Parceria com a fabricante do superesportivo Agera entregará 620 cv de potência ao primeiro bólido nacional
por Túlio Moreira
A fabricante brasileira Rossin-Bertin não estabeleceu um cronograma definitivo em relação ao atraso de seis meses na entrega do primeiro lote do superesportivo Vorax, que será construído em Blumenau (SC). Mas uma fonte da empresa garante que o motor que motivou o adiamento do prazo inicial virá de uma parceria com a marca sueca Koenigsegg.
Quando mostrou o Vorax pela primeira vez, no Salão de São Paulo de 2010, a Rossin-Bertin previa um propulsor V10 de 570 cv produzido pela BMW. Agora, o motor que equipará o bólido brasileiro será um V8 de 620 cv. O downsizing, de acordo com a marca, será benéfico para a produção do modelo.por Túlio Moreira
A fabricante brasileira Rossin-Bertin não estabeleceu um cronograma definitivo em relação ao atraso de seis meses na entrega do primeiro lote do superesportivo Vorax, que será construído em Blumenau (SC). Mas uma fonte da empresa garante que o motor que motivou o adiamento do prazo inicial virá de uma parceria com a marca sueca Koenigsegg.
Atualmente, a principal vitrine da Koenigsegg é o superesportivo Agera, que ostenta 940 cv em sua versão “básica” e chega aos 1.115 cv na sua configuração preparada para as pistas – o Agera R –, ambas com motor V8 de 5.0 litros. Diante do nível de potência inferior do tupiniquim Vorax, é possível que o motor fornecido para a Rossin-Bertin seja derivado do conjunto que animava uma versão especial do antecessor do Agera, o Koenigsegg CCX. A edição construída para as pistas e batizada de CCGT adotava um V8 de 5.0 litros aspirado com 640 cv.
O prazo inicial de entrega das cerca de 40 unidades já vendidas do primeiro superesportivo nacional, marcado inicialmente para julho de 2012, deve ser prorrogado em mais seis meses em decorrência da opção pelo motor Koenigsegg ao invés do propulsor BMW. O projeto do Vorax foi idealizado por Fharys Rossin, ex-designer da General Motors, em 2008. A crise financeira daquele ano congelou os planos de Rossin e a concretização do Vorax só foi possível depois da parceria com o empresário Natalino Bertin Junior, herdeiro do grupo Frigoríficos Bertin e que foi presidente da antiga importadora Platinuss – loja que representava a Koenigsegg no Brasil, mas fechou as portas este ano.
Até o lançamento do carro, no final de 2012 ou início de 2013, a Rossin-Bertin deverá investir R$ 65 milhões na concretização do Vorax. O preço do modelo com o motor BMW foi estabelecido em R$ 700 mil, mas a Rossin-Bertin não informou se o valor do superesportivo sofrerá reajuste com a mudança do propulsor. O primeiro exemplar pré-série do superesportivo deve ser finalizado em dezembro, de acordo com o cronograma inicial da marca brasileira. Uma segunda unidade pré-série deve ficar pronta em março de 2012.
Fonte: motordream
Disponível no(a):http://motordream.uol.com.br
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