22 de jan. de 2012

Veneno de época: um raro bólido da Alpina entre nós


Estilo. Esportividade. Fúria. Os carros preparados pela Alpina fizeram bonito nas pistas e conquistaram muitas vitórias, apostando na preparação diferenciada da marca. Fundada na Bavária, em 1965, inicialmente a empresa focou sua atenção nos disputados campeonatos europeus.

O diferencial dos carros de rua, em comparação com as versões M da BMW, sempre foi um acabamento mais refinado e outros detalhes de conforto. Mas em 1969, ano desse puro-sangue, a idéia era fazer algo rápido e muito divertido de guiar, especialmente para um consumidor focado em automobilismo.

O 2002 ti é um modelo que aprecio bastante. Eles são pequenos, têm um desenho legal e roncam bonito em rotações mais altas. No caso desse exemplar laranja e preto, a coisa fica ainda mais interessante, pois ele é o único representante de sua categoria preparado pela Alpina que roda no Brasil.
E tem uma história bem curiosa. O proprietário atual, do Acervo, me mostrou uma pasta com todas as informações, notas fiscais, revisões e a nota de saída da própria Alpina, especificando os itens de série. O carro também esteve em Nürburgring, em outubro de 1974, e os tickets de entrada da pista também estão guardados no mesmo lugar. Fantástico!
Há dez anos ele voltou à sua terra natal para uma exposição. O “Bavaria Tour” contou com a participação de vários exemplares, todos reunidos para uma grande festa em homenagem ao modelo. E também se destacou por lá, ganhando espaço em uma reportagem no informativo do clube.
Os assentos esportivos contam com abas nas laterais. Desse modo basta se ajeitar por ali para encontrar o encaixe perfeito entre o banco e o volante. É verdadeiramente uma posição de pilotagem, realçada pelas barras anti-capotagem. O painel com instrumentos da preparadora, além de manômetros ao lado do console, deixa o motorista informado de tudo que acontece por ali.
Girei a chave. As luzes-espia rapidamente se apagam e o ronco saudável do motor de 2,0 litros pode ser ouvido em sua totalidade. Algumas bombadas no pedal direito e o DNA alemão do veneno de época fica mais aparente. Alguns exemplares preparados pela empresa recebem um escapamento direto, para deixar a máquina gritando nas retas. Uma boa idéia.
O motor conta com pistões forjados, comando bravo, carburadores duplos Weber 45 e outros acertos. Por essa razão ele entrega 170 cv e isso, somado ao baixo peso, faz com que a magia fique perfeita. Basta pisar fundo para sentir o corpo colar no banco. Ele traz ainda diferencial blocante e amortecedores da Bilstein.

O mais curioso é que caiu uma tempestade durante a gravação. Mas isso só deixou mais claro seu espírito de luta. A visão dos faróis acesos refletidos no asfalto molhado foi uma das mais imagens mais formidáveis que já tive a oportunidade de gravar. Mais do que isso, só mesmo ver e ouvir o mito acelerando no inferno verde.
Fonte: jalopnik
Disponível no(a): http://www.jalopnik.com.br
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