7 de jan. de 2012

Novatos de 2011: quem bombou e quem micou no Brasil

Ano trouxe dezenas de modelos inéditos, mas nem todos se deram bem

Diogo de Oliveira
   Divulgação
Nissan March (esquerda), Chevrolet Cruze (centro) e Renault Duster (direita): os três estrearam no fim de 2011
Vender carro no Brasil é uma tarefa que tem se tornado cada vez mais difícil. Nos últimos quatro anos, uma enxurrada de modelos inéditos invadiu as revendas brasileiras, deixando os consumidores (muitos deles conservadores) perdidos em meio a tantas opções. Entre os novatos, uma turma boa que viu o sol brilhar em 2011. Porém, outros simplesmente não evoluíram, permanecendo num entediante mormaço.

Uma constatação inicial é que, da turma de debutantes, a grande maioria é “gringa”, de nacionalidade chinesa, coreana e mexicana. A lista grande traz modelos como o pequenino Chery QQ, o “fenômeno” Hyundai Veloster e o Nissan March – primeiro popular de marca japonesa. Entre os nacionais, estão os Chevrolet Cobalt e Cruze e o Renault Duster, que nos últimos dois meses de 2011 destronou o Ford EcoSport.

Editora Globo
Chinês mais barato do Brasil, o Chery QQ vendeu quase 10 mil unidades em 2011; hatch só perdeu para o JAC J3
Entre as reestreias de 2011, o maior protagonista foi o Fiat 500 (o “Tchinqüetchento”). Antes importado da Polônia, o hatch subcompacto retrô passou a vir do México, mudança que colocou seu preço inicial na faixa dos R$ 40 mil. A mudança fez as vendas saltarem, totalizando 5.060 unidades no acumulado. Mas o rival coreano Kia Picanto se deu ainda melhor e somou 7.364 unidades, mesmo com o aumento do IPI.

Na “ala” chinesa, o empresário Sergio Habib, presidente da JAC Motors do Brasil, não atingiu seu objetivo inicial de emplacar 35 mil modelos da marca no país. Mas é justo reconhecer que Habib não fez feio: a montadora oriental somou 23.662 unidades, o que deve ter deixado os chineses da JAC contentes. Já a Chery acumulou 21.676 unidades e terminou 2011 “colada” na rival, que tem o Faustão de garoto-propaganda.

   Divulgação
O hatch-cupê de três portas Hyundai Veloster somou quase quatro mil unidades após estreia, em setembro
No geral, os principais lançamentos do ano chegaram no segundo semestre. Entre eles os sedãs compactos Chevrolet Cobalt e Nissan Versa, o hatch compacto Nissan March, o Chevrolet Cruze, os Hyundai Elantra e Veloster, o Fiat Freemont e o Renault Duster. Desses, o utilitário da Fiat – feito sobre o Dodge Journey – foi o que mais decepcionou nas vendas: apenas 2.247 unidades em quatro meses de mercado.

Já o utilitário esportivo Duster chegou em boa hora e se deu bem. Com o EcoSport cansado, o modelo somou 9.388 unidades em três apenas meses, superando o rival da Ford nas médias mensais. Entre os sedãs médios, o Chevrolet Cruze foi o grande destaque, com 9.418 unidades emplacadas pouco mais de três meses. Volkswagen Jetta (14.085) e Renault Fluence (10.386) foram bem, mas chegaram no início do ano.



Veja abaixo os principais veículos inéditos que estrearam no Brasil em 2011:

COMPACTOS

Chevrolet Cobalt – 2.355 unidades (novembro)
Chery QQ – 9.923 unidades (março)
Nissan March – 6.939 unidades (outubro)
Fiat 500 – 5.060 unidades (agosto)
JAC J3 hatch – 12.805 unidades (março)
JAC J3 Turin (sedã) – 8.354 unidades (março)
Kia Picanto – 7.364 unidades (agosto)
Nissan Versa – 3.224 unidades (outubro)

MÉDIOS

Chevrolet Cruze – 9.418 unidades (outubro)
Hyundai Veloster – 3.956 unidades (setembro)
Hyundai Elantra – 2.459 unidades (novembro)
JAC J6 – 2.503 unidades (agosto)
Peugeot 408 – 6.563 unidades (fevereiro)
Renault Fluence – 10.386 unidades (fevereiro)
Volkswagen Jetta – 14.085 unidades (março)
Volkswagen Passat – 2.161 unidades (agosto)

UTILITÁRIOS

Fiat Freemont – 2.247 unidades (agosto)
Renault Duster – 9.388 unidades (setembro)

* Entre parênteses, os meses em que cada modelo foi lançado.
Fonte: revistaautoesporte
Disponível no(a):http://revistaautoesporte.globo.com/

Nenhum comentário: