Troca do propulsor que equipará o primeiro superesportivo brasileiro deve provocar atraso de seis meses no modelo
por Túlio Moreira
Enquanto o site da Rossin-Bertin ainda exibe um sugestivo “coming soon” (“em breve”), o superesportivo de estreia da fabricante brasileira deve demorar além do previsto para chegar às ruas. A linha de produção da marca, que será construída na cidade de Blumenau (SC), sofrerá alterações em seu cronograma causadas pela troca do propulsor que equipará o modelo. Com isso, o prazo de entrega das cerca de 40 unidades já vendidas, marcado inicialmente para julho de 2012, deve ser prorrogado em mais seis meses.
Em seu primeiro ano de funcionamento, a fábrica catarinense terá capacidade para produzir cinco unidades do superesportivo por mês. Inicialmente, o Vorax seria equipado com um propulsor V10 de 570 cv produzido pela BMW. Contudo, a marca optou por um V8 de 620 cv, de fornecedor ainda não divulgado. Com a troca do motor, a Rossin-Bertin adiou também o local em Blumenau para a instalação de sua linha de produção, que só será definido após a confirmação da parceria com o novo fornecedor.por Túlio Moreira
Enquanto o site da Rossin-Bertin ainda exibe um sugestivo “coming soon” (“em breve”), o superesportivo de estreia da fabricante brasileira deve demorar além do previsto para chegar às ruas. A linha de produção da marca, que será construída na cidade de Blumenau (SC), sofrerá alterações em seu cronograma causadas pela troca do propulsor que equipará o modelo. Com isso, o prazo de entrega das cerca de 40 unidades já vendidas, marcado inicialmente para julho de 2012, deve ser prorrogado em mais seis meses.
O projeto do superesportivo nacional foi idealizado por Fharys Rossin, ex-designer da General Motors, em 2008. A crise financeira daquele ano congelou os planos de Rossin e a concretização do Vorax só foi possível depois da parceria com o empresário Natalino Bertin Junior, presidente da importadora Platinuss. Até o lançamento do carro, no próximo ano, a Rossin-Bertin deverá investir R$ 65 milhões na concretização do Vorax.
Se fosse equipado, de fato, com o V10 da BMW, o Vorax cumpriria o 0 a 100 km/h em apenas 3,8 segundos e atingiria empolgantes 330 km/h de velocidade máxima. O preço do modelo foi estabelecido em R$ 700 mil, mas a Rossin-Bertin não informou se o valor do superesportivo sofrerá reajuste com a mudança do propulsor. Além do bólido, a marca brasileira cogita desenvolver um segundo projeto para o mercado nacional, possivelmente um carro urbano.
O Vorax foi apresentado oficialmente no Salão de São Paulo de 2010, com dois protótipos – um cupê e um conversível. O primeiro exemplar pré-série do superesportivo deve ser finalizado em dezembro, de acordo com o cronograma inicial da marca brasileira. Uma segunda unidade pré-série deve ficar pronta em março de 2012. ( Com informações da coluna Mercado Aberto, do jornalista Francisco Fresard )
Fonte: motordream
Disponível no(a):http://motordream.uol.com.br
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