
Desde que se aposentou das competições, o ex-piloto finlandês de rali Kari Mäkelä está ocupado construindo réplicas radicais dos carros de rally da Michelotto usando Ferraris 308. Vamos dar uma olhada em como é a conversão.
A oficina de preparação de Mäkelä foi construída especificamente para este tipo de trabalho de alto nível. Neste caso, ele pegou uma Ferrari 308 GTB 1976 para transformar em uma réplica de um dos carros de corrida mais incríveis da década de 1980: os carros do Grupo B da Michelotto.
Não é um trabalho fácil. Mäkelä e sua equipe precisam desmontar toda a 308 até a carcaça, preparar o chassi, e depois montar uma gaiola completa, um novo cockpit minimalista e toda a suspensão. Obviamente uma Ferrari original de fábrica seria tão capaz de correr um rali quanto Carla Bruni ganhar uma medalha olímpica em levantamento de peso. Por isso é necessário uma nova suspensão – na verdade um complexo quebra-cabeças de molas e amortecedores.
Mas você sabe, esses caras fazem isso o tempo todo, eles têm a manha. Além disso, como esse carro correrá ralis históricos, ele precisa estar adequado à regulamentação original de época da FIA (algumas atualizações são permitidas para corridas históricas), e fazer tudo o que os carros originais faziam pra valer. É mais barato, também, considerando que um Michelotto original foi leiloado no começo do ano por 460.000 euros.
É isso: 20 meses e 7000 horas de trabalho mais tarde e você tem uma Ferrari quase idêntica aos carros que correram a temporada de 1983 do Grupo B. Graças a uns nerds, a construção foi documentada em 2344 fotos e um vídeo. Isso deve ser suficiente.
Uma observação nerd: como você vê nas fotos, as réplicas têm carburadores em vez da injeção Bosch K-Jetronic dos Michelotto (não estamos reclamando). Mas pela aparência do adesivo da inspeção técnica, parece tudo ok. E ouça o tom do motor. Estão perdoados.
Fonte:jalopnik
Disponível no(a):http://www.jalopnik.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário