Apesar de semelhanças com antecessor, modelo sofreu várias mudanças, defende
Durante o lançamento do MP4-27, modelo que será utilizado
pela McLaren na temporada 2012 da F1, os integrantes da equipe
defenderam que o carro representa uma "completa reformulação" do bólido
do ano passado, embora as linhas sejam bastantes semelhantes às de seu
antecessor.
Durante a apresentação, que aconteceu nesta quarta-feira em Woking, fábrica da escuderia, os itens que mais chamaram a atenção foram o bico menos radical do que alguns esperavam e a posição dos escapamentos.
O diretor de engenharia da equipe, Tim Goss, declarou que se, por fora, o modelo é uma evolução do MP4-26, por dentro ele está quase totalmente modificado. "Impusemos a nós mesmos objetivos ambiciosos e difíceis. Esperamos que, para atingi-los, tenhamos um carro campeão desde a primeira corrida", afirmou. "Este modelo está completamente reformulado, de cabo a rabo, e pouquíssimas coisas foram mantidas. Parte do sistema de abastecimento é a mesma, mas quase todo o resto mudou", explicou.
Goss apontou que a próxima fase é confirmar a melhora de performance durante as três baterias de testes que antecedem o início da temporada. "Temos um bom planejamento para isso - atualizações para a asa dianteira, traseira, assoalho e carenagem já estão planejadas", informou.
O diretor técnico, Paddy Lowe, complementou que a natureza do atual regulamento torna mais difícil para as equipes inovar o desenho dos carros, o que, segundo ele, não impediu a McLaren de conseguir uma boa evolução no desempenho. "As regras estão nos prendendo em caixas cada vez mais estreitas. Não vemos grandes mudanças radicais de um ano para o outro", reclamou.
"O carro parece similar [ao anterior], mas internamente foi feita uma grande gama de modificações. Todas as peças foram avaliadas por peso e performance. Se você somar tudo, vai ter um carro mais rápido. Os times são encarregados de encontrar aqueles 1% ou 2% de melhora, mas é claro que há inovações óbvias", detalhou.
Uma das mudanças mais visíveis está na parte lateral, onde a McLaren abandonou o formato em "U", lançado no ano passado, por um desenho mais convencional. De acordo com a escuderia, a vantagem aerodinâmica obtida com o layout de 2011 ficou irrelevante a partir do banimento dos difusores soprados.
Lowe também revelou que a equipe não se preocupou em estudar o sistema de regulagem automática de altura desenvolvido por Lotus e Ferrari, que foi recentemente proibido pela FIA. "Houve uma série de soluções que chegamos a considerar no passado, mas, em nossa interpretação, nós nunca levaríamos em conta [esse sistema] como algo legal. Nossa visão era de que ele não era algo que devêssemos desenvolver, portanto foi satisfatório ver a avenida ser fechada de acordo com nossa interpretação", finalizou.
Durante a apresentação, que aconteceu nesta quarta-feira em Woking, fábrica da escuderia, os itens que mais chamaram a atenção foram o bico menos radical do que alguns esperavam e a posição dos escapamentos.
O diretor de engenharia da equipe, Tim Goss, declarou que se, por fora, o modelo é uma evolução do MP4-26, por dentro ele está quase totalmente modificado. "Impusemos a nós mesmos objetivos ambiciosos e difíceis. Esperamos que, para atingi-los, tenhamos um carro campeão desde a primeira corrida", afirmou. "Este modelo está completamente reformulado, de cabo a rabo, e pouquíssimas coisas foram mantidas. Parte do sistema de abastecimento é a mesma, mas quase todo o resto mudou", explicou.
Goss apontou que a próxima fase é confirmar a melhora de performance durante as três baterias de testes que antecedem o início da temporada. "Temos um bom planejamento para isso - atualizações para a asa dianteira, traseira, assoalho e carenagem já estão planejadas", informou.
O diretor técnico, Paddy Lowe, complementou que a natureza do atual regulamento torna mais difícil para as equipes inovar o desenho dos carros, o que, segundo ele, não impediu a McLaren de conseguir uma boa evolução no desempenho. "As regras estão nos prendendo em caixas cada vez mais estreitas. Não vemos grandes mudanças radicais de um ano para o outro", reclamou.
"O carro parece similar [ao anterior], mas internamente foi feita uma grande gama de modificações. Todas as peças foram avaliadas por peso e performance. Se você somar tudo, vai ter um carro mais rápido. Os times são encarregados de encontrar aqueles 1% ou 2% de melhora, mas é claro que há inovações óbvias", detalhou.
Uma das mudanças mais visíveis está na parte lateral, onde a McLaren abandonou o formato em "U", lançado no ano passado, por um desenho mais convencional. De acordo com a escuderia, a vantagem aerodinâmica obtida com o layout de 2011 ficou irrelevante a partir do banimento dos difusores soprados.
Lowe também revelou que a equipe não se preocupou em estudar o sistema de regulagem automática de altura desenvolvido por Lotus e Ferrari, que foi recentemente proibido pela FIA. "Houve uma série de soluções que chegamos a considerar no passado, mas, em nossa interpretação, nós nunca levaríamos em conta [esse sistema] como algo legal. Nossa visão era de que ele não era algo que devêssemos desenvolver, portanto foi satisfatório ver a avenida ser fechada de acordo com nossa interpretação", finalizou.
Fonte: tazio
Disponível no(a): http://tazio.uol.com.br
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