14 de out. de 2011

E tome água… por Rafael Lopes

Parecia que o GP da Coreia do Sul da temporada passado não havia terminado. Para quem não lembra, a corrida de 2010 ficou um bom tempo interrompida por causa da chuva torrencial e da má drenagem da pista, terminada às pressas para o evento. Eis que, um ano depois, pouca coisa foi feita no circuito de Yeongam. A intenção do governo local de provocar o crescimento da cidade ao redor do autódromo parece ter ficado só no desejo mesmo. Nenhum sinal de construções, apenas pasto queimado por todos os lados. Na área de escape, a água que caiu nos treinos livres causou um acúmulo de lama como o do ano passado. É, pouco mudou por lá.


Pelo menos, a previsão do tempo aponta pista seca para o sábado e o domingo. Ou seja, em vez da lama, veremos a poeira. Nesta sexta-feira, a McLaren dominou os treinos livres, com Lewis Hamilton em primeiro e Jenson Button em segundo. A dupla da equipe inglesa ficou quase dois segundos à frente do bicampeão antecipado Sebastian Vettel, o terceiro colocado, que estreou um belo capacete comemorativo azul-marinho com duas estrelas em dourado. O fato é que os resultados de sexta-feira pouco devem influenciar na classificação e na corrida. Sem pista molhada, pilotos e equipes terão de correr contra o tempo no sábado.

Sebastian Vettel em Yeongam
Mas a sexta-feira não escapou incólume do fiasco que é este circuito de Yeongam. Além do traçado sem inspiração e monótono, a saída dos boxes é muito mal projetada. Ela fica pelo lado de fora da curva 1, de 90º. Ou seja, basta um piloto errar a tangência – ainda mais no molhado – para acertar quem está saindo dos boxes. E foi exatamente o que aconteceu na segunda sessão: Nico Rosberg travou as rodas na freada e acabou colhendo Jaime Alguersuari, da STR, que entrava na pista. Como não há tempo para mudar o local, um sistema de luzes será aceso toda vez que um carro estiver saindo do pit lane. Mais mambembe, impossível.

Em suma: além da bagunça na Coreia, pouca coisa aconteceu nestes treinos livres. Faltou falar dos brasileiros: Felipe Massa, que não entrou na pista pela manhã, foi o melhor da sexta, com a sétima posição. Em seu 150º GP na Fórmula 1, ele ficou três posições atrás do companheiro Fernando Alonso (o quarto) e foi quase três segundos mais lento que Hamilton. Rubens Barrichello, da Williams, marcou o 13º tempo, e Bruno Senna, da Renault-Lotus, foi o 15º colocado. A esperança de todos é que, com pista seca, os treinos deste sábado sejam mais produtivos que os do primeiro dia. Mas convenhamos, também não é tão difícil assim.

Felipe Massa em Yeongam

Fonte: voandobaixo
Disponível no(a):http://globoesporte.globo.com/platb/voandobaixo/

Nenhum comentário: