27 de jan. de 2012

Jaguar Land Rover cada vez mais indiana

Fotos: Divulgação
Jaguar Land Rover cada vez mais indiana
Próxima geração do Defender vai abandonar pela primeira vez na história a fábrica inglesa de Solihull

por Túlio Moreira

Este ano, a Jaguar Land Rover preferiu ficar de fora do Salão de Detroit para priorizar a apresentação de novidades no motorshow que acontecia quase simultaneamente em Nova Déli, na Índia. A explicação oficial é de que agora é tempo de contemplar os mercados emergentes, mesmo que isso signifique deixar países como os EUA de lado. É claro que, na realidade, a decisão partiu da direção da indiana Tata, que adquiriu a companhia britânica da Ford em 2008.
Agora, o presidente do grupo, Ratan Tata, afirmou à revista inglesa Autocar que o próximo Land Rover Defender, que será inspirado pelo conceito DC100 apresentado em Frankfurt no ano passado (fotos), será fabricado apenas em uma fábrica na cidade indiana de Pune. É a primeira vez desde o lançamento da série original do modelo, em 1948, que o Defender deixará de ser fabricado em Solihull, no condado inglês de West Midlands. 

A nova geração do célebre jipe será lançada em 2015, com a possibilidade de a atual versão do modelo conviver com a novidade até 2017. Segundo Ratan, a produção na Índia permitiria a redução de custos operacionais, já que a mão de obra local é mais barata. Além disso, é possível que o novo Defender venha a compartilhar componentes de carros da Tata, como o crossover Aria.

Vale lembrar que, ao longo de quase 65 anos de história, o Defender já foi produzido em diversos países, como Malásia, Turquia, Jordânia e Quênia. Na década de 1990, o modelo foi feito, no sistema de CKD, em uma linha de montagem em São Bernardo do Campo, São Paulo. Há também casos de clones e modelos derivados produzidos em países como Espanha e Irã.





Fonte: motordream
Disponível no(a): http://motordream.uol.com.br
Comente está postagem.

Nenhum comentário: