28 de jan. de 2012

Bmw - Afinal, o diesel precisa salvar a divisão M da BMW?


A BMW está lançando um novo seis-em-linha de alto desempenho. Nenhuma surpresa aí. Mas ele também tem três turbos, produz 381 cv e estupendos 75,5 kgfm girando só até 5400 rpm. Sim, é um diesel. Os modelos M a diesel serão o M550d xDrive sedã, o M550d xDrive Touring, o X5 M50d e o X6 M50d.


A ideia de um modelo M queimando óleo combustível pode levar os puristas a uma guerra, mas faz muito sentido em um mundo cada vez mais obcecado pela eficiência energética. A BMW diz que sua tecnologia EfficientDynamics – que além de ter “eficiência” no nome também tem sistema start-stop automático e modo ECO PRO – acompanhará o novo motor.

Aqueles três turbos funcionarão juntos usando o atual sistema TwinPower, com o terceiro turbo instalado de alguma forma ali (magia negra?). Nos novos modelos o motor será ligado a uma transmissão automática de oito marchas e ao sistema de tração integral xDrive modificado pela divisão M. O imenso torque do motor leva os carros de zero a 100 km/h em uma média de cinco segundos: M550d sedã = 4,7 s; M550d Touring = 4,9 s; X5 M50d = 5,4 s; X6 M50d = 5,3 s.

O lançamento destes modelos diesel dá à divisão M da BMW um espaço ainda maior na empresa. Mas também dá mais munição aos fãs radicais que acham que a BMW está banalizando o poderoso “M”. Sem falar que a sigla “M5″ sempre será mais sonora, concentrada e significativa do que qualquer “M550d xDrive”. Não parece o código de algum chip, ao invés do nome de um baita carro? Quem está certo? Quem está errado?
A primeira vez que a BMW transferiu conhecimento de sua divisão Motorsports para carros de rua foi com a criação do incrível M1. Nos anos seguintes ela se transformou no fabricante das versões de alto desempenho de seus carros. Mais recentemente a BMW expandiu sua linha para outros carros. Crossovers como o X6 e SUVs como o X5 agora ostentam orgulhosamente a letra mágica.

Muitos dizem que isso conspira para arruinar a divisão M. Para desmistificá-la. Mas será que a BMW vai realmente salvar a divisão ao expandi-la? Não é melhor que a BMW esteja fazendo versões esportivas de seus veículos em vez de deixar sua marca de alto desempenho sumir por algum tempo, como fez a Ford com a SVT?

Fonte: jalopnik
Disponível no(a): http://www.jalopnik.com.br
Comente está postagem.

Nenhum comentário: