28 de dez. de 2011

Nem mesmo um Porsche 911 clássico pode escapar da busca pela leveza


Quando se fala em desempenho esportivo nada substitui uma boa relação peso/potência – mesmo que para isso seja preciso sacrificar um clássico. Por mais que você seja um fã ardoroso dos traços do Porsche 911 original, é difícil criticar esta obra-prima da DP Motorsport feita em fibra de carbono.

A máquina foi batizada de dp11 RS 2011, e é baseada em um Porsche 911 1973. Para criá-la os alemães da DP aproveitaram quase 40 anos de avanços e tecnologias para eliminar mais de 200 quilos e ganhar 100 cv. Para-choques, capô, para-lamas, portas e aerofólio foram substituídos por modelos de fibra de carbono. E isso é só o começo.
A preparação é muito mais radical, chegando a um estado quase obsessivo pela redução de peso: teto também foi trocado, os vidros deram lugar a painéis de acrílico e até as lentes dos faróis foram substituídas por versões mais leves. Os suportes de lâmpada das lanternas, protetor do assoalho e componentes do ar-condicionado receberam uma dieta semelhante.
Por dentro, além da remoção dos forros e do acabamento, o painel original deu espaço para uma versão de carbono. Até o reservatório do limpador do para-brisa entrou no regime, trocado por um de menor volume. Uns gramas aqui, quilinhos ali, o resultado é um 911 com apenas 870 quilos (repetindo: oitocentos e setenta quilos) – quase o peso de um Fiat Mille.
Na parte mecânica, uma seleção de diferentes gerações trouxe o sistema de freios do 964 e o motor de 3,6 litros do 993 (ou você pensou que usariam um motor refrigerado a água?), que entrega pouco mais de 310 cv ao dp11, o que resulta em uma relação peso/potência de 2,8 kg/cv. É assim que se faz esportivos, Dany Bahar!

As rodas são as clássicas Fuchs de 15 polegadas, com tala 9″ na dianteira e 13″ na traseira – o que requer pneus 345/35.
A preparadora não informou preços ou previsão de lançamento, mas francamente, pouco importa. A parte mais importante desta preparação foi a bela aula de redução de peso em uma época de esportivos cada vez mais obesos.
Fonte: jalopnik
Disponível no(a):http://www.jalopnik.com.br

Nenhum comentário: