da dianteira, com faróis com cortes mais ousados e angulares. Eles se integram perfeitamente à grade em forma de trapézio invertido, na qual fica o emblema da marca. Os lados são muito limpos e de desenho fluido. A traseira também é sóbria. Nela, as lanternas são unidas por uma moldura grossa onde está o símbolo da Toyota.



Na versão XLE, o luxo do interior é notado a partir do momento em que se abre a porta. Esta versão conta com abertura e fechamento das portas sem o uso da chave. O revestimento é de couro e os bancos dianteiros oferecem vários ajustes elétricos – o do motorista tem oito, e o do acompanhante tem quatro. Nos bancos de trás, três adultos podem viajar comodamente. Ou então, esses bancos podem ser rebatidos para facilitar o transporte de objetos grandes no porta-malas, que tem capacidade de 437 litros.

No painel de instrumentos, imperam os círculos. O maior deles é o velocímetro, à sua esquerda está o conta-giros. Este tem uma tela que exibe informações da transmissão e da temperatura do líquido de arrefecimento e também do exterior. No centro do painel, uma tela de 6,1 polegadas sensível ao toque exibe desde os mapas do sistema de navegação até as imagens da câmera de ré, ela ainda serve para controlar o sistema de áudio. O veículo conta ainda com conectividade Bluetooth.



O painel é enorme e apresenta uma combinação de materiais de boa qualidade. Os plásticos de toque suave e alguns detalhes imitam alumínio e madeira complementam o ar de elegância do modelo, mas, com o passar do tempo, eles se tornam geradores de ruídos devido à vibração.

Atrás do volante, é possível sentir um carro sólido, com potência e presença suficiente. O V6 responde, sem pressas, mas sem pausas. A aceleração é constante, e a transmissão ECT-I faz as mudanças de maneira suave. As suspensões independentes, somadas à largura das rodas, fazem com que a condução do Camry não seja uma experiência tediosa como em gerações anteriores. Em caminhos montanhosos e sinuosos, ele pode até oferecer uma experiência divertida para o condutor. Os consumos do Camry V6 são discretos, mas adequados ao tamanho do modelo. Ele faz 9km/L na cidade e 12 km/L em estrada.



Conclusão:
O Toyota Camry XLE tem um bom nível de equipamentos e oferece amenidades de série, como o navegador e um sistema de purificação de ar da cabine, que não é oferecido pelos concorrentes. Apesar de o sedã não ser um veículo emocionante, essa geração começa a torná-lo divertido. Além disso, ele é, sem dúvida, muito confiável. Nos Estados Unidos, a versão custa US$ 24.725 – R$ 42,5 mil.

Ao longo desses 30 anos, o Camry se tornou 36,5 centímetros mais comprido e 7,5 cm mais alto. Ele ficou 13,1 cm mais largo e o entre-eixos cresceu 14 cm. Junto do tamanho, o peso também aumentou. O Camry 2012 é quase meia tonelada mais pesado que o Camry de 1982.






Fonte: motordream
Disponível no(a): http://motordream.uol.com.br
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