23 de jan. de 2012

Quem é realmente a número 1 do mundo?

 Foto: Reprodução
Quem é realmente a número 1 do mundo?  
Guerra de números entre as marcas coloca em xeque a liderança da General Motors em 2011

por Túlio Moreira

O balanço do fim de ano das principais montadoras do planeta ainda promete dar muito o que falar. Os dados oficiais divulgados pelos grandes conglomerados internacionais parece não deixar dúvidas: com 9,03 milhões de veículos emplacados no ano passado, a norte-americana General Motors aproveitou a fragilidade da japonesa Toyota e abocanhou a liderança mundial.
A fabricante nipônica, que havia tirado a liderança da GM em 2008, foi afetada pelo tsunami de março e pelas enchentes na Tailândia, caiu para terceiro e registrou 7,9 milhões de vendas, enquanto o grupo alemão Volkswagen ficou com a segunda posição, com 8,16 milhões de emplacamentos. De acordo com o periódico The Wall Street Journal, no entanto, a história não é bem assim.

Segundo a apuração do jornal norte-americano, a General Motors contabilizou as vendas de automóveis fabricados pela Wuling, marca chinesa da qual detém apenas uma participação minoritária. A fabricante asiática é conhecida por comerciais leves e minivans, como a Sunshine, que embalou 943 mil vendas em 2011, ocupando o topo do ranking chinês e a terceira colocação no pódio global. De acordo com o The Wall Street Journal, a Wuling vendeu 1,2 milhão de veículos na China no ano passado. E como é apenas uma acionista minoritária, a GM não deveria somar o volume em seu balanço final.

Além disso, a Volkswagen sequer incluiu as vendas de caminhões das marcas MAN e Scania – nas quais detém participação majoritária. Isso poderia acrescentar mais 200 mil unidades ao relatório de 2011. Assim, a Volkswagen assumiria a dianteira, com 8,36 milhões de veículos vendidos, enquanto a General Motors cairia para a segunda posição, com cerca de 8,1 milhões de veículos, se forem descontadas as vendas da Wuling que não possuem participação direta da GM.

Mas a polêmica não para por aí. Ainda segundo a publicação norte-americana, a Toyota, cujas vendas incluem os resultados das marcas Lexus, Daihatsu e Scion, deveria cair para o quarto lugar. Isso porque a aliança Renault-Nissan pode vir a considerar as vendas da russa AvtoVAZ, na qual detém participação de 25%. Dessa forma, o volume de 7,39 milhões de veículos – que já contabiliza o resultado da romena Dacia – subiria para 8,03 milhões de veículos, graças às 638 mil unidades emplacadas pela russa. A aliança franco-nipônica já demonstrou interesse em aumentar sua participação na AvtoVAZ para mais de 50%.

Como foi divulgado

1º General Motors – 9,03 milhões
2º Volkswagen – 8,16 milhões
3º Toyota – 7,9 milhões
4º Renault-Nissan – 7,39 milhões

Como pode ser na realidade

1º Volkswagen – 8,36 milhões
2º General Motors – 8,1 milhões
3º Renault-Nissan – 8,03 milhões
4º Toyota – 7,39 milhões

Fonte: motordream
Disponível no(a): http://motordream.uol.com.br
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