Estilo. Esportividade. Fúria. Os carros preparados pela Alpina fizeram bonito nas pistas e conquistaram muitas vitórias, apostando na preparação diferenciada da marca. Fundada na Bavária, em 1965, inicialmente a empresa focou sua atenção nos disputados campeonatos europeus.
O diferencial dos carros de rua, em comparação com as versões M da BMW, sempre foi um acabamento mais refinado e outros detalhes de conforto. Mas em 1969, ano desse puro-sangue, a idéia era fazer algo rápido e muito divertido de guiar, especialmente para um consumidor focado em automobilismo.
O 2002 ti é um modelo que aprecio bastante. Eles são pequenos, têm um desenho legal e roncam bonito em rotações mais altas. No caso desse exemplar laranja e preto, a coisa fica ainda mais interessante, pois ele é o único representante de sua categoria preparado pela Alpina que roda no Brasil.
E tem uma história bem curiosa. O proprietário atual, do Acervo, me mostrou uma pasta com todas as informações, notas fiscais, revisões e a nota de saída da própria Alpina, especificando os itens de série. O carro também esteve em Nürburgring, em outubro de 1974, e os tickets de entrada da pista também estão guardados no mesmo lugar. Fantástico!
Há dez anos ele voltou à sua terra natal para uma exposição. O “Bavaria Tour” contou com a participação de vários exemplares, todos reunidos para uma grande festa em homenagem ao modelo. E também se destacou por lá, ganhando espaço em uma reportagem no informativo do clube.
Girei a chave. As luzes-espia rapidamente se apagam e o ronco saudável do motor de 2,0 litros pode ser ouvido em sua totalidade. Algumas bombadas no pedal direito e o DNA alemão do veneno de época fica mais aparente. Alguns exemplares preparados pela empresa recebem um escapamento direto, para deixar a máquina gritando nas retas. Uma boa idéia.
O motor conta com pistões forjados, comando bravo, carburadores duplos Weber 45 e outros acertos. Por essa razão ele entrega 170 cv e isso, somado ao baixo peso, faz com que a magia fique perfeita. Basta pisar fundo para sentir o corpo colar no banco. Ele traz ainda diferencial blocante e amortecedores da Bilstein.
O mais curioso é que caiu uma tempestade durante a gravação. Mas isso só deixou mais claro seu espírito de luta. A visão dos faróis acesos refletidos no asfalto molhado foi uma das mais imagens mais formidáveis que já tive a oportunidade de gravar. Mais do que isso, só mesmo ver e ouvir o mito acelerando no inferno verde.
Fonte: jalopnik
Disponível no(a): http://www.jalopnik.com.br
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