Nova versão básica e motor E.torQ ajudam o Fiat Linea a embalar nas vendas
por Rodrigo Machado
Autopress
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Os planos da Fiat com o Linea no Brasil eram ambiciosos. No seu lançamento, em setembro de 2008, a marca italiana mostrou o carro com preço inicial de mais de R$ 60 mil, com mira nos líderes do segmento de médios Toyota Corolla e Honda Civic. Entretanto, o tempo mostrou que a tarefa era grande demais para o carro, que acabou competindo no segmento de sedãs compactos premium do que entre os médios.
Mas parece que a Fiat aprendeu a lição. Em junho, a marca lançou a nova versão Essence para o Linea, com preço ligeiramente maior que o da extinta LX. E com um número maior de equipamentos.Agora a configuração de entrada do modelo custa R$ 56.700, contra R$ 55.900 da versão antiga. De série, ainda vem equipada com computador de bordo, direção hidráulica, ar-condicionado, airbag duplo, faróis de neblina, volante em couro e trio elétrico. A novidade fica por conta da incorporação de freios ABS, rodas de liga leve de 15 polegadas e novo quadro de instrumentos com melhor visualização. Se o câmbio automatizado Dualogic for adicionado, como na versão testada, a conta chega aos R$ 59.700.
Com isso, o Linea Essence fica bem mais competitivo diante de seus concorrentes. A versão equivalente do Honda City, a EX, com câmbio automático sobre para elevados R$ 66.855 e com menor potência no motor. Já o Kia Cerato, fica em R$ 59.900 com transmissão manual e R$ 64.900, quando a opção é dar descanso ao pé esquerdo. No entanto, é no rival da Volkswagen que os preços ficam mais alinhados. O Polo Comfortline 2.0 sedã custa R$ 57.850 e tem praticamente os mesmos equipamentos que o modelo da Fiat.
O diferencial a favor do Linea fica sob o capô. O modelo traz o propulsor 1.8 16V E.torQ, que desenvolve 132 cv de potência a 5.250 rpm e torque máximo de 18,9 kgfm a 4.500 giros. Nesse quesito, o Linea tem vantagem em relação aos seus concorrentes. O Honda City tem 116 cv, o Kia Cerato, 126 cv, e o Polo, 120 cv de potência, todos abastecidos com etanol.
Com o reposicionamento de mercado que o deixou mais competitivo, as vendas do Linea subiram razoavelmente. Antes de junho, o carro da Fiat tinha média mensal de cerca de 990 unidades. Depois do lançamento da nova versão, foram cerca de 1.110 carros vendidos. Um crescimento de cerca de 12%.
Primeiras impressões
Evolução oscilante
As mudanças do Linea foram puramente mercadológicas. Ou seja, na prática, se trata do mesmo carro que já está nas concessionárias há quase um ano, desde que recebeu a linha de motores E.torQ. Isso significa que está lá o bom motor 1.8 16V, muito competente para mover o sedã da Fiat. Principalmente acima dos 2.500 giros, ele enche e consegue promover arrancadas e retomadas interessantes. Tal comportamento pode ser traduzido pelos números de acelerações. O zero a 100 km/h é feito em 10,5 segundos, uma boa marca.
Entretanto, enquanto o motor é favorável, o câmbio Dualogic joga contra o Linea. Desde o seu primeiro lançamento, a Fiat vem melhorando a transmissão automatizada. Mas isso não significa que seu funcionamento tenha se tornado agradável. As trocas ainda demoram muito para acontecer e o sistema parece "lutar" contra o motorista – exatamente o contrário do que se propõe um equipamento que deveria aumentar o conforto a bordo. No caso do modelo equipado com o Dualogic, o melhor mesmo é optar pelas trocas manuais com a alavanca.
Fora isso, o Linea continua a ser um carro bem acertado dinamicamente. A suspensão absorve as imperfeições do piso sem tirar a estabilidade necessária para manter a segurança em curvas de velocidades médias. Em alta velocidade, o mais indicado mesmo é aliviar o pé direito antes de entrar na curva e manter a aceleração constante.
O acabamento do Linea é apenas bom. É lotado de plásticos rígidos, mas que não aparentam ser de má qualidade e apresentam encaixes precisos. O espaço interno é bom apenas para quatro. Embarcar um quinto ocupante é praticamente caso de "bullying".
Ficha técnica
Fiat Linea Essence 1.8 Dualogic
Motor: Gasolina e etanol, dianteiro, transversal, 1.747 cm³, quatro cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro, injeção eletrônica de combustível multiponto sequencial e ignição eletrônica.
Transmissão: Câmbio manual automatizado sequencial com cinco marchas à frente e uma a ré. Tração dianteira. Não oferece controle de tração.
Potência máxima: 130 cv com gasolina e 132 cv com etanol a 5.250 rpm.
Aceleração de 0 a 100 km/h: 10,5 segundos com etanol ou gasolina.
Velocidade máxima: 188 km/h com etanol ou gasolina.
Torque máximo: 18,4 kgfm com gasolina e 18,9 kgfm com etanol a 4.500 rpm.
Diâmetro e curso: 80,5 mm X 85,8 mm. Taxa de compressão: 11,2:1.
Suspensão: Dianteira independente do tipo McPherson, com braços oscilantes fixados ao subchassi, com barra estabilizadora, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos telescópicos. Traseira semi-independente, com barra de torção com seção aberta, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos telescópicos. Não oferece controle de estabilidade.
Pneus: 195/65 R15.
Freios: Discos ventilados na frente a discos sólidos atrás. Oferece ABS e EBD.
Carroceria: Sedã em monobloco, com quatro portas e cinco lugares. Com 4,56 metros de comprimento, 1,73 m de largura, 1,50 m de altura e 2,60 m de entre-eixos. Oferece airbag duplo frontal de série e airbags laterais e do tipo cortina, além de encostos de cabeça ativos, como opcionais.
Peso: 1.320 kg em ordem de marcha, com 400 kg de carga útil.
Capacidade do porta-malas: 500 litros.
Tanque de combustível: 60 litros.
Produção: Betim, Minas Gerais.
Lançamento no Brasil: 2008.
Itens de série: Ar-condicionado, banco traseiro bipartido, computador de bordo, direção hidráulica, faróis de neblina, airbag duplo, ABS, cruise control, ponteira de escapamento cromada, rádio/CD/MP3, trio elétrico com travamento automático a 20 km/h e volante em couro.
Preço: R$ 59.700.
Opcionais: Pintura metálica, rádio com Bluetooth e navegador, ar-condicionado digital, airbags laterais e de cortina, sensor de estacionamento traseiro, rodas de liga leve de 17 polegadas, revestimento dos bancos parcialmente em couro, retrovisor interno eletrocrômico, sensor de chuva e luminosidade.
Preço da unidade testada: R$ 72.160.
Fonte: motordream
Disponível no(a):http://motordream.uol.com.br
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