14 de out. de 2011

Teste: Maserati GranCabrio Sport e a liberdade absoluta

Fotos: Infomotori/Itália
Teste: Maserati GranCabrio Sport e a liberdade absoluta
Com a capota escondida e o motor entregando 450 cv de potência, o esportivo italiano é capaz de estabelecer um novo nível de liberdade em alta velocidade

por Túlio Moreira

Para muitos amantes da alta velocidade, o propulsor V8 de 4.7 litros e 440 cv de potência que equipa o Maserati GranTurismo S Automatic e sua versão sem capota GranCabrio é suficiente para garantir doses cavalares de adrenalina e satisfação. Mas a tradicional fabricante italiana quis ampliar ainda mais a sensação de cabelos ao vento provocada por um esportivo conversível e apresentou uma versão ainda mais potente do modelo no último Salão de Genebra. A promessa? Luxo e desempenho incomuns. A versão Sport é equipada com um propulsor V8 de 4.7 litros, acoplado a uma transmissão automática de seis velocidades. O conjunto produz 450 cv de potência e 52 kgfm de torque máximo. São 10 cv a mais que podem fazer toda a diferença.
Com mais potência, mais agressividade e trocas de marchas mais eficientes, a Maserati coroou o GranCabrio Sport como um dos ícones de sua história recente, ao lado de modelos igualmente intrigantes, como o Quattroporte Sport GT S de 2007. Os 5,2 segundos necessários para cumprir o 0 a 100 km/h e os 285 km/h de velocidade máxima não deixam as afirmações parecerem exageradas ou levianas. Além disso, o acabamento esmerado da casa italiana e as belas linhas do estúdio Pininfarina faz com que o GranCabrio entre também para o hall das máquinas italianas mais desejadas dos últimos tempos.

A transmissão de seis velocidades da ZF inclui um modo super-rápido de troca de marchas, desenvolvido para o GranCabrio Sport com base no mesmo conjunto do clássico Quattroporte Sport GT S. A mudança é responsável por conceder mais velocidade e proporcionar melhores respostas ao esportivo. Tudo isso acompanhado de um sistema de freios ainda mais eficaz e revisões na suspensão ativa. As dimensões permanecem as mesmas da versão com teto: 4,88 m de comprimento, 2,05 m de largura e 1,91 m de altura. O peso total do modelo é de 1.980 kg. A capota de lona leva 20 segundos para abrir ou se recolher.

Os números oficiais da Maserati em relação ao consumo de combustível comprovam que os custos de manutenção de um esportivo assim não são nada modestos – especialmente na cidade, quando as condições de desempenho mais adequadas não podem ser totalmente alcançadas. O GranCabrio Sport faz 4,4 km/l na cidade, 10,2 km/l na estrada e 6,8 km/l em ciclo combinado. O custo de aquisição não fica atrás: 116 mil euros, equivalentes a R$ 280 mil. Para a Maserati, este é o preço do prazer de dirigir com liberdade.

Impressões ao dirigir

Liberdade escancarada

por Carlo Valente
do Infomotori/Itália

Roma/Itália – Há carros que provocam estranheza e desconfiança pelo design, mas acabam surpreendendo e agradando ao volante. E há carros que conquistam desde o primeiro olhar, graças às linhas magnéticas, que parecem apenas adiantar o desempenho igualmente arrebatador que aguarda o condutor. Este último é o caso do Maserati GranCabrio Sport. O V8 de 450 cavalos deste belo exemplar preto lustroso com chamativo interior vermelho apenas respalda as primeiras impressões causadas pelos belos traços criados pela Pininfarina para a Maserati.

O som do propulsor também antecipa o que toda a potência do motor irá provocar no condutor que tem a sorte de colocar as mãos nesta máquina italiana. É um barulho simplesmente agradável e insano, que pede o asfalto imediatamente. Mas com um pouco de controle, é possível apreciar o interior deste esportivo. O uso de couros finos nos assentos confortáveis não deixa dúvidas de que o GranCabrio Sport será um excelente companheiro de estrada. O painel de instrumentos, absolutamente intuitivo, não faz concessões ao luxo, mas tem a vantagem de apresentar com simplicidade todos os comandos que serão necessários para uma experiência empolgante.

As linhas elegantes e ao mesmo tempo agressivas deste esportivo poderiam, por si só, provocar uma epidemia de pescoços virados e olhares desconcertantes, mas o rugido do motor, que pode ser ouvido à distância, também tem sua parcela de culpa por toda a empolgação causada em quem observa o GranCabrio Sport – ainda comportado – dando uma voltinha na rua. O carro causa uma verdadeira comoção ao redor, fazendo com que todos queiram sacar seus celulares e máquinas portáteis para guardar pelo menos uma lembrança estática do modelo.

Na estrada, o GranCabrio Sport não demora a atingir a velocidade ideal e voa baixo em poucos segundos, graças a uma aceleração muito excitante, que transmite doses cavalares de adrenalina. Em alta velocidade, o condutor não escuta o menor barulho ou vibração. O interior é completamente isolado e os ruídos externos, incluindo os do motor, permanecem do lado de lá. A aerodinâmica pontual do Maserati faz com que apenas os cabelos sejam balançados pelo vento, e a viagem possa ser desfrutada por todos os ocupantes com um nível de conforto equiparado aos dos melhores cupês.

Nas montanhas o GranCabrio Sport parece confortável diante de um cenário ainda mais desafiador. A sequência de curvas de tirar o fôlego prova que este Maserati está muito próximo da perfeição. A aderência nas manobras é surpreendente, e as respostas do carro aos comandos do volante são absolutamente primorosas. Por tudo isso, é de se questionar onde estão os defeitos desta “bella macchina”. O conversível que ostenta o cobiçado tridente italiano não é perfeito por um único detalhe: seu nível de consumo, principalmente em trechos urbanos, torna o prazer de dirigi-lo ainda mais caro. Não fosse por isso, a liberdade experimentada pelo GranCabrio Sport seria, literalmente, ilimitada.



Fonte: motordream
Disponível no(a):http://motordream.uol.com.br

Nenhum comentário: