22 de jan. de 2012

Loeb vence pela sexta vez o Rali de Monte Carlo

No domingo, francês confirmou liderança e iniciou temporada de 2012 com pontuação máxima



Loeb e o navegador Daniel Elena com o troféu do Rali de Monte Carlo (McKlein/LAT)
Sébastien Loeb começou a temporada de 2012 de maneira perfeita ao vencer a etapa de abertura do Mundial de Rali, em Monte Carlo.
O atual campeão aparentava ter uma batalha pela frente quando o provável rival pelo título, Jari-Matti Latvala, usou uma escolha de pneus brilhante em meio a condições climáticas instáveis no primeiro dia e chegou a uma liderança de meio minuto. Mas quando Latvala capotou seu Ford e abandonou a prova, ainda na quarta-feira, Loeb ficou sozinho na frente do pelotão, distanciando-se dos demais para chegar à vitória em Monte Carlo.

Para completar o início ideal de mais uma defesa de título, Loeb também foi o mais rápido no power stage, o que lhe rendeu 28 pontos, o máximo possível no evento.
Dani Sordo, da Mini, Petter Solberg, da Ford, e Mikko Hirvonen, da Citroen, lutaram pelo pódio por todo o fim de semana. O segundo lugar parecia ser um resultado improvável para Sordo quando ele danificou a suspensão de seu carro logo no segundo estágio. Mas ele guiou de maneira impecável a seguir para assegurar o segundo lugar.
Solberg ficou entusiasmado ao assegurar o pódio em Monte em seu retorno à Ford. O norueguês estava em uma batalha próxima com Sordo até sua escolha errada de pneus na quinta-feira. Depois conseguiu recuperar 50s para o Mini em apenas quatro estágios deste sábado, apesar de não ter tido tempo de lutar pelo segundo lugar.
Depois de um duro início em seu primeiro rali com a Citroen, Hirvonen conseguiu vitórias em estágios na sexta-feira e no sábado, o que lhe fez subir da sexta para a quarta posição. Uma rodada na noite de sábado atrapalhou aquilo que parecia ser uma briga pelo terceiro lugar.
Evgeny Novikov foi responsável por uma das performances mais impressionantes no Mundial ao garantir o quinto lugar a bordo do carro da M-Sport, incluindo um terceiro lugar, atrás de Hirvonen, no power stage. Seu companheiro de equipe, o veterano François Delecour, ficou com a sexta posição, apesar do longo tempo longe do Mundial. Neste domingo, deu o volante de seu Ford ao seu navegador, Dominique Savignoni, no power stage, para permitir ao seu amigo se aposentar com estilo após o evento.
Pierre Campana foi o sétimo co ma Mini, à frente de Ott Tanak (M-Sport Ford) e Martin Prokop (Czech Ford), que venceu uma apertada batalha com Armindo Araújo, também com um Mini.
Latvala foi um dos abandonos mais significativos do evento. Sébastien Ogier, ex-piloto da Citroen, se destacou em sua estreia com seu Skoda Fabia, ficando com o modesto carro S2000 em quarto. Mas sua jornada foi encerrada com um grande acidente, quando estava em sexto no final do segundo dia, o que deixou seu navegador, Julien Ingrassia, com pequenos ferimentos no braço.
Possivelmente, o resultado mais desolador foi o abandono de Per-Gunnar Andersson, que estava na nona posição e liderava entre os SWRC (Super World Rally), quando seu Proton apresentou um vazamento de combustível na noite de sábado. Craig Breen, então, acabou se tornando o único piloto SWRC a terminar, enquanto o companheiro de equipe de Ogier, Kevin Abbring, foi o S2000 mais bem posicionado. Vencedor no ano passado, Bryan Bouffier, perdeu muito tempo com incidentes no primeiro dia. Seu ex-rival no IRC, Thierry Neuville, era o oitavo, à frente de Delecour, quando bateu no final do primeiro estágio.
Rali de Monte Carlo – classificação parcial (dez primeiros):
1º. Sébastien Loeb (FRA/Citroen), 4h32min39s9
2º. Dani Sordo (ESP/Mini), a 2min45s5
3º. Petter Solberg (NOR/Ford), a 3min14s2
4º. Mikko Hirvonen (FIN/Citroen), a 4min06s8
5º. Evgeny Novikov (RUS/M-Sport Ford), a 6min03s4
6º. François Delecour (FRA/M-Sport Ford), a 7min47s9
7º. Pierre Campana (FRA/Mini), a 8min31s4
8º. Ott Tanak (EST/M-Sport Ford), a 10min34s7
9º. Martin Prokop (TCH/Czech Ford), a 16min10s7
10º. Armindo Araújo (POR/Araújo Mini), a 16min16s6

Fonte: tazio
Disponível no(a): http://tazio.uol.com.br
Comente está postagem.

Nenhum comentário: