28 de dez. de 2011

Honda Fit poderá ser o primeiro carro produzido na China vendido nos EUA

 Foto: Divulgação
Honda Fit poderá ser o primeiro carro produzido na China vendido nos EUA Mercado norte-americano finalmente cederá aos veículos oriundos da indústria chinesa

Em 2010, a China exportou 566 mil veículos. Apesar de este número indicar um aumento de 53% na comparação ao ano anterior, ainda é um volume irrisório diante da capacidade de produção da indústria automobilística chinesa, que terminou 2010 com nada menos que 18,26 milhões de veículos fabricados. E o Honda Fit poderá ser o primeiro modelo com origem chinesa vendido nos Estados Unidos. O monovolume da marca japonesa, produzido na província de Guangzhou, já começou a ser vendido no Canadá e, segundo o The New York Times, chegará em breve ao mercado norte-americano.

O objetivo da Honda é se tornar menos dependente da produção no Japão, uma vez que a indústria nipônica foi bastante prejudicada pelo tsunami que atingiu o arquipélago em março passado. Além disso, o iene em alta afeta a competitividade dos automóveis feitos no país. Com isso, o Fit vendido no Canadá deixa de ser fornecido pelas fábricas de Suzuka e Sayama e passa a vir da unidade chinesa da fabricante japonesa. Pelo visto, a mesma estratégia será adotada pela Honda nos EUA.

Mas o Fit chinês deve ter vida curta no Canadá e nos EUA. O monovolume deve passar a ser produzido na fábrica que a Honda terá na cidade de Celaya, no México, e que funcionará a partir de 2014. A unidade terá sua produção voltada para o mercado norte-americano e, com investimentos de US$ 800 milhões, atingirá a marca de 200 mil carros por ano. Uma das vantagens é que o Fit mexicano chegará aos Estados Unidos sem taxa de importação, enquanto o correspondente chinês paga 6,1% de carga tributária.

Fonte: motordream
Disponível no(a):http://motordream.uol.com.br

Nenhum comentário: