27 de fev. de 2012

Alonso: "Não estamos em situação para ficarmos preocupados"

Bicampeão insiste que complexidade da F2012 não significa que o carro seja ruim

Fernando Alonso contorna a última chicane de Barcelona (Andrew Ferraro/LAT)

Fernando Alonso desmentiu nesta segunda-feira que a pré-temporada da Ferrari em 2012 esteja ruim. Enquanto outros times já realizaram simulações de corrida nos testes de Barcelona, na semana passada, a equipe italiana continuou a fazer avaliações aerodinâmicas durante os quatro dias na pista catalã.
Apesar de reconhecer as dificuldades de entender plenamente o comportamento do "complexo e arrojado" modelo F2012, Alonso afirmou que boa parte do alarde quanto a um possível desempenho ruim do carro vem da imprensa e que não há motivos para ficar preocupado.

"Não há preocupação e não é um caso onde estejamos tentando buscar uma luz no fim do túnel", declarou o bicampeão, durante evento promocional de seu patrocinador principal, na Espanha.
"Houve uma tendência da mídia em considerar que a Ferrari está tendo uma pré-temporada ruim, ou que o carro, por alguma razão obscura, seja ruim. Entretanto, nós sempre nos mantivemos calmos e trabalhando de uma forma consistente. A complexidade da F2012 tornou as coisas um pouco mais lentas. De fato, após duas rodadas de testes, ainda temos muitas coisas para avaliar no último deles", reconheceu.
Apesar das dificuldades, Alonso acredita que o time de Maranello conseguiu chegar a um patamar muito melhor após as quatro sessões em Barcelona do que quando encerrou os treinos em Jerez, realizados duas semanas antes. "Depois do último teste, [também] em Barcelona, vamos estar melhor do que agora. Assim, espero que cheguemos à Austrália com um carro competitivo".
Para o asturiano, é cedo para montar uma ordem de forças neste início de ano, mas ele considera que a Red Bull ainda está com a vantagem, tendo McLaren, Ferrari e Mercedes correndo por fora. "Não tenho como dizer se estamos em primeiro, segundo ou nono lugar. Eu suporia que a Red Bull não vai ficar de fora do Q2 [segunda fase do treino classificatório] na Austrália, depois de dominar os dois últimos anos. McLaren, Ferrari e Mercedes não estarão longe da vitória, porque são grandes equipes. Mas tudo isso são suposições e temos que esperar para ver se são verdadeiras, para podermos brigar", considerou.
"A mensagem é a mesma a cada teste. O time está bem. A Ferrari é a única equipe que te dá um carro capaz de brigar pela vitória [todos os anos]. Em uma temporada relativamente ruim, como 2011, conseguimos vencer uma corrida e subir ao pódio dez vezes. É algo que só a Ferrari pode te oferecer ano após ano. E este é o principal motivo de nosso otimismo", relatou.
Perguntado sobre um possível aumento na pressão por títulos com o carro vermelho a cada ano que passa, Alonso responde que sim, mas disse não se deixar abalar. "É óbvio que, a cada temporada, as demandas aumentam para a Ferrari e para mim, porque nenhum de nós gosta de terminar em segundo. Segundo lugar não é o resultado que estamos almejando. Por isso, a demanda para vencer cada campeonato está crescendo, mas isso é necessário para a Ferrari e para um atleta competitivo como eu", argumentou.
"Este ano será importante, mas isso por causa demandas que nós fizemos para nós mesmos, não porque estamos mais ou menos anos sem um título", completou. O campeonato mais recente de pilotos conquistado pela Ferrari veio em 2007, com Kimi Raikkonen. Na temporada seguinte, o time ergueu sua última taça de construtores.

Fonte: tazio
 Disponível no(a): http://tazio.uol.com.br/
Comente está postagem.

Nenhum comentário: