Marca mostrará linha Cargo 2012 com padrão Euro 5 e novo sistema de gerenciamento na Fenatran
por Túlio Moreira
Auto Press
por Túlio Moreira
Auto Press
Como quase toda a concorrência, a Ford Caminhões resolveu antecipar suas atrações para a próxima Fenatran. No Salão Internacional do Transporte – que será realizado de 24 a 28 de outubro, em São Paulo –, os modelos da linha Cargo 2012, apresentados no início desse ano, mostrarão detalhes da tecnologia empregada para cumprir as metas de emissões do Proconve P7/Euro 5 – obrigatórias a partir de janeiro.
Uma instalação interativa irá proporcionar uma visão geral das características da nova gama de motores Cummins, que prometem diminuir em até 80% os resíduos que prejudicam o meio ambiente. Os motores receberão um catalizador e um tanque para depósito do Arla 32, o fluido necessário para o pós-tratamento dos gases de escape, fundamental para alcançar as novas exigências de eficiência dos propulsores Euro 5. O sistema SCR – que opta pela redução catalítica seletiva dos gases do escapamento – estará presente nas três opções de propulsores, de 4.5 litros, 6.7 litros e 8.9 litros, que equiparão os 12 modelos da linha Cargo 2012.“A opção pelo sistema SCR se justifica por ser mais eficaz no cumprimento dos padrões estipulados pelo Euro 5. A rede de distribuidores auxiliará os proprietários da nova linha Cargo a atingir a eficiência que a tecnologia pode proporcionar”, salienta Oswaldo Jardim, diretor de Operações da Ford Caminhões na América do Sul. Além de disponibilizar o Arla 32, a fabricante pretende conscientizar os novos consumidores da importância de utilizar corretamente o produto – os novos caminhões são munidos de verificador do nível do fluido no painel de instrumentos – e também da necessidade de abastecer com diesel S-50 ou S-10, com baixo teor de enxofre. A Ford garante que, se operados corretamente, os motores Euro 5 poderão oferecer de 5% a 7% de economia no consumo de combustível. Em testes com motoristas treinados e situações controladas, os Cargo equipados com a nova motorização chegaram a consumir 13% menos combustível que os veículos da linha atual.
Além dos ganhos em eficiência energética e da redução de gases poluentes, os motores Cummins que servirão à nova linha Cargo apresentam aumento de 10 a 20 cv na potência e melhor distribuição do torque. O desenvolvimento e os testes dos novos motores envolveram o departamento de engenharia de São Bernardo do Campo e o circuito de provas de Tatuí, ambos no estado de São Paulo. Além da mecânica atualizada, os 12 integrantes da nova linha Cargo receberam melhorias no acabamento interno e novo padrão de design. A oferta começa com o 816 – modelo de 11 toneladas de peso bruto total combinado, indicado para o transporte urbano de mercadorias e cargas – e chega ao 3133 6X4 – próprio para transporte de cana, madeira e minério, com 57 toneladas de peso bruto total combinado. A opção por cabine leito, até então restrita ao Cargo 2428 6X2, foi estendida para cinco modelos.
“A adoção do padrão Euro 5 é praticamente uma reinvenção do segmento de caminhões no Brasil, por isso é impossível determinar qual será o impacto para o consumidor nos primeiros meses”, argumenta Oswaldo Jardim, que cogita um aumento de 8% a 20% no valor dos caminhões em virtude das novas tecnologias. Mas o diretor de Operações da Ford América do Sul também acredita que a implantação do padrão Euro 5 será um custo desnecessário para o consumidor se não vier acompanhada de uma política de renovação da frota brasileira. São 1,5 milhão de unidades com idade média de 15 anos rodando pelo país. “Considerando a introdução de 150 mil novos caminhões com padrão Euro 5 a cada ano a partir de 2012, o benefício da redução de gases poluentes demoraria décadas para contribuir efetivamente para melhorar a qualidade de ar das grandes metrópoles brasileiras”, contabiliza Jardim.
A outra novidade da Ford para a Fenatran 2011 é o sistema Fordtrac, tecnologia de rastreamento e telemetria que será disponibilizado como opcional para a nova linha Cargo. A ferramenta foi desenvolvida em conjunto com a Autotrac, líder do mercado de monitoramento, e combina funções de telemetria, logística e segurança para informar rota escolhida, desempenho do motor e distância percorrida. Com o Fordtrac, o transportador conseguirá gerenciar sua frota em tempo real à distância e poderá reduzir os custos de combustível e manutenção, incluindo pneus e peças de reposição, a partir das informações fornecidas pelo sistema. A nova tecnologia também atua na prevenção de furto da carga e do veículo, por meio do sinal de alerta emitido em caso de alteração da rota planejada. O Fordtrac será oferecido para instalação pós-venda, sem prejudicar a garantia original de fábrica dos veículos.


Fonte: motordream
Disponível no(a):http://motordream.uol.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário