6 de fev. de 2012

Filmes-Os 25 anos de Top Gun - Ases Indomáveis


Como bem lembrou o pessoal do Poder Naval, há exatos vinte e cinco anos estreava nos cinemas o filme que tornou o F-14 Tomcat um dos símbolos da década de 80, junto com a Ferrari F40 e o DeLorean viajante do tempo. Quem não quis ser piloto de caça depois de Top Gun?



São vários os legados de cultura pop presentes nesse filme: a consagração de Tom Cruise como astro, Tim Robbins, Meg Ryan e Val Kilmer em começo de carreira, os óculos Ray Ban, a jaqueta de aviador, o avião de Comandos em Ação que imitava o caça (era o brinquedo mais valorizado de todo o catálogo) e as músicas da trilha sonora que até hoje dão uma animada nas FMs de consultório. Outras curiosidades da película:
- Top Gun é o apelido para o programa Fighter Weapons School, criado pela US Navy em 1969 como resposta às perdas em combate ocorridas na primeira fase da Guerra do Vietnã.
- Com esse treinamento específico para dogfights (combate aéreo aproximado), o índice de abates (kill ratio) dos caças da Marinha contra os MiGs do Vietnã do Norte subiu de 3,7:1 para 13:1.
- Todos os atores com papéis de pilotos puderam voar no F-14 – muitas cenas em que eles aparecem com máscara de vôo são reais. De todos, apenas Anthony Edwards (o Goose) não vomitou.

- Empolgada com o sucesso, a Marinha americana organizou postos de recrutamento nos cinemas mais movimentados. O índice de candidatos para piloto da Aviação Naval subiu 500%.
- “I fell the need – the need for speed“. A frase de Maverick ganhou uma tradução não-literal que se tornou clássica aqui no Brasil: “Eu tenho necessidade – necessidade de voar, rá!”.
- Outras frases que a dublagem Herbert Richers tornou imortais: “Maverick, você é um perigo“, “Fale comigo Goose, fale comigo!“, “Seu ego está emitindo cheques que você não pode pagar“…
- Grande estrela do longa, o F-14 Tomcat já foi retirado de serviço nos EUA, mas permanece em uso no Irã, país que o importou em quantidades maciças antes que o regime islâmico cortasse relações com os americanos.
- O acidente no qual Goose morre tem seu fundo de verdade: em suas primeiras versões, falhas nos motores Pratt & Whitney TF30 foram responsáveis por 28% das perdas de F-14.
- Além do Tomcat, aparecem no filme os caças A-4 Skyhawk e F-5 Tiger. Este último foi usado com o nome fictício de MiG-28 e, assim como o A-4, fez parte do programa Top Gun na vida real, simulando caças soviéticos.
- Apesar de militarista, o filme tenta ser politicamente neutro: no inicio e no final, nunca fica claro a qual país pertencem os aviões inimigos.
- Dois lançamentos reais de mísseis Sidewinder foram feitos só para as gravações.
- O crédito final dedica o trabalho ao famoso piloto de acrobacia Art Scholl, que morreu durante as filmagens no Pacífico, quando seu avião-câmera não se recuperou de um parafuso.
- Ano passado, uma rede estatal de TV chinesa teve a cara de pau de usar cenas de Top Gun numa reportagem sobre os testes de mísseis do novo caça local J-10.
- Teve uma continuação não-oficial: Dias de Trovão (Days of Thunder, 1990), do mesmo diretor Tony Scott, com o mesmo Tom Cruise, roteiro bem parecido, mas no mundo das corridas.
- Deu origem a uma paródia específica, o hilariante Top Gang.


- O diretor é irmão de Ridley Scott, responsável pelos filmões Falcão Negro em Perigo, Blade Runner, Alien e Gladiador.
- A moto de Maverick é uma Kawasaki GPZ900R, a primeira a ganhar o apelido Ninja.
- Quentin Tarantino sustenta que se trata de um filme gay: duplas de homens dividindo o banheiro (sauna?) o tempo todo, cenas de vôlei na praia dignas de propagandas das cuecas Mash, uma única mulher no filme (Charlie) que é a chefe e mais macho que a maioria dos caras, e um romance não-declarado entre Maverick e Iceman – que termina o filme dizendo “pode ser meu parceiro sempre que quiser”…
Fonte: jalopnik
Disponível no(a): http://www.jalopnik.com.br
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